Buscar

Músicos famosos sepultados no Cemitério Municipal serão tema de visita guiada no sábado (25)


Já que a cidade respira música nestes dias de Oficina de Música de Curitiba, a visita guiada do Cemitério Municipal São Francisco de Paula também entra no ritmo e apresenta neste sábado, 25 de janeiro, a biografia e o trabalho dos grandes nomes do cenário musical paranaense e nacional que estão ali sepultados.


As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (20), por e-mail - visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, e são gratuitas. As vagas são limitadas a 60 pessoas e a confirmação da participação será feita, também, por e-mail. A atividade é promovida pela Oficina de Música em parceria com o Departamento de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Nomes como Benedito Nicolau dos Santos (membro da Academia Brasileira de Música); Augusto Stresser (autor da Sidéria, primeira ópera paranaense) e Bento Mossurunga (que compôs o Hino do Paraná), entre outros, serão relembrados em suas trajetórias e produções.


Quem comanda o tour, com três horas de duração, das 14h às 17h, é a pesquisadora Clarissa Grassi.

“Depois da visita, estão todos convidados a ouvir as composições e canções sobre as quais ouviremos falar dentro do cemitério”, conta Clarissa, também diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente.

O concerto será aberto ao público na praça de entrada principal do cemitério, com o pianista Jeferson Ulbrich e a Banda Lyra Curitibana. O início está marcado para às 17h de sábado.


Ulbrich, convidado especial da programação, teve sua formação musical no Brasil e na Alemanha. Recebeu vários prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e pianista da orquestra Junge Deutsche Philarmonie. Entre as peças que deve executar, estão a Serenata da Ópera Sidéria, de Augusto Stresser; Mimosa Morena, de Benedito Nicolau dos Santos e Corrêa Júnior; e Mazurca, de Brasílio Itiberê.


Serviço:

Visita guiada temática ao Cemitério São Francisco de Paula – Cenário Musical Paranaense Data: 25/1 (sábado) Horário: das 14h às 17h Local: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

*Inscrições: enviar nome completo e número de RG de até 3 participantes

para: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br *Vagas limitadas


Concerto – Músicos Paranaenses do Cemitério São Francisco de Paula, com execução do pianista Jeferson Ulbrich e da Banda Lyra Curitibana Data: 25/1 (sábado) Horário: 17h Local: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

*Gratuito e aberto ao público.

Foto: Cido Marques/FCC

0 visualização