Machete Bomb lança projeto com BNegão, Odair José, TUYO, Mulamba, Dedé Paraízo, Nave entre outros
top of page
Buscar

Machete Bomb lança projeto com BNegão, Odair José, TUYO, Mulamba, Dedé Paraízo, Nave entre outros

Projeto mistura rap, samba, heavy metal e batidas eletrônicas. |

A banda curitibana de heavy samba Machete Bomb lança o álbum MXT coMvida, que mistura rap, samba e heavy metal, mas também tem drum’n’bass, reggae, ragga e dubstep. São 14 faixas onde artistas convidados narram em livre interpretação o momento de superação do produtor e líder da banda, Madu Madureira (cavaquinho), sem deixar a crítica sócio-política de lado.

O projeto representa o redescobrimento de Madu como pai, ainda em luto familiar, e como artista, em um redescobrimento com novas parcerias musicais. Incentivado por amigos a não parar após ficar viúvo, ele se viu na possibilidade de encontrar um foco e se dedicar à carreira novamente.

“Com um peso de uma depressão forte, eu contei com a ajuda de alguns amigos e a música para tentar me levantar. Todos os artistas convidados têm uma certa relação com a história que passei. Muitos eram amigos da Dani e todos tem um motivo especial para fazer parte. O Fred 04, por exemplo, foi quem me inspirou a tocar cavaquinho e a Dani me deu o cavaco de tanto que eu falava em Mundo Livre  S/A. É uma obra feita por amigos e por pessoas que se admiram”, conta Madu.

MXT coMvida abre com o Alexandre Duyaer falando sobre o momento difícil que Madu passou e em como ele está sendo resiliente ao produzir esse álbum. Ao longo da obra, há a participação de diversos artistas nacionais de diferentes gerações e projeções.

MACHETE BOMB - Madu Madureira | Fotos: por Vinicius Grosbelli

“Central”, música inédita e um presente de Andó e Dedé Paraízo (Demônios da Garoa) especialmente para o projeto, ganhou colaboração da Mulamba e TUYO; “Nunca Mais” e “Que Loucura”, de Odair José, ganhou remake de Dow Raiz e BNegão, Pete Mcee e Pecaos, além de ter o próprio Odair cantando. MXT coMvida é uma obra rica e diversa, que passeia entre a alegria do samba, o ritmo e poesia do rap, o peso do vocal gutural e a modernidade de batidas eletrônicas.

O álbum é costurado por vinhetas entre as faixas, mostrando logo após cada canção como os respectivos artistas convidados interagiram com Madu, ilustrando o processo de produção, confirmando a amizade que ele tem com essas pessoas. Nenhuma participação foi uma escolha impessoal com o objetivo de promover o disco.

Desde novembro de 2019, o Machete Bomb foi lançando as músicas como singles. Sete delas ganharam lives, que também já foram apresentadas para o público. Além da intro, vinhetas e música de agradecimento que fecha o álbum, o remix produzido por Nave de “Que Loucura” também é inédito.

A capa é assinada pelo artista plástico curitibano Jorge Torres Galvão. Cada single ganhou um desenho representando um momento de Madu durante o processo e que, juntos, completam um quadro final. E as artes do cenário das lives é assinada pelo grafiteiro Thestrow, também de Curitiba, que inclusive participa do álbum.

Ouça MXT coMvida na íntegra:


FAIXA A FAIXA POR MADU MADUREIRA

1. “Intro”

Vinheta de abertura, com prólogo de Alexandre Duayer (meu amigo e parceiro que trabalha com O Rappa, Lulu Santos, Marcelo D2), locutor de todas as vinhetas do Machete Bomb. Na base produzida por Luciano Nunes, do Dymno, DJ e produtor musical de Curitiba.

2. “Nunca Mais”

(Dow Raiz, Bnegão & Odair José)

Remake da música presente no álbum O Filho de José e Maria (1977), de Odair José, com sua participação especial, além de B.Negão e Dow Raiz. Com uma nova leitura da música, os dois rappers escrevem a respeito do momento atual em que vivemos, ao mesmo tempo que retratam o luto e o renascer de momentos difícei. Odair José, por sua vez, fecha a música com a letra original, encerrando o ciclo do luto e abrindo caminho para um novo momento, na esperança de não sofrer novamente, nunca mais.

3. “Buscando a Sorte”

(Rodrigo Samsara & Thestrow)

Com participação de Rodrigo Samsara (Real Coletivo Dub) e Thestrow (inthefinityvoz), conta com o teor político enquanto indica uma nova trajetória para seguir em frente com a vida e buscar uma nova sorte.

4. “Burn The Babylon”

(Alienação AfroFuturista & Caio MacBeserra)

Em um crossover de ragga, samba e metal, a faixa conta com participação de Alienação AfroFuturista e Caio MacBeserra (Project46), trazendo o peso para o álbum. Retrata a vontade de tocar o foda-se nesse momento que estamos passando e meter o fogo em tudo para abrir caminho para o que vem adiante.

5. “Central”

(Dedé Paraízo, Andó, Mulamba & Tuyo)

Música de Andó, grande compositor de inúmeros sambas de artistas como Originais do Samba, Wando, Elizeth Cardoso, entre outros, e de Dedé Paraízo (Demônios da Garoa), inédita e cedida em especial para este álbum. Com participação de TUYO e de Mulamba, que também entraram com um especial adicional de letra na música. A canção fala sobre a violência generalizada nos quatro cantos do país e o descaso com a vida, que se apresenta nos discursos do "novo mundo".

6. “Que Loucura”

(Pete Mcee, Pecaos & Odair José)

Também do álbum O Filho de José e Maria, de Odair José, este remake conta com a participação de dois MCs novos na cena curitibana, Pete Mcee e Pecaos. Pontua uma nova relação entre o descaso pela vida e o fato de o quanto cada vida é importante, no meio desta loucura que é viver. Com Odair José novamente fechando com a letra original do tema de 1977, mostrando que esta história é de todos e que todos somos um só, que estamos no mesmo barco vivendo a mesma loucura.

7. “Pedra Na Vidraça”

(Pete Mcee, Egypcio & Caio MacBeserra)

Com Egypcio (Tihuana), Pete Mcee e Caio MacBeserra (Project46), é uma das músicas mais pesadas do álbum. É a pedra na vidraça deste governo e deste desmando atual, vivendo a ilusão de tomar o Congresso e o Planalto Central e dar o troco.

8. “Pixo Reto”

(Alienação AfroFuturista & Thestrow)

Em uma mistura de drum’n’bass, samba e harcore, a faixa conta novamente com a participação de Thestrow e do Alienação AfroFuturista. Fala sobre mandar a verdade e usar a verdade como cura. Conta também com um solo insano de cavaco, num estilo chorinho heavy metal. Para mim, a melhor música do álbum! 

9. “A Ordem É Samba”

(Versão de Fred 04 & Janine Mathias)

Cover do Jackson do Pandeiro, essa música representa exatamente o que é o Machete Bomb: um metaleiro tocando rock com um cavaco porque, já que estamos no país do samba, "se é samba que eles querem, então toma esse samba heavy aqui"! A nova versão ganha mais peso com o cavaco oitavado e distorcido e embala no samba com a cantora curitibana Janine Mathias, enquanto Fred 04 (Mundo Livre S/A) ciceroneia a mistura.

10. “Seu Valor”

(Lemoskine & El Efecto)

Com Lemoskine e El Efecto, uma música sobre a história que vivi com a Dani, entre inúmeras idas e vindas, terminando nessa perda de agora. A música é uma mistura de Smashing Pumpkins com samba, como definiu o Rodrigo Lemos (Lemoskine) na vinheta que pus o áudio dele. 

11. “Elo Da Corrente”

(Rodrigo Samsara, Xandão & Lobato)

Cantada novamente por Rodrigo Samsara e com a participação do de Xandão Meneses na guitarra e de Lobato nos teclados, do O Rappa, a música fala sobre o quão importante foi a união de todos para realizar o álbum e me botar para cima. Ainda manda um salve a todas as boas influências e as coisas boas e corriqueiras da vida.

12. “Se Liberta”

(El Efecto & Mateo Piracés-Ugarte)

Com Mateo (francisco, el hombre) e Tomás (El Efecto), a música encerra o ciclo num recado dos amigos falando para eu me libertar da dor e entender o que ficou de bom, como as histórias boas, as coisas vividas juntos e em especial, os filhos. 

13. “Que Loucura (Remix)”

(Pete Mcee, Pecaos & Odair José - Remix Nave)

Remix do beatmaker Nave para a música gravada para o álbum, fechando de vez que viver é essa loucura mesmo. Nave produziu artistas como Karol Conká, Marcelo D2, Emicida, Bivolt, entre outros.

14. “Agradecimentos”

(Madu Madureira)

É a faixa especial onde agradeço todos que participaram, tanto os artistas quanto as pessoas que colaboraram de alguma forma.

ARTISTAS CONVIDADOS

Alexandre Duayer

Alienação Afrofuturista

BNegão 

Caio MacBeserra (Project46)

Dedé Paraízo (Demônios da Garoa)

Dow Raiz

Egypcio (Tihuana)

El Efecto 

Fred 04 (Mundo Livre S/A)

Janine Mathias

Lemoskine

Lobato (O Rappa)

Luciano Nunes

Mateo Piracés-Ugarte (francisco, el hombre)

Mulamba

Nave

Odair José

Pecaos 

Pete Mcee

Rodrigo Samsara (Real Coletivo Dub)

Thestrow (inthefinityvoz)

TUYO

Xandão (O Rappa)

MXT coMvida - LIVE

“Pedra na Vidraça” – feat. Pete Mcee, Caio MacBeserra e Alienação Afrofuturista: https://youtu.be/RbPHbJ9XNdg

“Buscado a Sorte” – feat. Rodrigo Samsara & Thestrow: https://youtu.be/WGHthN7wBJI

“Central” – feat Mulamba e Dedé Paraízo: https://youtu.be/e2sxQliNjUA

“Burn The Babylon” – feat Alienação AfroFuturista e Caio MacBeserra: https://youtu.be/WfBHSaMqGHA

“Que Loucura” – feat Odair José, Pete MCee e Pecaos: https://youtu.be/UxWEesKKbz0

“Nunca Mais” - feat Odair José, BNegão e DowRaiz: http://youtu.be/GScDCXUF4PY

“Pixo Reto” - feat Alienação AfroFuturista e Thestrow: https://www.youtube.com/watch?v=jtKSqYCupgE

SOBRE MACHETE BOMB

Madu Madureira (cavaquinho) é o líder do Machete Bomb, que conta com músicos convidados, e gravou todos os instrumentos. É cavaco heavy metal, crítica com pegada de samba e rap com postura de bamba. Samba de metaleiro criado na fria cidade de Curitiba, com rock na veia mas suingue brasileiro na alma. A mistura entre o peso do samba e o peso do rock, se tornam ainda mais vivos com o cavaco distorcido, peneirado pelo efeito de pedais, oitavadores e delays. Tem seis anos de estrada, já participou de alguns dos maiores festivais do país como CoMA (DF), SeRasgum (PA), O Rappa Fest (RJ), GoianiaNoise (GO), Coolritiba (PR), Psicodália (SC), Morrostock (RS), João Rock (SP), entre outros. Lançou os álbuns O Samba do Sul (2015), A Saga do Cavaco Profano EP (2017), Vendendo A Alma Ao Diabo Vol. 1, 2 e 3 (2018 a 2019) e Ao Vivo no Psicodália 2018 e 2019.

Redes Sociais

Streamings

44 visualizações
bottom of page