Manaós - Uma Saga de Luz e Sombra abre as temporadas de 2022 da Trupe Ave Lola
top of page
Buscar

Manaós - Uma Saga de Luz e Sombra abre as temporadas de 2022 da Trupe Ave Lola

Espetáculo premiado que traz o protagonismo de mulheres amazônicas terá temporada online e gratuita.

Manaós - Uma Saga de Luz e Sombra | Foto: Maringas Maciel

A última temporada do premiado espetáculo da Trupe Ave Lola, “Manaós - Uma Saga de Luz e Sombra", marcou o retorno do teatro presencial no segundo semestre de 2021, com sessões esgotadas ao ar livre. Para quem não conseguiu assistir, Manaós retorna abrindo as temporadas de 2022 da trupe, com apresentações online gratuitas de 10 de fevereiro a 13 de março, de quinta a domingo, às 20h, transmitidas no canal de YouTube Ave Lola. Toda a temporada contará com audiodescrição e tradução simultânea para libras. O espetáculo dirigido por Ana Rosa Genari Tezza trata de questões pertinentes relacionadas à formação da população amazônida no início do século XX, ao protagonismo feminino nesse contexto, além de uma cobiça ocidental diante das riquezas naturais e outros temas que permanecem em voga, trazidos numa linguagem artística que tem como dispositivos inspiradores a fantasia taoísta nas obras do animador Hayao Miyazaki e a mitologia da floresta. Todas as apresentações e ações de acessibilidade fazem parte do projeto “Temporada Online do Espetáculo Teatral: A Pequena Abelha e a Árvore Alta”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, sendo uma realização da Ave Lola e As Meninas Espaço de Criação e da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

Foto: Elenize

Sinopse do Espetáculo O espetáculo teatral “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra” dá continuidade à pesquisa poética da Trupe Ave Lola, que dessa vez se aventura na linguagem do melodrama trazendo como referência uma das formas mais populares do teatro brasileiro.


A história acontece na época áurea do ciclo da borracha, em Manaus de 1911. Três mulheres de povos distintos, trazidas pelo destino, encontram-se e são desafiadas a enfrentar os medos e as ameaças de uma dura realidade. A obra teve como disparadores o conto “Pequena-abelha e Árvore-alta”, da escritora acreana Jamilssa Melo, além de beber formalmente no universo fantástico proposto na obra de Hayao Miyazaki.

Serviço:

Sessões com acessibilidade da Temporada Online do Espetáculo Teatral “Manaós - uma saga de luz e sombra”. Onde: Canal de YouTube da Trupe Ave Lola https://www.youtube.com/user/avelolacultural Quando: De 10 de fevereiro a 13 de março de 2022, de quinta a domingo às 20h. Quanto: Gratuito Classificação: Livre FICHA TÉCNICA Elenco: Ailén Roberto, Ana Rosa Genari Tezza, Caro Hampf, Cesar Matheus, Eduardo Giacomini, Helena Tezza e Regina Bastos Texto e direção: Ana Rosa Genari Tezza Direção musical: Jean Jacques Lemêtre Assistente de direção: Giovana de Liz Músicos: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat Dramaturgia: A Trupe Conto de inspiração: Jamilssa Melo Orientação de texto: Edson Bueno Iluminação: Beto Bruel e Rodrigo Ziolkowski Figurino: Eduardo Giacomini Assistente de figurino: Helena Tezza Intervenções no figurino e cenário: Sandra Hiromoto Plástica do personagem: Maria Adélia e Trupe Costureiras: Rose Mary Matias de Oliveira e Larissa Yeda Rodrigues Ruiz Cenografia e adereços de cenário: Fernando Marés Cenotécnico: Fabiano Hoffmann, Anderson Purcotes Quinsler e Paulo Batistela (Nietzsche) Operadores de luz: Rodrigo Ziolkowski e Alexandre Leonardo Luft Adereços de cena: Eduardo Santos Produtoras (es): Dara van Doorn, Carlos Becker e Elza Forte da Silva Carneiro Produção: Entre Mundos Produções Artísticas Produção executiva: Laura Tezza Comunicação e assessoria de imprensa: Larissa de Lima e Jamilssa Melo Registro fotográfico e videográfico: Larissa de Lima Fotógrafo: Maringas Maciel Patrocínio: Blau Farmacêutica, Brother International Corporation do Brasil, Cia de Cimento Itambé, Comtrafo, Renner Sayerlack, Accesstage, Eletrofrio, Aldo Solar, SIL, IG. Transmissão e Distribuição de Eletricidade, Lofra, Sollo Sul, Transmoreno, Paranagran, Vaccinar, Unimed Paraná, Tratorcase Máquinas Agrícolas S/A, Frango Granjeiro. Instituição Beneficiada: Hospital Pequeno Príncipe (HPP). Realização: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas LTDA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.


Informações: Jamilssa Melo

103 visualizações
bottom of page