Manuel Ortiz transforma Curitiba em palco do tango argentino por uma semana
- Toca Cultural
- 20 de mai.
- 3 min de leitura
Evento reúne jantar temático, aulas particulares, milongas ao ar livre e espetáculo internacional com bailarinos de Buenos Aires no coração de Curitiba.

Manuel Ortiz, idealizador da Primeira Semana Tangueira, transforma Curitiba na capital do tango entre os dias 5 e 11 de julho com uma programação intensa e espalhada por diversos pontos da cidade. O objetivo é divulgar a cultura argentina por meio de jantares, bailes, shows, workshops e milongas ao ar livre. O grande destaque é a participação dos bailarinos do espetáculo internacional “Sangre de Tango”, que encerram a programação com uma apresentação única no dia 11, às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel).
A Semana Tangueira conta com eventos diários voltados à dança e à tradição portenha. A abertura oficial acontece no sábado, 5 de julho, com uma noite especial no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, no centro da cidade. O ingresso inclui jantar oferecido pelo restaurante Madrid, milonga (baile de tango), apresentações dos bailarinos do espetáculo “Sangre de Tango” e workshops ministrados por profissionais da dança diretamente de Buenos Aires.
No domingo, 6 de julho, a programação continua com uma milonga ao ar livre e workshops no Largo da Ordem. Entre os dias 7 e 10 de julho, os bailarinos argentinos dão aulas particulares de tango salão e cenográfico para todos os níveis — de iniciantes a profissionais. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (41) 98422-4826 (Manuel Ortiz).
O ponto alto da semana é o espetáculo internacional “Sangre de Tango”, em turnê pelo Brasil, com apresentação única em Curitiba no dia 11 de julho, às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro. O show é dirigido há 20 anos pelo premiado coreógrafo argentino Manuel Ortiz, que une dança e dramaturgia para contar a trajetória do tango com intensidade cênica, acompanhado de artistas da tradicional cena de Buenos Aires.

Com mais de 30 anos de carreira, Manuel Ortiz é reconhecido internacionalmente por seu trabalho como maestro, diretor e bailarino. Já recebeu três comendas presidenciais pelo governo argentino, representou o país em eventos da Unesco, dirigiu montagens no Teatro Colón e retorna aos palcos de Curitiba com a bailarina Rubí Decat em uma apresentação que também carrega forte valor afetivo após turnês marcantes.
Para Ortiz, a Semana Tangueira é um convite à celebração do tango em sua forma mais autêntica: a dança como dança, linguagem, identidade e encontro. “É quando o corpo fala o que as palavras não conseguem dizer. O tango é a nossa memória em movimento”, completa o artista.
Programação completa:
Sexta, 04/07 – Confraternização e workshop de tango – 19h00 às 00h00 – Vagas limitadas – Endereço mediante confirmação: (41) 98422-4826 / (41) 98455-3262
Sábado, 05/07 – Abertura oficial com jantar (Restaurante Madrid), milonga e apresentação dos bailarinos de Sangre de Tango – 19h00 às 01h00 – Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Rua Comendador Fontana, 57 – Centro Cívico)
Domingo, 06/07 – Milonga ao ar livre – 11h00 às 14h00 – Largo da Ordem (Rua Cel. Enéas – a 100m do Palácio Garibaldi), em frente à La Coya – Casa de Empanadas
Segunda a quinta, 07 a 10/07 – Aulas particulares com bailarinos argentinos – 10h00 às 22h00 – Agendamento: (41) 98422-4826
Sexta, 11/07 – Espetáculo “Sangre de Tango” – 20h00 – Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel – Rua Cel. Dulcídio, 517)
Ingressos à venda: www.diskingressos.com.br
Patrocínio: Macar Empreendimentos Imobiliários, Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba, Restaurante Madrid, Campo Largo Confort Hotel, Churrascaria Laçador, Todo Tango, Riviera Santa Maria ULI Coutures.
Informações: Damaris Pedro






















Comentários