Mariana Casares, um dos nomes mais instigantes da literatura uruguaia, chega a Curitiba para lançamento na Arte & Letra
- Toca Cultural
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Livro de contos "A Moça da Motosserra" traz uma metáfora poderosa da autoridade feminina, que elimina o supérfluo para atingir o essencial.

A livraria Arte & Letra recebe em Curitiba a escritora Mariana Casares, um dos nomes mais instigantes da literatura contemporânea do Uruguai. Com o apoio do Instituto Cervantes, a autora participa de uma programação que reúne lançamento de livro, curso e mesa literária, propondo um olhar renovado sobre o cotidiano e a escrita.
Conhecida por uma prosa afiada e sensível, Casares transforma gestos mínimos, objetos e situações triviais em matéria de reflexão existencial. Sua obra tem sido apontada pela crítica como uma das mais originais e simbólicas da nova geração uruguaia.
Lançamento de A Moça da Motosserra
Em sua passagem por Curitiba, a autora apresenta o livro de contos A Moça da Motosserra, marcado por ritmo ágil, humor inteligente e ecos da literatura onírica de Mario Levrero. Nas histórias, personagens improváveis — como um ladrão de guardanapos ou uma figura solitária em um centro cirúrgico — compõem um retrato singular e afetivo da vida cotidiana. A personagem que dá nome à obra encarna uma força simbólica e feminina que corta o supérfluo para alcançar o essencial. O livro está disponível no site e na livraria Arte & Letra.
Programação especial
Além do lançamento, Mariana Casares ministra o curso “Literatura Uruguaia: Reescrevendo o Cânone” (em espanhol), no dia 5 de dezembro (sexta-feira), das 19h às 21h, na Escola de Escrita, com emissão de certificado.
No sábado, 6 de dezembro, às 16h, a escritora participa da mesa “Escrever com o Corpo: o novo romance de Mariana Casares e a literatura uruguaia”, na Casa Literária, com mediação de Nylcéa Pedra e Emanuela Siqueira.
Serviço:
Lançamento e presença de Mariana Casares em Curitiba
Locais: Arte & Letra, Escola de Escrita e Casa Literária
Datas: 5 e 6 de dezembro de 2025
Horários:
Curso :“Literatura Uruguaia: Reescrevendo o Cânone” – 5/12 (sexta), das 19h às 21h
Mesa: “Escrever com o Corpo” – 6/12 (sábado), às 16h
Inscrições e informações: via WhatsApp (conforme divulgação oficial)
Livro: A Moça da Motosserra, à venda na livraria e no site da Arte & Letra


















