top of page
Buscar

'MARIAS: História de Pomba Giras' é o novo curta-metragem da CIA KÀ

Escrito por Beatriz Marçal, filme foi gravado em janeiro de 2022 e será lançado em junho.

Novo curta-metragem da CIA KÀ reflete a contemporaneidade brutal do século 21

Dirigido por Kelvin Milarch, "Marias: História de Pomba Giras" é o novo curta-metragem da Cia Ká de Teatro que, durante a pandemia, descobriu um novo caminho para a dramaturgia. Dos palcos para as telas, o grupo tem desenvolvido e explorado trabalhos em diferentes formatos. Neste novo filme, estão as histórias de três Marias; Maria Quitéria, Maria Padilha e Maria Mulambo, misturando realidade e fantasia, em meio a religiões afro.


No elenco estão Caio Frankiu, Danielle Chrispim, Sol do Rosário e Paula Moreira. A autora Beatriz Marçal conta que a experiência deste trabalho foi desafiadora e nova para ela.


"A ideia era que a dramaturgia fizesse uma cama para a liberdade artística do Caio e do Kelvin durante as cenas, eu dei algumas direções também, e apresentasse a essência e o orgulho de cada uma das pombas giras presentes na produção. Pinçando os elementos chaves de uma pesquisa rigorosa, fui estruturando as falas e os pontos como uma música, buscando ritmo e melodia nas pronúncias. Meu intuito não era montar algo didático, era apresentá-las por elas mesmas. Dessa forma eu me arrisquei, coloquei falas em outras línguas, não com o intuito de ficar perfeito, mas com a ideia justamente de uma pronúncia abrasileirada, usei o francês e o espanhol, e as atrizes se jogaram. Acredito que principalmente tenha sido isso do início ao fim, a sensação de estar se arriscando e ansiedade para ver o caminho que o projeto tomaria", revela.


(Divulgação)

Kelvin conta que as gravações aconteceram em janeiro em um terreiro, com preparação e muito estudo por parte da equipe. As imagens são assinadas por Rawi Peter.


"Contamos com uma palestra dos Babalorixás Adriano e Luiz, que contribuíram de forma positiva para o processo, além de ceder o seu barracão de axé para as gravações. Ver pessoas que acreditam no projeto e que se movem para tudo isso acontecer, faz com que a gente contribua e devolva isso à arte, mesmo com os desafios de ser uma companhia independente. Deixo meus agradecimentos a toda a equipe e a Empresa Orixá Bazar Pingo de Ouro por abraçar esse projeto feito com muito carinho e respeito! ‘’

Patrocínio: A empresa Orixá Bazar Pingo de Ouro (Curitiba) compartilha de como surgiu o convite: ''Quando surgiu o convite para o patrocínio nós ficamos muito felizes, pois em nosso primeiro contato com o Kelvin, ele nos disse que tiveram ótimas referências nossas, fruto de muito de trabalho ao longo dos nossos 24 anos de loja. E nós decidimos apoiar esse projeto porque somos a favor da multiplicação do conhecimento, da cultura e de propagar nossa religião de forma ampla e clara. Isso porque acreditamos que é o conhecimento que acaba com o preconceito.

Somos pioneiros na cidade em apoiar iniciativas como o curta das “Marias”, trabalho que Seu Antonio, fundador do Orixá Bazar Pingo de Ouro sempre fez questão de divulgar como, por exemplo, o festival de curimbas. O curta vem para fortalecer uma pauta muito recorrente nas religiões afro que é a desmistificação do negativo que é propagada de forma indiscriminada e errônea. Nossa religião é tão linda e tem tantos ensinamentos maravilhosos que projetos como esse são de suma importância para nossa amada umbanda.''

Serviço

Marias: Histórias de Pomba giras O ingresso pode ser adquirido a partir do dia 15/05 no link: https://www.even3.com.br/marias/ valor único de 12,50. Estreia dia 03/06/22 - online Todas as sextas feiras de Junho e Julho. Produção: KÀ produções Mais informações: www.ciakadeteatro.com.br


409 visualizações

Comments


bottom of page