top of page

Modelo Contrata Artista: Exposição Discute as Convenções do Nu Artístico nos Ateliês

Projeto será realizado com a modelo Bruna Sassi contratando artistas para discutir os padrões do campo das artes. 

Exposição Museu Municipal de Arte abre neste sábado / Foto: Divulgação
Exposição Museu Municipal de Arte abre neste sábado / Foto: Divulgação

Abre no dia 15 de novembro, às 14 horas, no Museu Municipal de Artes (MuMA), em Curitiba, a exposição coletiva “Modelo Contrata Artista”. Idealizada pela modelo Bruna Sassi, a mostra busca inverter a lógica dos ateliês, para questionar as hierarquias que envolvem o nu artístico dentro do campo das artes.


A ideia surgiu no período entre 2018 e 2019, quando Sassi passou uma temporada posando em Curitiba e percebeu que os espaços oportunizaram apenas poses curtas. “Eu estive em praticamente todos os espaços que faziam desenho de modelo vivo em Curitiba e em todos eles as poses eram curtas, com no máximo 20 minutos de duração", conta. Foi então que Bruna decidiu criar um projeto para convidar artistas para retratá-la em poses mais duradouras.

“Eu quis focar em poses longas para que as artistas curitibanas pudessem também aprimorar seus trabalhos e que pudéssemos, em conjunto, proporcionar à cidade sessões que hoje não existem", diz.
Exposição no MUMA
Projeto será realizado com a modelo contratando artistas para discutir os padrões do campo das artes.

Ainda,  outro importante âmbito da ação, é que ela se propõe a compreender como se dá a produção de obras, quando mulheres retratam mulheres. Para isso, Bruna convidou três artistas curitibanas: Iara Maica, Larissa Baruzzo e Marcela Muller. “A escolha das artistas se deveu ao fato de serem mulheres que eu já conhecia e que possuem formas artísticas e técnicas variadas", afirma. 


Para a curadora Nicole Lima, um dos principais desafios foi desconstruir o olhar tradicional sobre a lógica da modelo como ser passivo nos ateliês, para uma figura ativa nas decisões.

“Tive um enfrentamento para desconstruir meu olhar tradicional sobre a modelo, pois aqui, a modelo é artista e autora da sua própria exposição, negociando como sua imagem será posicionada nas obras e no espaço expositivo", explica. 

Ainda para Nicole, o projeto assume um caráter crítico ao problematizar as convenções do nu artístico que tradicionalmente colocam o corpo como objeto do artista. “Nesta exposição, o ponto de vista é invertido: a modelo que contrata as artistas e se vê emergir como sujeito nas imagens, invertendo narrativas clássicas, como a do mito de Narciso”, completa.


Artistas Convidadas


Para Iara Maica, a construção de sua obra se deu ao longo do processo. “Durante o período de produção, fui compreendendo mais profundamente o que significa estar nesse olhar mediador como mulher artista que desenha corpos de modelos vivos”.  


Um dos diferenciais, é que Iara  construiu seus trabalhos com materiais inusitados vindos de restos de construções. “São imagens onde a delicadeza cirúrgica das montagens clássicas feitas por artistas homens, contrasta com poses desconfortáveis em superfícies feitas à partir de madeiras e retalhos de plástico vindos de demolições de construções", diz a artista. 

Já para a artista Marcela Müller, a inversão da lógica dos processos criativos, tornaram a prática mais compartilhada. “Ao desenhar a Bruna, tivemos uma conexão grande e sensível, mediada pela observação, onde o tempo e o espaço compartilhados, revelaram buscas, medos, afetos, anseios e desejos", diz. “As obras criadas e expostas para mim, buscam essa sensibilidade do humano em sua complexidade", completa. 


No processo artístico de Larissa Baruzzo, as amarras de ateliês convencionais foram extinguidas.  “Eu não estava avaliando posições hierárquicas entre quem observa e quem é observado", diz. “Confiei no rigor e na ética  da Bruna como modelo, sabendo que poderia nascer algo genuinamente enriquecedor e transformador".


Vale lembrar que todas as sessões foram captadas pela artista e fotógrafa Patrícia Grabowski e que as fotos também estarão compondo o espaço expositivo da mostra. “Considerei captar a memória de um corpo que posa por longas e longas horas, com micro-movimentos e respirações suaves", diz Patrícia. “Fragmentei o corpo de Bruna, buscando linhas, texturas, encontros da pele com objetos, tecidos e luz. O tempo foi retratado pela demora e a intenção de um corpo forte, concentrado e resistente”, diz. 


Projeto Realizado com Recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba.


Serviço:

Abertura Exposição “Modelo Contrata Artista”

Local: Museu Municipal de Arte / Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão - Portão, Curitiba - PR.

Horário: das 14h às 17h

Visitação: de 15 de novembro a 11 de janeiro / de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Entrada gratuita


Informações: Bruna Alcantara

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page