MON promove encontros virtuais com artistas do acervo
top of page
Buscar

MON promove encontros virtuais com artistas do acervo

Um dos mais tradicionais programas do Museu Oscar Niemeyer (MON), Artistas do Acervo, realizará duas edições virtuais ainda neste mês.

Obra de Vera Martins | Foto: Marcello Kawase/MON

Os diálogos e oficinas, pela plataforma Zoom, serão com as artistas Livia Sofia e Vera Martins, nos dias 16 e 18, respectivamente. As inscrições são gratuitas.

“O acervo é a alma do Museu e este programa nos permite abordar e discutir o seu conteúdo com curadores e professores, o que o torna tão importante”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“A essência do programa Artistas do Acervo é oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas, o que aumenta sua importância neste período, quando tem o papel de instigar e motivar os nossos visitantes virtuais”, comenta.


Programação

No dia 16, às 15h, a curitibana Livia Sofia apresentará a oficina "Porque a arte é importante para nós?". Além das apropriações e fotografias, a artista se expressa em pinturas, vídeos e instalações.

Em Curitiba, expôs no Museu Alfredo Andersen pinturas em fotografias na individual Ninhos em 2014. Participou da exposição coletiva Origami Curvo, durante a Bienal de Curitiba em 2016. Duas de suas obras “Loading” foram adquiridas em 2018 pelo acervo do MON.


Artista Livia Sofia | Foto: Duda Camargo

No dia 18, às 10h30, a paulista Vera Martins apresentará a oficina "A desconstrução da pintura". O trabalho da artista pôde ser conferido recentemente no MON, na exposição individual “A Violência sob a Delicadeza”. Com o apoio da Fundação Pollock-Krasner, a mostra reuniu 46 telas e instalações.


Nada no extenso e intenso trabalho de Vera Martins é óbvio. Isso inclui desde os materiais que utiliza até os processos de execução. Sua inspiração é resultante de um perspicaz olhar sobre a natureza humana, sentimentos e sensações. Em sua obra há sempre uma mensagem forte e um sentir profundamente feminino que transforma angústias, percepções e reflexões em arte.


Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.


Serviço:

Programa Artistas do Acervo virtual Oficina "Porque a arte é importante para nós?" Com a artista "Livia Sofia" Data: 16/6 Horário: 15h

Oficina "A desconstrução da pintura" Com a artista "Vera Martins" Data: 18/6 Horário: 10h30

Plataforma Zoom Inscrições pelo formulário (bit.ly/ArtistasAcervoJunho) www.museuoscarniemeyer.org.br

Informações: Assessoria de comunicação

5 visualizações
bottom of page