Montagem teatral de Dogville terá sessões on-line em novembro
top of page
Buscar

Montagem teatral de Dogville terá sessões on-line em novembro

A primeira adaptação teatral brasileira para Dogville, obra-prima do cineasta dinamarquês Lars von Trier, trilou um caminho de sucesso em apresentações no Rio de janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Fotos: Renato Mangolin

Foram 31.323 de espectadores, em 88 apresentações, 26 atores passaram pelo elenco, e a montagem, dirigida por Zé Henrique de Paula,  ainda foi indicada ao Prêmio Shell (Melhor Figurino), ao Prêmio Cesgranrio de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz para Mel Lisboa e Melhor Figurino), e ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Selma Egrei), Melhor Figurino e Melhor Iluminação). No Prêmio Bibi Ferreira, Fábio Assunção ganhou na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, e João Pimenta venceu em Melhor Figurino.


Para celebrar essa trajetória e o aniversário de 2 anos da estreia, a peça ganha uma imersão virtual com transmissões gratuitas nos dias 2 e 3 de novembro, segunda e terça-feira, às 19h, pelo Youtube e Facebook do espetáculo.


Essa adaptação para o formato digital mescla leitura, gravações, comentários, e na sequência, será aberto um bate papo ao vivo com todo o elenco, direção e produção. A iniciativa possibilita que pessoas de outros estados e até outros países acompanhem a história da pacata cidade de Dogville, e como foi a adaptação para o teatro.


A proposta é exaltar esse percurso da peça que conseguiu um feedback bem positivo do público e da crítica. A adaptação para o on-line vai ser de forma bem híbrida com leitura dramatizada, o elenco estará de figurino e, mesmo em casa, conseguimos trazer uma uniformização dos atores. É uma verdadeira imersão na história do espetáculo que vai surpreender tanto quem já viu presencialmente como quem assistirá pela primeira vez”, conta Zé Henrique de Paula.

O elenco atual é formado por Alexia Dechamps, Ana Andreatta, Blota Filho, Eric Lenate, Fernanda Couto, Fernanda Thurann, Gustavo Trestini, Lucas Romano, Marcelo Villas Boas, Marcia Oliveira, Mel Lisboa, Munir Pedrosa, Otto Jr., Rodrigo Caetano, Rosana Penna e Thiago Furlan. Outros nomes também passaram pela coxia de Dogville como Fábio Assunção, Bianca Byington, Anna Toledo, Thalles Cabral, Chris Couto, Selma Egrei, Dudu Ejchel, Larissa Maciel, André Garolli e Andre Satuf.


A trama se passa na fictícia cidade de Dogville, um pequeno e obscuro vilarejo situado no topo de uma cadeia montanhosa, ao fim de uma estrada sem saída, onde residem poucas famílias formadas por pessoas aparentemente bondosas e acolhedoras, embora vivam em precárias condições de vida. A pacata rotina dos moradores é abalada pela chegada inesperada de Grace (Mel Lisboa), uma forasteira misteriosa que procura abrigo para se esconder de um bando de gangsteres.


Recebida por Tom Edison Jr. (Rodrigo Caetano), que, comovido pela sua situação, convence os outros moradores a acolhe-la na cidade, Grace, apesar de afirmar nunca ter trabalhado na vida, oferece seus serviços para as famílias de Dogville em agradecimento pela sua generosidade. Porém, no decorrer da trama, um jogo perverso se instaura entre os moradores da cidade e a bela forasteira: quanto mais ela se doa e expõe a sua fragilidade e a sua bondade, mais os cidadãos de bem exigem e abusam dela, levando a situação a extremos inimagináveis.


“A ideia de apresentar Dogville no formato on-line surgiu tanto para movimentar todos os profissionais envolvidos no projeto quanto para celebrar dois anos em cartaz desse projeto que trouxe tantas alegrias e conquistas para todos nós. Passamos por várias cidades com sessões esgotadas. No momento atual com a pandemia, achamos no formato online uma boa equação entre preservar o distanciamento social para proteger tanto e todos os envolvidos na montagem e utilizar os recursos digitais para ampliar a experiência artística e realizar uma nova leitura do projeto. Existem planos para uma temporada presencial no ano de 2021”, revela o produtor e idealizador do projeto Felipe Heráclito Lima.

O diretor enfatizou os detalhes que fizeram com que a adaptação teatral brasileira de Dogville fosse um sucesso.



“A montagem funcionou como um espelho para todos nós, pois mostra as falhas de nossa sociedade que já estava no roteiro original e, consequentemente, resultou em muitas reflexões em quem assistiu. Todos os atores que passaram pelo elenco tiveram um engajamento, uma adesão, uma verdade de passar esse conteúdo por meio de suas interpretações. Foi uma conjunção de fatores que gerou essa identificação com o que estava ocorrendo no palco”.


Mel Lisboa ressalta o benefício de manter o projeto vivo.


“É importante essa comemoração em virtude do momento difícil que os trabalhadores do setor cultural estão passando. E relembrar de Dogville e todo o seu sucesso faz bem para nós, os profissionais da área, e para quem for assistir. É primordial manter ativa a arte, a cultura, a memória, nossos afetos. Os recursos para essa versão digital vão homenagear todas as temporadas e atores que passaram pelo elenco”.

O filme

Considerado pela BBC um dos melhores filmes do século 21, o longa-metragem de Lars von Trier, lançado em 2003, foi estrelado por Nicole Kidman, Paul Bettany, Patricia Clarkson, Udo Kier, James Caan, Philip Baker Hall, John Hurt, entre outros. O título ganhou o Prêmio do Cinema Europeu e o Robert Award e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Ficha técnica:

Título Original: Dogville

Autor: Lars Von Trier

Direção: Zé Henrique de Paula

Idealização: Felipe Lima

Elenco: Alexia Dechamps, Ana Andreatta, Blota Filho, Eric Lenate, Fernanda Couto, Fernanda Thurann, Gustavo Trestini, Lucas Romano, Marcelo Villas Boas, Marcia Oliveira, Mel Lisboa, Munir Pedrosa, Otto Jr., Rodrigo Caetano, Rosana Penna, Thiago Furlan.

Música: Fernanda Maia

Direção Audiovisual: Laerte Késimos

Vídeos de Divulgação: Murilo Alvesso

Assistente de Direção: Lucas Romano

Produção Executiva: Dani D’Agostino

Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi

Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais

Realização: Sevenx Produções Artísticas e Brisa Filmes

Serviço:

Dogville

Dias 2 e 3 de novembro, segunda e terça-feira, às 19h

Para mais informações siga o espetáculo no Instagram: @dogville_a_peca

17 visualizações
bottom of page