Montevideo, destino perfeito para se programar nas próximas férias
top of page
Buscar

Montevideo, destino perfeito para se programar nas próximas férias

Estamos confiantes que, após este período de isolamento social, poderemos voltar a viajar e desbravar lugares diferentes, conhecer outros costumes, sem gastar muito e num país aqui pertinho do Brasil. Nossa dica de hoje é para os futuros viajantes que pensam em conhecer Montevideo, a capital do Uruguay.

Plaza Independencia | Foto: Toca Cultural

A cidade tem pouco mais de 1 milhão e 300 mil habitantes, recebe visitantes do mundo inteiro e têm muitas atrações pra você visitar. Por isso, se você vai ficar poucos dias, a gente selecionou 5 DICAS para que a sua viagem seja mais produtiva.

1. Plaza Independencia


Montevideo foi fundada na primeira metade do século XVIII, tem um clima tranquilo e um Centro Histórico com casarões coloniais, praças e parques perfeitos pra você aproveitar. Por isso essa primeira dica vale por 4: É a Plaza Independencia.


Esse é um lugar estratégico, pois em volta dela existem vários pontos turísticos imperdíveis. Bem no meio da praça fica o monumento e o Mausoléu do General José Artigas, que é um grande herói nacional, importantíssimo quando se fala das batalhas pela independência do país. Ao lado da estátua, você encontra uma escadaria que leva o visitante até este grande salão da foto abaixo, onde estão guardados os seus restos mortais.

Mausoléu de General José Artigas | Foto: Toca Cultural

De volta aos entornos da praça, na esquina com a Avenida 18 de Julio, está o emblemático Palácio Salvo. A construção, de 1925, é um dos cartões-postais de Montevideo e considerada, na época, a edificação mais alta da América do Sul. Nesse local fica o Museu do Tango, em homenagem ao cantor mais famoso do Uruguay, Carlos Gardel, e o tango mais famoso do mundo, La Cumparsita.

Palácio Salvo | Foto: Toca Cultural

O prédio recebe os turistas para visitas diárias e, uma vez por semana, há um passeio noturno que inclui histórias cheias de mistério e outras lendas que "assombram" o lugar. É bem bacana!

Vista noturna da Plaza Independencia, do alto do Palacio Salvo | Foto: Toca Cultural

Do outro lado da praça, está a Puerta de la Ciudadela, que é a entrada da Ciudad Vieja, o bairro mais antigo da cidade. Em meio às construções antigas, você encontrará restaurantes, bares, pubs, teatros, feiras de artesanato, livrarias e antiquários. Sinceramente, vale uma caminhada para explorar as ruas e calçadões desse local.

Teatro Solís | Foto: Toca Cultural

A poucos metros, também fica o Teatro Solis, uma construção de 1856, que além da arquitetura impressionante, oferece aos turistas, uma visita guiada ao seu interior, com direito a uma amostra teatral e muitas histórias curiosas.

Intervenção artística apresentada para os visitantes | Foto: Toca Cultural

O Teatro é administrado pela Prefeitura de Montevideo e, no subsolo, guarda um rico acervo histórico de produções cinematográficas e teatrais do Uruguay. São cartazes e programas de espetáculos, e até uma galeria de grandes artistas que protagonizaram muitos filmes e espetáculos por aqui. Mas uma das experiências mais marcantes de quem vem até aqui é o palco principal.


Detalhe camarotes - Teatro Solís | Foto: Toca Cultural

O dourado e o vermelho contrastam de maneira impressionante pelos camarotes e a acústica é excelente


2. Mercado del Puerto


Não muito longe da Praça Independência, está a nossa segunda dica: o Mercado Del Puerto. Além de uma experiência gastronômica bem típica uruguaia, esse lugar conta com lojas de produtos artesanais e muitas lembrancinhas. Tudo é muito limpo, e a visita é obrigatória!


Em volta, há um calçadão com barraquinhas e outras lojas, que vendem desde lembrancinhas menores, até aquela estátua de madeira, que não vai caber em mala nenhuma, mas que você vai querer comprar, só para colocar na sua sala.

Além disso, essa dica é valiosa, porque é dali que sai o ônibus turístico de Montevideo. Nosso conselho é comprar via internet, e pegar o primeiro do dia, para dar tempo de descer na maior parte das 11 paradas.

3. Palácio Legislativo


Nossa terceira dica é conhecer uma das construções mais grandiosas da cidade, que é a sede do Poder Legislativo Uruguaio, inaugurado em agosto de 1925. Oferece visita guiada e vale a pena conhecer com bastante calma.

Fachada do Palácio Legislativo | Foto: Toca Cultural

No saguão, que divide a Câmara dos Deputados e o Senado, chamado Salón de los Pasos Perdidos, tem mais de 40 ou 50 tipos diferentes de mármores e granitos. Vários dos mais importantes escultores uruguaios do início do século vinte deixaram aqui suas marcas, em molduras, adornos e esculturas.

Salón de los Pasos Perdidos | Foto: Toca Cultural

A Biblioteca do Palácio é outro show a parte, pois além de seu mobiliário em madeira, o lugar guarda uma das primeiras edições da constituição Uruguaia, obras de arte, dentre outras raridades que compõem os 250 mil volumes do acervo.


Nos jardins, em frente ao Palácio, você também encontra quatro esculturas belíssimas que representam: El Trabajo; La Ciencia; La Ley; La Justicia.


Nos dois plenários internos, onde acontecem as sessões ordinárias dos deputados e senadores, você se impressiona com o trabalho artesanal em nogueira italiana. Numa delas você vai ver um enorme quadro pintado por Fernando Laroche, representando "El Encuentro de Artigas y Rondeau en el Cerrito durante el segundo sitio de Montevideo em 1813".


Assista ao vídeo no final desta matéria e veja como é incrível esse lugar!


Vista panorâmica da Biblioteca | Foto: Toca Cultural

4. El Rosedal, Parque del Prado e Jardín Botanico

Entre o monumento de “La Diligencia” e do “Jardin Botânico”, fica o EL ROSEDAL. É um parque cheio de túneis de roseiras, perfeito para tirar belas fotos.

Monumento La Diligencia | Foto: Toca Cultural

Ao lado, fica o Parque del Prado, o maior da cidade, inaugurado em 1873. É o lugar ideal para caminhar em meio a natureza e aproveitar o dia na cidade.

El Rosedal | Foto: Toca Cultural

Bem próximo fica o Jardin Botânico, muito frequentado por moradores do bairro, que buscam o local pela tranquilidade, ideal para quem quer ler um livro ou ter um contato mais próximo com a natureza.


5. Fonte dos Cadeados e Facal


A última dica parece meio batida, pois 10 em cada 10 videos do youtube irão te sugerir conhecer a fonte dos cadeados e sugerir pra você jantar no Facal. É uma bela fonte, cercada por uma grade tomada por cadeados enferrujados, que foram colocados ali como uma superstição de "selar o romance" de casais apaixonados.

Fonte dos Cadeados, em frente ao Restaurante Facal | Foto: Toca Cultural

Mas tudo está enferrujando, o que mostra que a insegurança de algumas pessoas no amor, na verdade, cria um problema ambiental, que você só percebe quando chega lá. Então tiramos fotos e tal, mas não prendemos um cadeado.


A lanchonete mais tradicional da cidade fica bem em frente. No cardápio, é possível ver que eles fazem de tudo um pouco, mas o bom mesmo é saborear o lanche típico do Uruguay, o chivito. E o deles, é sem dúvida, o melhor que comemos por lá.

Outras coisas que legais


A posição geográfica da capital permite ao turista admirar um pôr-do-sol incrível à beira do mar. Aliás, vale frisar que os moradores também costumam se reunir no calçadão da orla para tomar um tererê, e jogar conversa fora enquanto o sol se põe.

No verão, turistas e moradores aproveitam o cenário | Foto: Toca Cultural

Aliás, a cidade oferece uma ótima infraestrutura à beira mar, para prática desportiva e convívio social. É realmente exemplar!


Orla no fim da tarde | Foto: Toca Cultural

Na cidade de Montevideo você também vai encontrar outros atrativos muito legais. Como o Museu Torres García, dedicado a um dos artistas contemporâneos mais importantes da América do Sul, e pra quem é fã de futebol, o Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, em 1930.


A rede hoteleira, em geral, é muito bacana, com preços bem convidativos. O hotel que escolhemos é histórico, construído nos anos 20 e reformado na última década. O lugar serviu até de inspiração para um conto do famoso escritor argentino Julio Cortazar. Aquele, da estátua em Buenos Aires, no meio da cafeteria London, nosso lugar favorito para comer medialunas. Mas isso é assunto para um próximo vídeo!

Existem outras dezenas de passeios, com degustação de vinhos, ou até excelentes restaurantes para apreciar saborosos cortes de carnes.

Fonte no Jardim Botânico | Foto: Toca Cultural

Se você gostou das dicas, se inscreve no nosso Canal do Youtube para acompanhar as nossas próximas viagens e shows que vamos cobrir por aí. Aproveita e dá um like nesse vídeo e escreva seus comentários, compartilhe com todos a sua experiência na capital uruguaia e até a próxima!


Endereços mencionados na matéria

Museo del Tango em Montevidéu

Endereço: Plaza Independencia 848, 11100 Montevideo, Uruguai.

Horário: todos os dias, das 10h30 às 16h30.

Preço: 150 pesos uruguaios.



LA CUMPARSITA Dinner & Tango Show. +598 93 416 202 | http://www.lacumparsita.com.uy




Visita Guiada no Palácio Salvo

Endereço: Plaza Independencia, 848, 11.100 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguay. | Tel. +598 98 456 370 |

Facebook.com/visitasguiadasalPalacioSalvo


Biblioteca do Palácio Legislativo | Foto: Toca Cultural

Visita Guiada no Palácio Legislativo

Endereço: Av. de las Leyes s/n Montevideo CP 11.800. | Tel. 2924 1783 | protocolo@parlamento.gub.uy | www.parlamento.gub.uy



Teatro Solis

Endereço: Buenos Aires S/N, 11000 Montevideo, Uruguai. | Tel. +598 98 456 370

www.teatrosolis.org.uy | ciddae@teatrosolis.org.uy



Mercado del Puerto

Endereço: Rambla 25 de Agosto de 1825 228, 11000 Montevideo



Passeio Ônibus de Turismo - CityTour

Bus Turístico Montevideo

https://www.busturisticomontevideo.com.uy


Jardín Botanico

Endereço: Av. Dr. Luis Alberto de Herrera 4553, 11700 Montevideo

https://montevideo.gub.uy


Facal

Av. 18 de Julio 1249, 11100 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

http://www.facal.com.uy



Assista ao vídeo:

Acesse nosso Canal do Youtube e confira mais dicas de viagem e shows, espetáculos e entrevistas que registramos.

92 visualizações
bottom of page