Mostra com obras de Fernando Calderari está na Praça Alfredo Andersen
- Toca Cultural
- 8 de nov.
- 2 min de leitura
Exposição teve abertura neste sábado, com a presença de artistas plásticos, músicos e fotógrafos.

Músicos, fotógrafos, pintores e também alunos de instituições artísticas participaram neste sábado (08), da abertura da exposição recortes de “Calderari: Amar, Além do Mar”, instalada na Galeria da Praça Alfredo Andersen, em Curitiba. O espaço, implementado em 2024 para levar arte ao ar livre, agora celebra a trajetória de Fernando Calderari, um dos grandes pioneiros do abstracionismo no Paraná.
O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) – responsável por preservar a memória e o legado do artista – passou a cuidar da curadoria das obras exibidas nos totens dispostos na galeria a céu aberto. Na primeira exposição realizada na praça foram exibidas pinturas de Alfredo Andersen. Agora, a nova mostra “Calderari: amar, além do mar” amplia esse diálogo, conectando arte, cidade e natureza, e levando a atuação do MCAA para além das paredes do museu.
Para Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto (Vidal), curador da exposição e diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, a mostra reafirma os propósitos que o próprio Andersen defendia.
“A proposta da galeria transforma a Praça Alfredo Andersen em um verdadeiro ateliê a céu aberto, aproximando o público de uma experiência artística gratuita, educativa e acessível”, diz.
O evento de abertura contou com a apresentação do Grupo de Choro e Seresta da Fundação Cultural de Curitiba e a presença de diversas comunidades artísticas: as turmas de desenho, fotografia e pintura da Academia Alfredo Andersen; artistas da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná); o coletivo Urban Sketchers Curitiba, que registra a cidade por meio de desenhos feitos in loco; além dos alunos do Centro Cultural Carboni e do projeto Rolê Fotográfico da Toca Cultural, com participação especial do artista Wagner Melo.
A realização é do Museu Casa Alfredo Andersen, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba, reafirmando o compromisso das instituições com a valorização da arte, da educação e do espaço público como território de convivência e expressão.
EXPOSIÇÃO – Mais do que uma homenagem, “Calderari: amar, além do mar” revela a pluralidade do artista. Conhecido por suas emblemáticas cenas marítimas, o artista também explorou paisagens ao ar livre, experimentações entre pintura e gravura e um expressivo conjunto de autorretratos que afirmam sua identidade criativa e sensível.
A mostra também ressalta a linhagem artística que moldou a história das artes plásticas no Paraná. Calderari foi aluno de Theodoro De Bona e de Alfredo Andersen, reforçando o elo entre mestres e discípulos que atravessa gerações e constrói o legado artístico do Estado.
"A exposição reafirma o papel transformador da arte como experiência coletiva, viva e cotidiana – um convite a redescobrir Calderari e o próprio centro histórico de Curitiba sob novas cores e perspectivas", afirma Vidal.
Serviço:
Recortes de “Calderari – Amar, Além do Mar” na Praça Alfredo Andersen
Entrada livre e gratuita
Até Fevereiro de 2026
Praça Alfredo Andersen, em frente ao Hospital Evangélico, no bairro Bigorrilho, entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld






















Comentários