top of page
Buscar

Mostra de Improvisação (MoiM) retorna ao Festival de Curitiba

Os espetáculos, oficinas e debates partilham diferentes vertentes da improvisação e destacam a diversidade.

MoiM estará no Festival de Curitiba novamente este ano | Foto: Vitor Dias

Este será o segundo ano em que a Mostra de Improvisação (MoiM) trará sua bagagem artística e cultural para fazer parte do Festival de Curitiba. Entre os dias 03 a 07 de abril de 2024, na Caixa Cultural Curitiba, mais de 50 artistas apresentarão 13 eventos compostos por espetáculos, oficinas gratuitas, bate-papos e uma faixa experimental - com sessões nos períodos da manhã, tarde e noite.


Para essa edição do Festival de Curitiba, a MoiM preparou ainda mais novidades, colocando em cena artistas dos estados Paraná, Santa Catarina e São Paulo e ampliando a programação com foco na diversidade da improvisação teatral ao partilhar diferentes vertentes da pesquisa nessa linguagem.


A MoiM tem como objetivo divertir o público e consolidar a linguagem da improvisação na trajetória do Festival de Curitiba. “A improvisação teatral movimenta a cidade durante o ano todo. A MoiM, dentro do Festival, é mais uma oportunidade para o público desfrutar de uma ampla programação, toda num único espaço”, afirma Ju Herculano, coordenadora de comunicação da mostra.


As atividades foram planejadas para envolver pessoas de todas as idades e valorizar o universo da improvisação teatral. Entre as performances estão o “Manas”, formato de improvisação feito por mulheres; o “Criô: histórias de onde eu vim”, de Edson Duavy, que conta e encena suas histórias improvisadas e musicadas a partir de uma base conceitual afro referenciada; e a nova faixa infantojuvenil com o espetáculo “Improvisões”, criada com a intenção de buscar diálogo com esse público mais jovem, em que palhaços e palhaças improvisam jogos com a participação constante da plateia.


Foto: Vitor Dias

Outra das grandes novidades será a faixa “Experimental”, em que espetáculos em fase de criação podem apresentar seus processos, encontrando o público pela primeira vez, realizando em seguida debates e reflexões para enriquecerem suas pesquisas.


Além da programação voltada para o público em geral, a Mostra de Improvisação elaborou ações formativas para a classe artística, com três oficinas pensadas para socializar a pesquisa dos grupos locais. “Serão diálogos que vão do roteiro à narrativa improvisada, passando pelo encontro com a palhaçaria. Além de tudo isso, ainda haverá uma roda de bate-papo para discutir a improvisação na encruzilhada entre o local e o global”, explica Nilo Netto, um dos coordenadores da MoiM.


A MoiM estreou em 2023 no Festival de Curitiba, no FRINGE, e reuniu inúmeros artistas em seis espetáculos, três oficinas e dois bate-papos. Todas as sessões foram rapidamente esgotadas e o público participou ativamente das atividades da Mostra.


Rebeca Schwarz, coordenadora e produtora do MoiM, destaca que as expectativas para 2024 estão altas e promete experiências marcantes. “Estamos animados para entregar momentos e vivências incríveis para cada uma das pessoas presentes em nossas sessões! Nossos artistas pesquisaram e treinaram muito para trazer o que há de mais especial na improvisação, e esperamos que estejam abertos a conexões e ao fortalecimento da arte.”


Confira a programação completa da MoiM no Festival de Curitiba


Serviço:

Mostra de Improvisação no Festival de Curitiba

De 03 a 07 de abril de 2024, na Caixa Cultural Curitiba: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro

Site oficial: www.moim.com.br


Informações: Nilo Netto

22 visualizações

Comentarios


bottom of page