top of page
Buscar

Mostra Multimídia apresenta a vida e obra do artista renascentista Raffaello

Exposição Magister Raffaello fica em cartaz até 6 de outubro.

Exposição multimídia promovida pelo Consulado Italiano e parte do Festival Mia Cara 2022.

O Museu de Arte Contemporânea - MAC Paraná, instalado temporariamente junto ao Museu Oscar Niemeyer, recebe a partir de 6 de setembro a exposição multimídia Magister Raffaello. Promovida pelo Consulado da Itália em Curitiba, e integrando o Festival Mia Cara, a mostra foi desenvolvida para a comemoração do 500º aniversário de morte de Rafael Sanzio (em 2020). Considerado um dos maiores artistas do renascimento italiano, a mostra foi desenvolvida para levar o visitante a uma viagem pela vida e obra do pintor.


Para retratar a carreira desse mestre renascentista, a exposição é dividida em seis salas com grandes telas que projetam suas obras a partir de uma cronologia que segue o crescimento humano e profissional do artista, levando o visitante a descobrir as cidades por onde ele viveu e as obras que criou.


O passeio começa pela sala “Espaços Habitados” com um autorretrato e a cronologia dos principais momentos da vida de Rafael Sanzio e segue pelas salas temáticas “Encontrando Equilíbrio”, “A Espiritualidade Nobre”, “Os Aposentos Papais” e “Utopia e Poder”. A visita pode ser acompanhada de um áudio-guia, que estará disponível no museu. A curadoria de Magister Raffaello é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.


Um dos maiores artistas do renascimento italiano


Rafael Sanzio nasceu em Urbino, na Itália central, em 1483, e morreu em Roma, em 1520. Ao longo dos séculos, após sua morte, com apenas 37 anos de idade, sua fama foi se consolidando, e Rafael se tornou um dos artistas mais estudados e admirados do mundo.


O artista viveu e trabalhou nos centros mais importantes do Renascimento italiano: Urbino, Città di Castello, Florença e Roma. Ao longo de sua jornada, assimilou um conceito fundamental: a arte pode enriquecer muito a vida de uma pessoa. A arte, com suas formas belas e agradáveis, representa uma condição ideal de bem-estar, felicidade e serenidade a que o ser humano, ao longo dos séculos, sempre aspirou.


Sobre o Mia Cara

Com o tema “Salute a Tutti” (saúde para todos), a décima edição do Mia Cara 2022 retorna com eventos presenciais, de 02 a 11 de setembro, nas cidades de Curitiba e Colombo (PR). Durante dez dias, o festival oferece uma rica programação cultural com festivais de cinema, teatro, danças folclóricas, apresentações musicais, exposições, ações de gastronomia, esportes e a iluminação de pontos turísticos. A programação completa está no site https://miacara.com.br

Realização, apoios e patrocínios

Com patrocínio da Havan, Santa Maria, Helisul Aviação, Celepar e Sanepar. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, pela ONG Unicultura e pela Trento Edições, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio da ENIT, ITALOCAM – Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Sociedade Garibaldi, Sistema SESC Fecomércio Paço da Liberdade, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Rosário, Comites Paraná e Santa Catarina, UFPR, Shopping Itália, Centro Cultural Dante Alighieri Curitiba, BRDE, Editora LT, Hospital Angelina Caron, Festval, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura - Icac e Cine Passeio.

Serviço

Exposição Magister Raffaello Período de visitação: de 06 de setembro a 06 de outubro Horário: de terça à domingo, das 10 às 18 horas

Local: MAC Paraná (MON – Museu Oscar Niemeyer - sala 09)

Endereço: Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico

Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Nas quartas-feiras a visitação é gratuita.


Informações: Erika Busani

56 visualizações

Comments


bottom of page