Mostra Tecer São Chico começa nesta sexta (08), com atrações online
top of page
Buscar

Mostra Tecer São Chico começa nesta sexta (08), com atrações online

Banda Kaiçara abre a programação que segue até julho pelo Youtube.

Banda Kaiçara | Foto: Fran Ferreira

Promover a arte e a cultura de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina, e o intercâmbio entre artistas da região e de fora é a finalidade da Mostra Tecer São Chico, que vai reunir e exibir pelo Youtube (Canal Tecer Teatro), de abril a julho, espetáculos de teatro e música. A abertura do evento será dia 08 de abril (sexta), às 20h.


A primeira atração será a Banda Kaiçara, que mescla a cultura africana do reggae com a cultura hip hop, através do rap e da cultura francisquense. A banda é composta pelos músicos: Piassava, Mario Negreth e Reuel D'Silva. Suas composições sociopolíticas também exaltam o meio ambiente e as belezas naturais de São Chico.


A atriz Fabiana Ferreira, da Tecer Teatro, de Curitiba, é a idealizadora e também responsável pela curadoria da Mostra juntamente com a atriz Jeanine Rhinow. Dos cinco espetáculos da programação, três foram convidados e dois selecionados pelas atrizes.


“O objetivo da Mostra é fomentar a cultural local, ao mesmo tempo promover o intercâmbio entre artistas de diferentes localidades para levar ao público de São Francisco do Sul, espetáculos e ações formativas de qualidade e, especialmente, recomendadas aos alunos da rede pública de ensino, contribuindo para a formação de crianças e jovens. Estamos reunindo artistas experientes com conteúdo e linguagens singulares, bem como representativos da cultura local com qualidade artística e técnica”, conta Fabiana.

A programação de lançamento da Mostra segue no dia 09 de abril (sábado), às 19h, com o espetáculo cênico musical Planeta Lixo da banda Nave Drassa, de São Francisco do Sul. Por meio das artes cênicas, da performance e das artes visuais seus integrantes multiartistas comunicam com músicas autorais, conteúdos urgentes. Os integrantes são: Fabiana Ferreira (voz, percussão, escaleta e performances); Mario Negreth (voz, percussão, harmônica e performances); Kelwin Grochowicz (violão nylon, violão aço e violão de 12 cordas); Tiago Constante (violoncelo e voz).


Kaza, da Tecer Teatro | Foto: Fran Ferreira

No mesmo dia, o espetáculo Kaza, monólogo da atriz Fabiana Ferreira com direção de Cristine Conde, da Tecer Teatro, será exibido às 21h. Kaza trata de pessoas em situações de extrema adversidade, que subitamente perdem tudo o que têm, tudo o que construíram, retratando o drama dos refugiados. É sobre ter que partir, sobre perda e, em como sobreviver a essas experiências.


No domingo, dia 10 de abril, às 17h, a programação inclui a peça Jardim, um solo poético voltado para crianças da Tecer Teatro. O espetáculo alcança pessoas de todas as idades e conduz o espectador a uma viagem pela existência,contemplando a vida, a passagem do tempo,numa atmosfera de sonho.

Jardim, Tecer Teatro | Foto: Fran Ferreira

Aborda questões sobre o viver e o morrer, a partir da natureza, tendo um jardim abstrato como espaço para vivenciar tais processos: nascer, brotar, crescer, dar frutos, voltar a ser semente. A peça, que tem no elenco a atriz Fabiana Ferreira e conta com direção de Cristine Conde, traz como referência o poeta Manoel de Barros, provoca os sentidos, estimula o gosto pela palavra, promove conexões e convida a criança a um mergulho em infinitas possibilidades.


No domingo ainda, às 19h, a atração é o espetáculo Palavras ao Vento do Grupo Gaia, de São Francisco do Sul, um monólogo com direção e atuação de Néia Herivera baseado na obra de Fernando Pessoa. Cosme Aquino assina a cenografia e Luiz Felipe a sonoplastia e figurino.


As gravações dos cinco espetáculos da Mostra foram feitas no Casarão das Palmeiras, patrimônio histórico localizado no centro de São Francisco do Sul, e ficarão disponíveis no Youtube até 12 de julho.


“Frequento São Chico há mais de 30 anos. Tenho verdadeira paixão por suas belezas naturais e também pelo patrimônio histórico. Fiquei muito atraída com a possibilidade de fomentar a arte e a cultura por aqui, devido a minha experiência em Curitiba como produtora e artista. Tenho muito a contribuir, inclusive no fomento das políticas públicas de cultura do município. Trabalhar numa cidade pequena tem suas dificuldades, mas por outro lado tenho consciência do quanto pode ser transformador, a médio e longo prazo. A chegada da Tecer Teatro em São Chico impulsionou a busca por profissionalização de artistas, técnicos e produtores, principalmente na área do teatro e o reflexo pode ser visto no número cada vez mais crescente de atividades artísticas e culturais disponibilizadas à comunidade”, comemora.

A classificação dos espetáculos varia conforme o trabalho, mas a ideia é atingir principalmente os adolescentes.Queremos chegar nos alunos e professores da rede pública de ensino. Como todas as atividades são de acesso gratuito e estão sendo amplamente divulgadas, esperamos contar com a adesão do público que poderá se emocionar e se identificar com as histórias contadas poeticamente através de sons, imagens e movimentos. Esperamos que a Mostra possa incentivar a formações de apreciadores e fazedores de arte e cultura na cidade”, vislumbra.


“A 2ª Mostra Tecer São Chico já está a caminho. Estamos com o projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e nos organizando para buscamos empresas que queiram patrocinar a próxima edição”, conta.

Visando a acessibilidade, todos os espetáculos da Mostra serão interpretados em Libras e contarão com audiodescrição, atendendo tanto pessoas com deficiência auditiva quanto visual.


Além dos espetáculos, a Mostra vai oferecer ainda oficinas e vivências artísticas, as atividades presenciais serão disponibilizadas gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino de São Francisco do Sul. A oficina “Universo Rítmico” com Mario Negreth, visa a criação de instrumentos musicais percussivos feitos com resíduos recicláveis. Já as vivências arte educativas com Fabiana Ferreira e Tiago Constante têm como objetivo despertar nas crianças e nos jovens o interesse pela música e pela dança.

SERVIÇO:

MOSTRA TECER SÃO CHICO Data: 08 de abril a 12 de julho Local: Canal Tecer Teatro / Youtube Acesso Gratuito

Programação de Lançamento:

08/04 (sexta) - 20h Banda Kaiçara – Show Caiçara Duração – 45 minutos Classificação – Livre 09/04 (sábado) 19h Banda Nave Drassa – Espetáculo cênico musical Planeta Lixo Duração – 40 minutos Classificação – 12 anos 21h Tecer Teatro - Espetáculo Kaza Duração – 40 minutos Classificação – 10 anos 10/04 (domingo) 17h Tecer Teatro – Espetáculo Jardim – um solo poético para crianças Duração – 30 minutos Classificação – Livre 19h Grupo Gaia – Espetáculo Palavras ao Vento Duração – 20 minutos Classificação – 10 anos Obs: a partir do dia 11 de abril todos os espetáculos estarão disponíveis para acesso no canal. A Mostra Tecer São Chico é um projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da ArcelorMittal Vega, Full Port e Logimodal, e realização do Ministério do Turismo e Tecer Teatro. Sobre a Tecer Teatro Em seus 18 anos de atividades a Tecer Teatro desenvolve espetáculos, ações formativas, mostras, festivais de artes e produções audiovisuais, realizando um trabalho arte educativo de inclusão, democratização do acesso à arte e fomento da economia criativa, através de seus projetos, em sua maioria de acesso gratuito, muitos deles realizados em cidades pequenas. Desde que foi criada desenvolve pesquisa em teatro para crianças buscando meios de viabilizar o acesso prioritário de crianças e jovens ao teatro e as atividades culturais.


Informações: Glaucia Domingos

14 visualizações
bottom of page