Mostra virtual de Fotografia retrata as mudanças climáticas sob a ótica de 130 artistas
top of page
Buscar

Mostra virtual de Fotografia retrata as mudanças climáticas sob a ótica de 130 artistas

Em 16 de março, Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a 5ª edição do Festival Fotografia em Tempo e Afeto, realizado em Rondônia, terá transmissão gratuita e ao vivo para todo Brasil.

Galeria 3 - Aline Motta e Lia Krucken. Imagem: FERNANDO GONÇALVES (RJ). Fotografia: Saulo de Sousa (RO).

A 5ª edição do Festival Fotografia em Tempo e Afeto, uma maratona de composições visuais idealizada pela fotógrafa e ativista Marcela Bonfim, que capta em suas lentes a diversidade e a presença negra na Amazônia, terá suas obras exibidas para o público até 27 de março. E neste ano, uma novidade. O evento acontece em formato híbrido, com ações presenciais em Porto Velho (RO) e atividades virtuais para o restante do Brasil.


A mostra foi produzida a partir de sete galerias disponibilizadas pelas ruas de Porto Velho, em suporte lambe-lambe, e transferidas para a plataforma online, fruto de um grande exercício no campo das artes visuais, com mais de 130 artistas e ativistas pensando e compondo a visualidade em conjunto com a cidade.


Na programação, que segue até o fim do mês, serão disponibilizados além da “Mostra On”, um vídeo experimental que será exibido na plataforma do Festival no dia 22 de março, a partir de 21h00 de Brasília, e um catálogo online, com previsão de lançamento em 27 de março, disponível gratuitamente em: www.fotografiaemtempoeafeto.com.


O evento oferece ainda, capacitações e transmissões online via Instagram da da Casa Ninja Amazônia e Ninja Foto, que refletem tanto sobre fotografia quanto meio ambiente de forma artística e poética.


Nos dias 21, 22 e 23 de março, acontece a Oficina "Gestão de Acervo, Edição e Revelação” com Uiler Costa Santos. (Confira toda a programação e detalhes para a inscrição abaixo)


Meu Meio é o Meio Ambiente


Um dos grandes objetivos do festival é elucidar a fotografia como uma ferramenta de poder, tanto na economia quanto na política. Em 2022, o Festival busca exercitar formas de se pensar o “meio ambiente” para além da ideia de Amazônia, tomando a imagem como escuta, destoando das formas tradicionais de se comunicar a fotografia, as questões sociais, políticas e ambientais.


Galeria 6 - Intervenção MURO-ESCADA, de Lanussi Pasquali e Fábio Gatti (BA), no tríptico de imagens de Uiler Costa-Santos - Série Coroas (BA)

Para a fotógrafa, idealizadora e organizadora do evento, Marcela Bonfim, a fotografia também é uma forma de discutir as questões amazônicas evidenciando as reivindicações dos povos da própria região.


“Praticar o exercício comunitário da composição, prezando pelo sentido do acesso e da inclusão, tem sido a aposta e também a certeza do Festival. Queremos expandir a consciência visual e desmistificar os códigos que interferem em nossa visualidade, como também das diversas e múltiplas Amazônias, que se constituem apenas por habitar o seu meio”.
Galeria 2 - Paula Sampaio e Marcela Bonfim - Imagem Raquel Bacelar

Sobre o Festival

O Festival Fotografia em Tempo e Afeto acontece desde 2017 ocupando as ruas de Porto Velho (RO) e de comunidades próximas, o festival traz uma série de composições visuais que têm como objetivo mostrar as relações da visualidade com o tempo, espaço e política local.


Inscrições abertas:

Oficina "Gestão de Acervo, Edição e Revelação com ADOBE e LIGHTROOM"

Com Uiler Costa Santos

Quando: 21, 22, 23 e 25 de março de 2022 - Horário: 9h00 às 12h00

Capacidade: 20 vagas destinadas prioritariamente à pessoas pretas, LBGTQIA+, de qualquer lugar e para residentes no estado de Rondônia. O Festival acredita que por se tratar de uma ferramenta técnica, é importante disponibilizar as vagas aos Corpos-lugares que menos têm acesso a este tipo de recurso.


Serviço:

Festival Fotografia em Tempo e Afeto Onde: Porto Velho - Rondônia e Ações Virtuais para todo o Brasil Onde acessar: www.fotografiaemtempoeafeto.com , www.instagram.com/mostraaceuaberto Youtube: Festival Fotografia em Tempo e Afeto - YouTube

Programação:

Quando: 17 de Março de 2022 (quinta-feira) - Horário: 20h - Ação: Lançamento do Vídeo-Conceito

Quando: 27 de Março de 2022 (domingo) - Horário: 20h - Ação: Lançamento do Catálogo On

No site é possível acompanhar o resultado das ações que foram lançadas no início de março: Tour virtual pela montagem das galerias de artes visuais nas ruas de Porto Velho, performances e Exposição Online


Informações: Luciana Gandelini

28 visualizações
bottom of page