top of page
Buscar

Musical “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk” estreia temporada no Guairinha

Espetáculo é uma grande produção com 14 artistas e músicas originais de compositor vindo da Broadway.

O ator multipremiado Ranieri Gonzalez é um dos destaques do elenco (Créd. Gutyerrez Erdmann)

Em uma opressora instituição para tratamento de saúde mental, uma jovem melancólica, junto de seu urso de pelúcia, procura pela irmã desaparecida. Mas em sua busca, ela encontra um misterioso livro que liberta um espírito perturbador, ou melhor, perturbado... O fantasma rabugento e existencialista do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Esse é o plot de "O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk", um musical tragicômico que poderá ser conferido, em Curitiba, a partir do dia 18 de maio, no palco do Teatro Guairinha.

Este é o novo projeto inédito da produtora Bife Seco, produtora que dá mais um passo para ganhar o público de todo o Brasil, com temporada marcada para os palcos de São Paulo, após a estreia em Curitiba.

“Hoje nós temos comunidades gigantescas dedicadas a assistir e apoiar os artistas que produzem esse tipo de teatro. E, cada vez mais, esse público quer se ver também representado nas histórias. Por isso, nossa meta é transformar o nome da Bife Seco em sinônimo de teatro musical autoral de excelência no Brasil”, explica o produtor Sávio Malheiros.
Ranieri Gonzales, Laura Binder e Sávio Malheiros (Créd. Gutyerrez Erdmann)

Escrito e dirigido pelo premiado encenador Dimis, a obra é criada em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University que fez carreiras nos palcos americanos e agora estreia, além do “Fantasma de Friedrich”, o musical “Sparks”, no segmento Off-Broadway, em Nova York. Durante os 150 minutos de espetáculo, o público irá conhecer as 18 canções compostas e arranjadas por Enzo Veiga para uma banda punk-rock que irá executar toda a trilha ao vivo.

Aliás, punk-rock é a palavra que define este musical. Com influências que começam na banda punk britânica Sex Pistols e chegam até um dos maiores ícones da nova geração, a cantora Billie Eilish, o musical investe numa estética jovem e arrojada, com números musicais enérgicos para encantar o público e levar o espectador para dentro de um universo lúdico, de fábula e pesadelos.


Como em outros trabalhos da Bife Seco, o cinema, a literatura e a cultura pop são elementos constantes de inspiração para criar histórias sempre originais – e com um humor peculiar, que é uma das marcas da produtora. É uma combinação ousada de Disney, Alice no País das Maravilhas e Um Estranho no Ninho para abordar temas urgentes e importantes para as novas gerações, como saúde mental, os efeitos nocivos da vida digital e amadurecimento.

Na trama, uma jovem melancólica, chamada Alana, vive atormentada pelo desaparecimento de sua irmã, depois da garota ter sido internada no Hospital das Graças, uma clínica de saúde mental. Acompanhada por Adolfo, seu fiel urso de pelúcia, Alana força sua própria internação na instituição e lá encara o cotidiano difícil de tratamento e remédios, tendo que aprender a conviver com um grupo adolescentes insurgentes e encarar a intimidadora equipe de enfermagem. Mas em sua busca pela irmã, ela encontra um misterioso livro que libera o fantasma de Friedrich Nietzsche, um filósofo rabugento com crises sobre a vida e a morte.

É uma história que fala sobre a dor da perda, mas também ensina a nunca desistir, pensada para agradar tanto adultos como adolescentes. Inclusive, o elenco mescla nomes consagrados, como o multipremiado ator Ranieri Gonzalez, que completa 36 anos de carreira, a novos talentos da geração Z, escolhidos durante um processo de audição que selecionou 10 atores e atrizes entre os mais de 300 candidatos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

“Criar um musical desse tamanho, envolvendo 30 artistas e técnicos, com 18 canções originais, cenário, figurino, coreografias, efeitos especiais é um trabalho gigantesco, que leva anos pra se concretizar. Mas nós conseguimos montar uma equipe de excelência, com artistas que fazem parte da história do teatro brasileiro e também novos artistas extremamente talentosos, para incentivar o setor e mostrar como Curitiba pode se tornar polo de criação na área, gerando empregos e levando os nossos artistas para todo o país”, comenta Malheiros.

Serviço:

O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk!

Data: De 18 a 21 de maio (Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h)

Local: Teatro Guairinha - Rua XV de Novembro, 971 - Curitiba, PR

Gênero: Musical / Tragicomédia

Classificação etária: 14 anos

Duração: 150 minutos (com intervalo)

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

44 visualizações
bottom of page