Musical sobre os Paralamas do Sucesso chega a Curitiba no fim de junho. Programe-se!
- Toca Cultural
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Produzido pela Turbilhão de Ideias, espetáculo faz curta temporada em Curitiba nos dias 26 e 27 de junho no Teatro Positivo.

Amizade e música. Duas forças capazes de transformar o mundo. Quando reunidas, são imbatíveis e podem gerar belezas como Os Paralamas do Sucesso, uma das mais importantes bandas brasileiras de todos os tempos, que se mantêm há mais de 40 anos tendo como base esses dois pilares fundamentais.
Em homenagem a essa trajetória, nasce ‘VITAL, o musical dos Paralamas’, um espetáculo que é também uma ode à amizade de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, o trio que permanece à frente da banda nessas quatro décadas. Depois do grande sucesso das temporadas de lançamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, o musical vem para Curitiba, um reconhecimento da cidade como uma das principais praças culturais do país. As apresentações serão nos dias 26 e 27 de junho, no Teatro Positivo.
A idealização do espectáculo é do produtor Gustavo Nunes (Turbilhão de Ideias) e de Marcelo Pires (escritor e diretor da Ideia da Silva).
“O espetáculo conta com o aval da banda, que está acompanhando desde a ideia inicial, passando pela criação do texto e a seleção do elenco principal. Levar aos palcos um espetáculo com esse teor, é, sobretudo, valorizar a nossa memória cultural. Optamos por focar em conteúdo brasileiro, valorizar nossas raízes, ao invés de encenar musicais estrangeiros”, sinaliza Gustavo Nunes.
O musical passeia pelas quatro décadas da banda, mostrando desde os primórdios, a amizade entre os integrantes, os primeiros shows amadores, a primeira apresentação no Circo Voador (abrindo um show do Lulu Santos), a participação na 1ª edição do Rock in Rio, que ajudou a catapultar o sucesso da banda. Passa pelo estouro nacional, por grandes momentos vividos pelos Paralamas, mas também traz instantes importantes da vida do trio, como o acidente sofrido por Herbert Vianna, em 2001.
O espetáculo tem uma narração coletiva, é contado sob a perspectiva de vários personagens, mas a composição dos atores não busca imitar ou copiar os personagens reais. O roteiro musical traz pérolas como ‘Lanterna dos Afogados’, ‘Busca Vida’, ‘Óculos’, ‘Alagados’, ‘Tendo a lua’, ‘Caleidoscópio’, ‘Romance Ideal’ e ‘Meu erro’, entre tantas outras.

O diretor Pedro Brício afirma que o musical tem o espírito de um show de rock, mas sem jamais perder de vista que é um espetáculo teatral. “Ele é muito solar, tem a energia dos Paralamas, a alegria. A primeira parte tem muito humor também, a leveza da juventude deles. Mas é também um espetáculo biográfico, a história deles é contada”.
Todos os atores tocam instrumentos durante o musical, especialmente nas cenas que recriam apresentações originais dos Paralamas. Eles estarão acompanhados por uma banda formada por Eveline Garcia (Teclado I e Regência), Anne Amberget (Teclado II), Rafael Maia (Bateria), Raul D’Oliveira (baixo) e Raul Colombini (guitarra).
Em alguns números, só o trio de atores que vive os personagens principais tocam. Em outros, são acompanhados pela banda. Em certas cenas, todos os atores tocam, como em ‘Alagados’, que teve um arranjo concebido pelo diretor musical com vários instrumentos de percussão, como se uma escola de samba encontrasse a obra dos Paralamas. Vale a pena conferir!
SERVIÇO:
VITAL, MUSICAL DO PARALAMAS EM CURITIBA
Quando: 26 e 27 de junho de 2025 (quinta e sexta-feira)
Onde: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Horário: abertura da casa às 19h e show às 20h
Duração: 150 (cento e cinquenta minutos), com intervalo
Ingressos: os ingressos variam de R$ 21 a R$ 250, variando de acordo com o setor e modalidade escolhidos
Classificação: 16 anos (Menores de 16 anos apenas acompanhados pais/responsável legal. Sujeito a alteração, conforme decisão judicial)
FICHA TÉCNICA
Idealização - Gustavo Nunes e Marcelo Pires
Diretor Artístico - Pedro Brício
Autora - Patrícia Andrade
Colaborador de texto e pesquisa - Marcelo Pires
Diretor Musical e Arranjos - Daniel Rocha
Coreógrafa - Marcia Rubin
Elenco
Rodrigo Salva
Gabriel Manita Franco Kuster
Nando Motta (alternante Herbert Vianna) Barbara Ferr
Hamilton Dias Herberth Vital
Maria Vitória Rodrigues Pedro Balu
Músicos
Teclado I e Regência - Eveline Garcia
Teclado II - Anne Amberget
Bateria - Rafael Maia Baixo - Raul d’Oliveira
Guitarra - Raul Colombini
Cenógrafo - André Cortez
Iluminador - Paulo Cesar Medeiros
Figurinista - Karen Brusttolin
Designer de Som - João Paulo Pereira
Visagista - Beto Carramanhos
Assistente de Diretor e Diretor Residente - Pedro Rothe
Assistente de Diretor Musical e Pianista Regente - Evelyne Garcia
Informações: Augusto Tortato
Opmerkingen