Música, chopp e alegria na live do Alte Heimat
top of page
Buscar

Música, chopp e alegria na live do Alte Heimat

Evento virtual organizado pela Aintepar será realizado no próximo mês. Grupo germânico será atração no dia 18 de agosto.|


Preservar os costumes trazidos pelos imigrantes é sempre desafiador, mas também um motivo de grande alegria. Este é o objetivo principal do Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, fundado há 56 anos em Curitiba, por Helmut Abeck, Isa Marchmann e Ingborg Ulrich. As músicas, os trajes típicos e as danças da Alemanha, Áustria e Suíça compõem o repertório desta grande família, que hoje mobiliza em torno de cem integrantes, entre adultos e crianças, na capital paranaense.


O grupo conta com o apoio do Colégio Martinus e do Clube 3 Marias para realizar os ensaios das categorias infantil, adulto e master. Mas em 2020 tudo ficou um pouco diferente. Quem conta pra gente é a Verônica Isabela Quandt, coordenadora da categoria adulto, do Alte Heimat.

“Manter viva a chama da tradição e do folclore em meio a pandemia de coronavírus fez surgir um novo estímulo, que nos levou a promover ações diferentes, nunca experimentadas antes pelo grupo. Uma delas foi a gravação de um vídeo, cada um na sua casa, dançando a mesma música”.

Não foi fácil reunir tudo num vídeo só, mas o maestro do coral Ricardo Vendramin Ross editou a produção que fez sucesso na internet:


Assista:


“Durante o isolamento, tivemos que interromper as atividades presenciais, e com isso vieram os ensaios virtuais, reuniões pela internet para rever o pessoal, conversar, e também trazer um pouco de cultura. Às vezes é difícil dançar, mas falamos muito sobre os trajes, a história e o resgate de memórias. Tivemos ocasiões também para falar de coreografias, de forma mais técnica e teórica”, relata.

Verônica está no Grupo há 26 anos e, nessa época do ano, todos estariam na maior euforia com a realização das apresentações no Festival Folclórico de Etnias do Paraná, no palco do Guairão. Mas com a pandemia tudo ficou diferente. Agora, com a notícia de um evento virtual, a galera se animou e os preparativos para a exibição das melhores coreografias apresentadas nos últimos três anos, já estão em andamento.


A apresentação do grupo será no dia 18 de agosto de 2020, às 20h.

“Será um pouco diferente, vamos destacar nossas danças, mostrar os nossos trajes, todas as categorias e mobilizar o público que estiver em casa, seja ele aqui no Brasil ou em outros lugares do mundo, para a relembrar um pouco das nossas origens. Com muita música, chope e alegria, por que não? Cada um fazendo a festa germânica, na sua casa também”.

Em sua história, o Grupo soma apresentações importantes pelo Brasil e em países vizinhos. Participou da inauguração do Teatro Guaíra e, desde então, está na programação anual Festival Folclórico promovido pela Aintepar - Associação Interétnica do Paraná.


Mas neste ano, infelizmente, eventos tradicionais que aconteceriam em cidades como Blumenau, São Bento do Sul, no segundo semestre, dificilmente serão realizados. E quando tudo voltar, quem sabe até incorporar as máscaras, temporariamente, aos figurinos típicos.

Foto Divulgação - Luciano Cezar
“Foram vários cancelamentos nesses primeiros meses do ano e, daqui pra frente, os bailes do chopp que seriam realizados no segundo semestre, por exemplo, como a Oktoberfest, certamente também terão suas programações comprometidas. Não tivemos casos de pessoas do grupo com Covid19, apenas ex-integrantes, mas que já estão bem. Espero que todos continuem se cuidando e que este período de isolamento social traga bastante vontade das pessoas em, ao retornar à vida normal, quererem participar de um grupo folclórico. Espero que possam vir conhecer, para que possamos aumentar nossa família folclórica", convida.

E Verônica conclui convidando a todos para conferir a programação do Festival e a noite dedicada ao

folclore germânico do Alte Heimat.

"Quero que as pessoas percebam que esse movimento é muito saudável, divertido e até mais legal - e barato - do que shopping! (risos) Que traga saudade, para que todos queiram voltar com tudo depois. O grupo entra com a música e a alegria, e cada um separa o seu chopp para tomar junto, no dia 18!"
 

Confira algumas imagens do grupo em nossa Galeria:





275 visualizações
bottom of page