Músicos famosos sepultados no Cemitério Municipal serão tema de visita guiada no sábado (25)
top of page
Buscar

Músicos famosos sepultados no Cemitério Municipal serão tema de visita guiada no sábado (25)


Já que a cidade respira música nestes dias de Oficina de Música de Curitiba, a visita guiada do Cemitério Municipal São Francisco de Paula também entra no ritmo e apresenta neste sábado, 25 de janeiro, a biografia e o trabalho dos grandes nomes do cenário musical paranaense e nacional que estão ali sepultados.


As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (20), por e-mail - visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, e são gratuitas. As vagas são limitadas a 60 pessoas e a confirmação da participação será feita, também, por e-mail. A atividade é promovida pela Oficina de Música em parceria com o Departamento de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Nomes como Benedito Nicolau dos Santos (membro da Academia Brasileira de Música); Augusto Stresser (autor da Sidéria, primeira ópera paranaense) e Bento Mossurunga (que compôs o Hino do Paraná), entre outros, serão relembrados em suas trajetórias e produções.


Quem comanda o tour, com três horas de duração, das 14h às 17h, é a pesquisadora Clarissa Grassi.

“Depois da visita, estão todos convidados a ouvir as composições e canções sobre as quais ouviremos falar dentro do cemitério”, conta Clarissa, também diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente.

O concerto será aberto ao público na praça de entrada principal do cemitério, com o pianista Jeferson Ulbrich e a Banda Lyra Curitibana. O início está marcado para às 17h de sábado.


Ulbrich, convidado especial da programação, teve sua formação musical no Brasil e na Alemanha. Recebeu vários prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e pianista da orquestra Junge Deutsche Philarmonie. Entre as peças que deve executar, estão a Serenata da Ópera Sidéria, de Augusto Stresser; Mimosa Morena, de Benedito Nicolau dos Santos e Corrêa Júnior; e Mazurca, de Brasílio Itiberê.


Serviço:

Visita guiada temática ao Cemitério São Francisco de Paula – Cenário Musical Paranaense Data: 25/1 (sábado) Horário: das 14h às 17h Local: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

*Inscrições: enviar nome completo e número de RG de até 3 participantes

para: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br *Vagas limitadas


Concerto – Músicos Paranaenses do Cemitério São Francisco de Paula, com execução do pianista Jeferson Ulbrich e da Banda Lyra Curitibana Data: 25/1 (sábado) Horário: 17h Local: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

*Gratuito e aberto ao público.

Foto: Cido Marques/FCC

50 visualizações
bottom of page