O Sorriso da Rainha terá temporada de apresentações online
top of page
Buscar

O Sorriso da Rainha terá temporada de apresentações online

A peça virtual é uma visão ficcional da Rainha Elizabeth I sobre si mesma, Shakespeare e sua obra.

Numa noite qualquer, uma grande festa é oferecida à Rainha Elizabeth I pelo seu aniversário. Cansada de tantas bajulações, ela busca em seu gigantesco castelo um lugar sossegado para descansar um pouco. Ao entrar em um aposento, Elizabeth se encontra com a plateia do espetáculo e, a partir daí, inicia um desabafo sobre seus amores e dos altos e baixos de ser rainha. E tudo isso caminha para uma revelação surpreendente a respeito de William Shakespeare, seu autor predileto.


Com texto de Maria Shu e direção de Alexandre Brazil, o espetáculo solo é divertido e questionador. Em cena, a atriz Cacau Merz faz as honras no papel de rainha. A peça já foi apresentada mais de cinquenta vezes, desde 2018, em Casas de Cultura da Prefeitura de São Paulo, no interior de São Paulo através do Circuito Cultural Paulista, entre outras instituições, sempre sendo recebido com grande êxito pelo público e críticas locais.


As apresentações serão virtuais, de 20 de fevereiro a 6 de março.


“A Rainha Elizabeth foi a principal mecenas da era de ouro de Shakespeare. O grande ponto de relevância do espetáculo reside em uma história que faz uso de uma figura histórica para dialogar com questões atuais das mulheres, como sororidade e a mulher nos postos de poder, construindo uma ponte entre a rainha que viveu no século XVI e as mulheres nos dias atuais”, conta o diretor Alexandre Brazil.

Elizabeth e Shakespeare

Elizabeth foi rainha da Inglaterra desde 1558 até a sua morte. Assim como seu pai, Henrique VIII gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia. Foi no reinado de Elizabeth que ocorreu a crescente produção artística, principalmente na dramaturgia que rendeu nomes como William Shakespeare. Durante este período e na era jacobina que se seguiu, o teatro inglês atingiu o seu ponto máximo.


Shakespeare foi um poeta e dramaturgo, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Muitos de seus textos e temas permaneceram vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a grande história de amor por excelência, e Hamlet.


Foi em Londres onde se atribui a Shakespeare seus momentos de maior oportunidade e destaque. Não se sabe exatamente quando Shakespeare começara a escrever, mas alusões contemporâneas e registros de performances mostram que várias de suas peças foram representadas em Londres em 1592. A peça teatral Henrique VIII, do gênero ‘drama histórico’ é de autoria de Shakespeare baseada na vida do Rei Henrique VIII da Inglaterra pai da Rainha Elizabeth. Houve mais sessões especiais para apresentação das peças de Shakespeare nas cortes da Rainha Elizabeth I e o Rei James I do que a de qualquer outro dramaturgo.

Ficha Técnica

Texto: Maria Shu

Idealização e Direção: Alexandre Brazil

Elenco: Cacau Merz Captação e edição de vídeo: Cassandra Mello - Teia Documenta Iluminação: Kleber Montanheiro

Trilha Sonora: Cesar Roldão

Figurino: Alexandre Brazil Gola Rufo: Marichilene Artisevskis Arte Gráfica: Naiana Nascimento Fotografia: Vanda Dantas Operador de Luz: Fellipe Oliveira Operador de Som: Rafael Thomazini Produção: Gabriel Guimard Consultoria de Produção: Joana Pegorari e Ju Paié Coordenadora de Produção: Vanda Dantas

Realização e Gestão de Produção: Escritório das Artes e Cia. Megamini


Serviço

Duração: 50 minutos

Recomendado para maiores de 14 anos

Toda programação será online e gratuita 20/02/2021 - 19h (Sábado)

21/02/2021 – 19h (Domingo)

22/02/2021 – 19h (Segunda)

24/02/2021 – 19h (Quarta)

26/02/2021 – 19h (Sexta)

06/03/2021 – 19h (Sábado)


Retirada de ingressos gratuitos pela plataforma Sympla. Este projeto foi realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc n°14017/2020 / Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ProAC e Governo Federal.


46 visualizações
bottom of page