top of page

“Objeto de Afeto” investiga as memórias guardadas nos objetos do cotidiano

Ação teatral terá sessão com libras, no dia 15 de novembro, às 20h. 

Objeto de Afeto, dramaturgia de Larissa de Lima e Mateus Rettamozo | Foto: Gui Danelhuck
Objeto de Afeto, dramaturgia de Larissa de Lima e Mateus Rettamozo | Foto: Gui Danelhuck

Nos dias 15  e 16 de novembro de 2025, o Teatro Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227) recebe a leitura dramática de Objeto de Afeto, dramaturgia de Larissa de Lima e Mateus Rettamozo, com orientação dramatúrgica de Olga Nenevê e direção de leitura de Ana Rosa Genari Tezza. Em cena, Regina Bastos, Larissa de Lima e Mateus Rettamozo conduzirão a leitura acompanhados pelos músicos Arthur Jaime e Breno Monte Serrat de Moura. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes das sessões.


Como forma de gerar uma participação ativa do público na construção dramatúrgica, “Objeto de Afeto" é um texto que surgiu tendo como disparador criativo intervenções artísticas que ocorreram entre os meses de abril a agosto de 2025 em parques e praças das cinco regiões da Curitiba. Ao todo, quarenta pessoas compartilharam suas narrativas durante as intervenções.

“A experiência de ouvir as pessoas e transformar essas histórias em matéria poética nos fez repensar a própria ideia de criação. Objeto de Afeto é sobre o que acontece quando abrimos espaço para escutar — o outro e também a nós mesmos”, afirma Larissa de Lima.

A partir dessas narrativas, somadas às próprias histórias pessoais dos autores, surgiu a dramaturgia que transita entre o real e o imaginário, o individual e o coletivo, propondo uma reflexão sobre o que permanece de nós nas coisas que guardamos. “Durante o processo, percebemos que os objetos não eram o ponto final, mas o caminho. Cada encontro revelou uma forma diferente de amar, lembrar e viver. O teatro tornou-se o espaço para costurar essas vozes”, considera Mateus Rettamozo.


Serviço:

Objeto de Afeto – Leitura Dramática

Sinopse: No epicentro do mundo, em um depósito subterrâneo de memórias, duas mulheres — Alba e Pilar — catalogam objetos da humanidade. Folhas, discos, canecas, máquinas e cacos revelam histórias de amor, perda e sobrevivência. O trabalho cotidiano transforma-se em um ritual de lembrança. Objeto de Afeto, dramaturgia de Larissa de Lima e Mateus Rettamozo, com orientação de Olga Nenevê e direção de leitura de Ana Rosa Genari Tezza, é uma fábula sobre o poder da memória e a delicada fronteira entre o que se guarda e o que é preciso deixar ir.

Data: 15 de nov de 2025 às 20h (com libras), 16 de nov de 2025 às 17h

Local: Teatro Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227 - Centro)

Ingressos: Gratuito (distribuídos por ordem de chegada 1h antes da leitura)

Classificação indicativa: 10 anos

Instagram: @_dobradica_


Ficha técnica:

Dramaturgia: Larissa de Lima e Mateus RettamozoOrientação dramatúrgica: Olga NenevêElenco: Regina Bastos, Larissa de Lima, Mateus RettamozoDireção de leitura: Ana Rosa Genari TezzaIluminação e operação de luz: Alexandre LuftMúsicos: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat de MouraIntérprete de Libras: Fluindo LibrasDesigner gráfico: Sergio TrevisanRegistro audiovisual: Guilherme Danelhuk (Guinomos Filmes)Comunicação e imprensa: Larissa de LimaProdução: Dara van Doorn e Laura Tezza (Entre Mundos Produções Artísticas)

Realização: Dobradiça – Realizações Artísticas

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL


Larissa de Lima | Comunicação e Arte

bottom of page