“Objeto de Afeto” investiga as memórias guardadas nos objetos do cotidiano
- Toca Cultural
- há 18 minutos
- 2 min de leitura
Ação teatral terá sessão com libras, no dia 15 de novembro, às 20h.

Nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, o Teatro Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227) recebe a leitura dramática de Objeto de Afeto, dramaturgia de Larissa de Lima e Mateus Rettamozo, com orientação dramatúrgica de Olga Nenevê e direção de leitura de Ana Rosa Genari Tezza. Em cena, Regina Bastos, Larissa de Lima e Mateus Rettamozo conduzirão a leitura acompanhados pelos músicos Arthur Jaime e Breno Monte Serrat de Moura. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes das sessões.
Como forma de gerar uma participação ativa do público na construção dramatúrgica, “Objeto de Afeto" é um texto que surgiu tendo como disparador criativo intervenções artísticas que ocorreram entre os meses de abril a agosto de 2025 em parques e praças das cinco regiões da Curitiba. Ao todo, quarenta pessoas compartilharam suas narrativas durante as intervenções.
“A experiência de ouvir as pessoas e transformar essas histórias em matéria poética nos fez repensar a própria ideia de criação. Objeto de Afeto é sobre o que acontece quando abrimos espaço para escutar — o outro e também a nós mesmos”, afirma Larissa de Lima.
A partir dessas narrativas, somadas às próprias histórias pessoais dos autores, surgiu a dramaturgia que transita entre o real e o imaginário, o individual e o coletivo, propondo uma reflexão sobre o que permanece de nós nas coisas que guardamos. “Durante o processo, percebemos que os objetos não eram o ponto final, mas o caminho. Cada encontro revelou uma forma diferente de amar, lembrar e viver. O teatro tornou-se o espaço para costurar essas vozes”, considera Mateus Rettamozo.
Serviço:
Objeto de Afeto – Leitura Dramática
Sinopse: No epicentro do mundo, em um depósito subterrâneo de memórias, duas mulheres — Alba e Pilar — catalogam objetos da humanidade. Folhas, discos, canecas, máquinas e cacos revelam histórias de amor, perda e sobrevivência. O trabalho cotidiano transforma-se em um ritual de lembrança. Objeto de Afeto, dramaturgia de Larissa de Lima e Mateus Rettamozo, com orientação de Olga Nenevê e direção de leitura de Ana Rosa Genari Tezza, é uma fábula sobre o poder da memória e a delicada fronteira entre o que se guarda e o que é preciso deixar ir.
Data: 15 de nov de 2025 às 20h (com libras), 16 de nov de 2025 às 17h
Local: Teatro Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227 - Centro)
Ingressos: Gratuito (distribuídos por ordem de chegada 1h antes da leitura)
Classificação indicativa: 10 anos
Instagram: @_dobradica_
Ficha técnica:
Dramaturgia: Larissa de Lima e Mateus RettamozoOrientação dramatúrgica: Olga NenevêElenco: Regina Bastos, Larissa de Lima, Mateus RettamozoDireção de leitura: Ana Rosa Genari TezzaIluminação e operação de luz: Alexandre LuftMúsicos: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat de MouraIntérprete de Libras: Fluindo LibrasDesigner gráfico: Sergio TrevisanRegistro audiovisual: Guilherme Danelhuk (Guinomos Filmes)Comunicação e imprensa: Larissa de LimaProdução: Dara van Doorn e Laura Tezza (Entre Mundos Produções Artísticas)
Realização: Dobradiça – Realizações Artísticas
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL
Larissa de Lima | Comunicação e Arte


















