top of page
Buscar

Obra clássica Ilíada, de Homero, é encenada em Curitiba

Espetáculo “Ilíada - canto 8”, com direção de Octavio Camargo, fica em cartaz em curta temporada no Teatro Barracão Encena.

Celia Ribeiro | Foto: Gilson Camargo

Ilíada, de Homero, considerada obra essencial para a estruturação do pensamento ocidental, terá um de seus 24 cantos apresentado em uma montagem no Teatro Barracão Encena. O Canto 8, com atuação de Célia Ribeiro, fica em cartaz em curta temporada, nos dias 1, 2 e 3 de setembro. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla.


O espetáculo integra o projeto desenvolvido pela Cia Ilíadahomero de Teatro, que já realizou a montagem dos 24 cantos da Ilíada, na tradução de Manoel Odorico Mendes (1799-1864). Escrito entre 800 e 700 a.C., a Ilíada, de Homero, é uma epopeia sobre a Guerra de Troia e narra os acontecimentos do último ano do conflito, que teria se estendido por uma década até a vitória dos gregos sobre os troianos.


Com iluminação de Beto Bruel, o espetáculo abrange o Canto 8, quando Júpiter proíbe os demais deuses de interferirem diretamente na guerra. Juno e Minerva tentam desobedecer suas ordens, mas são refreadas por Iris, a deusa mensageira. Os troianos ganham espaço na batalha e, ao fim do Canto 8, o exército de Heitor pernoita fora dos muros da cidade, prestes a incendiar as naus dos Gregos.


O Canto 8 é o foco dos estudos da atriz Célia Ribeiro desde 1999. “Ao longo desse período, com nosso diretor Octavio Camargo, tivemos a oportunidade de explorar abordagens para a encenação. Neste momento, nossa ênfase está em narrar essa história, envolvendo-nos com os diversos personagens e expressando a intensidade física que essa batalha nos proporciona”, conta.


Cia Iliadahomero de Teatro


Fundada em 1999 em Curitiba pelo diretor Octavio Camargo, a Cia Iliadahomero de Teatro tem por objetivo a encenação do texto integral da “Ilíada” e da “Odisseia” de Homero, além de outras obras literárias de interesse universal. Mais informações sobre o trabalho da Cia Iliadahomero de Teatro em https://iliadahomero.wordpress.com/


Serviço:

Ilíada, Canto 8, com Célia Ribeiro

1, 2 e 3 de setembro

De sexta a domingo, 20h30

Teatro Barracão Encena

Rua Treze de Maio, 160, Centro - Curitiba

Ingressos R$ 50 e R$ 25 na plataforma Sympla


Ficha Técnica

Direção: Octavio Camargo

Atriz: Célia Ribeiro

Iluminação: Beto Bruel

Operador de luz: Clever d`Freitas

Foto e documentação: Gilson Camargo

Arte gráfica: Foca Cruz

Produção: Patrícia Reis Braga

Apoio: Teatro Barracão Encena


Informações: Paula Melech


22 visualizações

Comments


bottom of page