top of page

Obra de Jessica Stori será lançada em Curitiba no próximo sábado, 11 de julho

Publicado pela Telaranha Edições, o livro "Foi um jeito de derreter" reúne literatura e imagens em uma narrativa que marca a estreia da autora na prosa ficcional

Jessica Stori | Foto: Dédallo Neves
Jessica Stori | Foto: Dédallo Neves

A escritora e historiadora curitibana Jessica Stori lança no próximo sábado, 11 de julho, seu primeiro livro de ficção em prosa, “Foi um jeito de derreter” (Telaranha Edições). Parte de projeto homônimo selecionado e apoiado pelo edital Rumos 2023-2024 do Itaú Cultural, a novela alia escrita e imagem para contar uma história sobre cuidado, adoecimento, memória e vulnerabilidade, acompanhando duas mulheres cujas trajetórias voltam a se cruzar após uma delas vivenciar urgências causadas por uma doença.

 

Ambientada entre Uberaba, bairro onde a autora cresceu, e o município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a narrativa acompanha os tumultos no cotidiano da protagonista Lorena ao reencontrar Marta, anos depois de ambas viverem um afastamento. A partir dessa convivência, o livro percorre lembranças, documentos, diferentes vozes narrativas e vestígios de uma relação marcada por afetos, traumas e incomunicabilidade.

 

O lançamento acontece às 10h, na Telaranha Livraria e Café, e contará com uma roda de conversa entre a autora e o público, com apresentação realizada pelo escritor Dédallo Neves e mediação da escritora Rafaela Tavares Kawasaki. O bate-papo será seguido por uma sessão de autógrafos.

 

Outro olhar literário para as cidade

A novela tem como base uma pesquisa de campo realizada por Jessica pela Região Metropolitana de Curitiba e pelo bairro Uberaba. Ao escolher esses territórios, a escritora desloca o olhar das representações mais recorrentes da cidade e sua vizinhança na literatura, geralmente associadas ao centro da capital, para construir outras paisagens para sua escrita. "Quero levar o bairro onde eu cresci para a literatura", resume.

 

Livro "Foi um jeito de derreter", de Jessica Stori | Foto: Divulgação
Livro "Foi um jeito de derreter", de Jessica Stori | Foto: Divulgação

Segundo ela, o livro procura apresentar um Paraná com cenários e personagensque correm pelos contornos das fronteiras imaginadas e materializadas através de políticas de marginalização, mas um espaço de experiências inventivas. As fotografias, colagens e outros registros produzidos durante essa investigação também integram a publicação, além de servir de eixo para uma série de vídeo-ensaios disponibilizados na internet ao longo do projeto, abrindo ao público parte do processo de criação da obra.

 

A orelha de “Foi um jeito de derreter” é assinada pela escritora, roteirista e diretora Ana Johann. Ao apresentar a novela ao leitor, ela destaca a capacidade de Jessica de construir uma linguagem que acolhe a estranheza sem buscar resolvê-la. Para Johann, a força do livro faz com que a narrativa continue a reverberar mesmo depois do fim da leitura. "As palavras seguem pulsando como última matéria possível de um ser que existiu e que, pela linguagem de Stori, continuará existindo e vivendo agora no seu imaginário."

 

Sobre a autora

Jessica Stori é escritora, historiadora e colagista. Foi um jeito de derreter marca sua estreia na prosa de ficção e sua segunda publicação autoral. Em 2020, lançou o livro de poemas Carne e colapso (Urutau). Integrante do Coletivo Membrana Literária, também participa das publicações coletivas Corja!, BRA_IL e da antologia Chão Brasil.

 

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, recebeu o Prêmio Excelência Acadêmica de Pós-Graduação (UFPR, 2025) pela tese "Fazer da vida a máxima poesia: escrita, pensamento e ação na trajetória de Simone Weil. Sua pesquisa se dedica à História e aos Estudos de Gênero, com foco na produção literária, artística e intelectual de mulheres. Também atua como colagista, ilustrando capas de livros e textos literários, além de ministrar oficinas de escrita e colagem.

 

Lançamento do livro Foi um jeito de derreter, de Jessica Stori

Data: 11 de julho de 2026 (sábado)

Horário: 10h

Entrada: gratuita

Local: Telaranha Livraria e Café (Rua Ébano Pereira, 269, Centro, Curitiba/PR)

Preço: R$ 68,00




Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page