Buscar

Olga Kiun e Davi Sartori interpretam George Gershwin em nova live no dia 6 de agosto

Concerto didático “O jazz na música clássica” será transmitido dia 06 de agosto (quinta-feira), às 20h, no Facebook.|


A pianista russa Olga Kiun e o compositor brasileiro Davi Sartori são as atrações da nova live da Unicultura na próxima quinta-feira (6), às 20h, no perfil da ONG no Facebook. Os músicos apresentam repertório escolhido para mostrar ao piano a combinação do jazz com a música clássica.


Com 40 minutos de duração, o programa reserva três composições do músico George Gershwin - “Três Prelúdios” (1926), “Summertime” da sua ópera “Porgy and Bess” (1935) e a consagrada Rhapsody in Blue (1924).

A especialista Liana Justus também participa com comentários contextualizados sobre as composições executadas. Originalmente apresentado em junho de 2019, na cidade de Medianeira, o concerto didático retorna com uma versão editada inédita dentro do Projeto Bravíssimo.


Gershwin - Pioneiro de uma nova era na música popular e na música clássica americana, George Gershwin (1898 - 1937) uniu os dois estilos. Pianista e compositor americano, escreveu a maioria de suas obras vocais e teatrais em parceria com seu irmão Ira Gershwin (1896-1983). Compôs 22 musicais e mais de 700 canções. 



A composição que marca a entrada do jazz na música clássica é Rhapsody in Blue, tocada em Nova York, em 1924, na presença dos compositores russos Stravinsky e Rachmaninoff. Gershwin compôs os Três Prelúdios em 1926. Cada prelúdio é um exemplo da música clássica americana do início do século 20, influenciada pelo jazz. O primeiro apresenta ritmos variados, do blues ao baião brasileiro, com sonoridade bem jazzística. O segundo, uma canção de ninar com sabor de jazz. Já no terceiro, Gershwin coloca um caráter espanhol, mas também com a presença do jazz.


Olga e Davi - Radicada em Curitiba desde os anos 1990, Olga Kiun (74) iniciou seus estudos de piano aos 6 anos com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisinau (Moldávia). Aos 17 anos, ingressou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. No Brasil, atuou como solista na Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras. Formou várias gerações de músicos em Curitiba.

Pianista, arranjador e compositor, Davi Sartori foi aluno de Olga Kiun na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Premiado em concursos por todo o país, atuou como solista nas principais orquestras do sul do Brasil, tendo se apresentado com a Camerata Antiqua de Curitiba. Foi solista com a orquestra de cordas de Ribeirão Preto, com a regência de Claudinei Alves De Oliveira, e com a Orquestra de Câmara no Festival Olga Kiun, com regência de Osvaldo Colarusso.


Curso - Outra atração para quem acompanhar o evento é a oportunidade de ganhar o curso da professora Liana Justus “A Música Clássica no Cinema” em homenagem ao maestro italiano Ennio Morricone'' falecido recentemente. Para receber acesso gratuito aos vídeos com as aulas basta publicar seu email durante a transmissão do recital. 


Projeto Bravíssimo - Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Frimesa, da Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar, apoio da Prefeitura Municipal de Medianeira, Rede Costa Oeste de Comunicação e Publicar Painéis o projeto Bravíssimo fomenta a música clássica instrumental por meio de uma programação anual de concertos. Os espetáculos acontecem em continuidade ao projeto da compra de um piano para a cidade de Medianeira, cujos objetivos estão focados em oferecer uma nova proposta cultural, com programação e formação de plateia. As apresentações são concertos didáticos que levam à população informações relevantes do segmento clássico musical.


Serviço:

Projeto Bravíssimo apresenta “O jazz na música clássica”

Data: 06 de agosto de 2020

Horário: 20h

Local: https://www.facebook.com/unicultura.ong/live/

Duração:  40 min

Realização: Unicultura

Patrocínio: Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar

0 visualização