Original Einigkeit Tanzgruppe é atração deste sábado no Youtube da Aintepar
top of page
Buscar

Original Einigkeit Tanzgruppe é atração deste sábado no Youtube da Aintepar

Projeto “O que nos Une” exibe vídeos produzidos pelos grupos folclóricos até o dia 30 de agosto.

Folclore resgata danças da cultura germânica | Foto: Toca Cultural

A alegria das danças folclóricas germânicas são contagiantes. E para quem participa de grupos como o Original Einigkeit Tanzgruppe Sociedade Thalia, cada encontro, é como se fosse uma grande festa.


Além dos eventos temáticos que celebram a cultura alemã pelo país, todos os anos o grupo participa do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, realizado no Teatro Guaíra. Porém, devido a pandemia, este já será o segundo ano sem esse atrativo, que é considerado um clássico curitibano. No ano passado foi realizada uma edição especial e virtual. Mas em 2021, quando o evento completaria 60 anos, a decisão foi a de adiar a festa para o próximo ano e aguardar a tão esperada reabertura das cortinas do palco do Guairão.


Conversamos com Marcos von Müller Berneck Murara, do Original, que falou sobre este momento vivido pelo grupo.

“O Festival é o ponto alto do ano, da maioria dos grupos, onde se encontram todas as etnias e é muito triste não poder realizar novamente. Com certeza no ano que vem estaremos todos juntos, e será aquela festa, maior ainda. Estamos usando o nosso tempo para nos aprimorar”.
Foto: Toca Cultural

Ficar um ano e meio sem atividades foi bastante desafiador para o grupo, que, felizmente, não sofreu a perda de integrantes para a Covid-19. A retomada das atividades, no entanto, deve ser lenta e seguindo todos os cuidados possíveis. Marcos conta que os ensaios retornaram no final de junho, com um protocolo de segurança bem rígido, com tapete sanitizante, o uso de álcool em gel, de máscara e distanciamento entre os pares.

"Foi com muita alegria que a gente retornou e viu que funciona. A sala do ensaio é bem arejada. Todos estão se sentindo seguros e seguindo os protocolos exigidos. A maioria do pessoal já foi vacinado, faltando ainda alguns mais jovens. E a gente tá muito contente em reencontrar o pessoal."

O grupo chegou a fazer apresentações presenciais em novembro de 2020, quando a pandemia parecia ter dado uma trégua.

Original Einigkeit Tanzgruppe no palco do Guairão | Foto: Toca Cultural
"Fomos em dez pares até Belo Horizonte, contratados pelo consulado da Áustria, para uma apresentação no Dia nacional da Austria, e lá também estivemos no Hofbräuhaus da cidade, que é a única filial da América Latina da mesma cervejaria que existe em Munique na Alemanha, com opções gastronômicas típicas da cozinha bávara. Muito legal. Nos moldes que fizemos sempre no Bar do Alemão em Curitiba. Devemos voltar pra lá em outubro. Chegamos a fazer algumas lives, mas realmente noa tivemos muitas atividades."

Para o próximo ano, o grupo já tem convite para participar do maior Festival Folclórico da Europa, na Lituânia, e os preparativos já começaram. Por fim, Murara deixa uma mensagem para todos de fé e esperança para todos.


"Depois de um período tão grande de isolamento, onde ficamos tanto tempo distante dos amigos, vamos valorizar muito mais a amizade, a união entre os povos... e folclore é isso. É algo que precisa ser vivido no dia a dia. Não deixaremos morrer nunca! E daqui pra frente será só alegria. Nesse ano estamos fazendo 30 anos e em setembro vamos abrir nosso ano festivo com muitas novidades", anuncia.

As histórias do grupo e da união entre os folcloristas serão apresentadas num vídeo, nesta noite de sábado, 21 de agosto, às 21h, no Canal do Youtube da Aintepar. Não perca:


Confira os próximos vídeos:

22 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ÍTALO-BRASILEIRO DE SANTA FELICIDADE


23 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO RAÍZES DE BOLÍVIA


24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H

FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK


25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS


26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA


27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA


28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS


29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA


30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ



317 visualizações
bottom of page