Público poderá apreciar, gratuitamente, obras de Beethoven, Mussorgsky e Dvořák.
O grande concerto de encerramento do “V Festival Orquestra Jovem Alegro” será realizado no dia 14 de novembro, às 20h, no Teatro Positivo. A apresentação conta com participação especial do solista internacional Cristian Budu, no piano, e também da Orquestra Infantil Alegro (OIA). A entrada é gratuita e limitada, por ordem de chegada. No repertório, obras de Beethoven, Mussorgsky e Dvořák.
Realizado pela Associação Musical Alegro, fundada pelo músico britânico Edward Matkin, o concerto é a celebração de uma semana inteira de atividades musicais com jovens instrumentistas de todo o país. A associação tem como objetivo incentivar e transformar, por meio da música, a realidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de Curitiba, a Alegro está presente em Almirante Tamandaré, Antonina, Paranaguá e Piraquara, apoiando projetos sociais nos quais crianças e adolescentes têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar, na música, um caminho para o futuro e suporte para enfrentar os desafios do cotidiano.
Uma parceria de apoio cultural leva as apresentações da Associação Musical Alegro para a UP Experience, responsável pela gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX). O TUX é a casa oficial dos músicos que, desde o início do ano, passaram a realizar todos os ensaios nos espaços da universidade. Ainda neste ano, os músicos serão anfitriões do Grande Concerto de Natal, em dezembro, com participação da Orquestra Jovem Alegro.
Para o diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva, "essa parceria é uma iniciativa que busca apoiar um projeto inovador e de alta qualidade, que permite a crianças e adolescentes desenvolverem um aprendizado musical e, ao mesmo tempo, apresentarem à sociedade belíssimos concertos no maior teatro do Paraná”. O maestro Roberto Ramos é o encarregado de transmitir a mensagem do compositor e estruturar a interpretação da música segundo sua visão artística. “Sem a plateia, o músico se sente como se chegasse em casa e a encontrasse abandonada e vazia. Por isso, queremos que toda a população participe desse grande espetáculo”, reforça o convite. Confira a playlist do concerto no Spotify.
Serviço
V Festival Orquestra Jovem Alegro | Concerto de Encerramento Local: Teatro Positivo - Universidade Positivo (Campus Ecoville) - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville Quando: segunda-feira, 14 de novembro de 2022, às 20h Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada Mais informações: (41) 99870-6229 Programação V Festival Orquestra Jovem Alegro Quinta-feira, 10 de novembro, 20h Música de Câmara Concerto de alunos e professores do V Festival Orquestra Jovem Alegro Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro) Sexta-feira, 11 de novembro, 20h Música de Câmara Concerto de alunos e professores do V Festival Orquestra Jovem Alegro Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 - Centro) Sábado, 12 de novembro, 20h Música de Câmara Concerto de alunos e professores do V Festival Orquestra Jovem Alegro Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 - Centro) Domingo, 13 de novembro, 17h Música de Câmara Concerto de alunos e professores do V Festival Orquestra Jovem Alegro Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 - Centro) V Festival Orquestra Jovem Alegro-Concerto de Encerramento
Local: Teatro Positivo - Universidade Positivo (Campus Ecoville) - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville
Quando: segunda-feira, 14 de novembro de 2022, às 20h
Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada
Mais informações: (41) 99870-6229
PROGRAMA
Grande concerto de encerramento V Festival Orquestra Jovem Alegro Igor Stravinsky: Apollon Musagète Benjamin Britten: Fanfarra para St Edmundsbury Ludwig van Beethoven: Concerto para piano n.º 5 em Mi bemol maior, op. 73 - “Imperador” Modest Mussorgsky: Great Gate of Kiev & Hopak (Grande Portão de Kiev e Hopak) Georg Friedrich Händel: Hallelujah Antonín Leopold Dvořák: Sinfonia n.º 9 em Mi menor (Sinfonia do Novo Mundo) Op. 95
Sobre a Associação Musical Alegro
Desde março de 2016, a Associação Musical Alegro vem desenvolvendo um intenso programa de educação musical de reconhecida relevância e excelência no sul do Brasil. O trabalho da Alegro se desenvolve sobre três pilares: Núcleos de Ensino de Música, Orquestra Infantil Alegro e Orquestra Jovem Alegro. A Alegro apoia seis Núcleos de Ensino que proporcionam acesso à educação musical para crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, a Alegro está apoiando mais de 600 crianças e jovens em Piraquara, Almirante Tamandaré, Antonina, Paranaguá, no bairro CIC, em Curitiba, e na cidade da Lapa.
Comments