Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto virtual no dia 11 de dezembro
top of page
Buscar

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto virtual no dia 11 de dezembro

Os músicos convidaram bailarinos do Balé Teatro Guaíra e concerto será o encerramento da Série Música de Câmara 2020.|


No próximo dia 11 os músicos da OSP apresentam o concerto virtual de encerramento da Série Música de Câmara 2020. O projeto começou em junho por iniciativa dos próprios músicos, com a curadoria do maestro-titular Stefan Geiger. Para o concerto de encerramento, eles prepararam uma programação especial. Serão três obras do compositor argentino Astor Piazzolla com a participação especial de bailarinos do Balé Teatro Guaíra. Os concertos foram gravados em estúdio, respeitando as normas de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde. "Fazer a Série Música de Câmara em formato virtual foi divertido, mas também desafiador", conta a violinista da OSP, Martina Lohmann, uma das responsáveis pela coordenação do projeto.


"Os músicos estavam interessados em manter a Série, mesmo que não fosse possível ir ao palco. Como não tivemos verba para a maioria dos concertos, tarefas como a edição do áudio e a sincronização de vídeo foram realizadas voluntariamente pelos próprios músicos ou por amigos da orquestra", completa a violinista.

Para os músicos que participaram do projeto, a Série Música de Câmara foi uma forma de canalizar a energia criativa, a vontade de trabalhar e de ter contato, por mais que restrito ao ambiente virtual, com o público.


"A pandemia tem sido desafiadora para todos. A grande maioria dos meus colegas músicos nunca passou por mais de 3 meses sem ensaios, concertos ou concursos. Em um contexto de tantas privações e dificuldades, o poder da arte de criar e expressar um sentido de comunidade tem feito toda a diferença, para nós e para o público", disse Júlio Zabaleta, flautista da OSP e um dos coordenadores da Série.

Neste ano, vários grupos trouxeram propostas de músicas do compositor argentino Astor Piazzolla e foi o mais tocado em 2020. Historicamente, ele é conhecido por incorporar elementos do tango em suas composições. As três obras que serão apresentadas no concerto de encerramento são consideradas tangos e, por isso, surgiu a ideia de convidar os bailarinos do Balé Teatro Guaíra a se juntarem ao projeto.


"A música de Piazzolla é muito instigante e inspiradora e é impossível ouvi-la sem pensar nos movimentos de bailarinos. A interação da Orquestra com o Balé é sempre artisticamente enriquecedora para os dois grupos e o resultado dos vídeos ficou muito bonito", explica Ricardo Molter, spalla da OSP e um dos coordenadores da Série Música de Câmara 2020.


As coreografias foram criadas especialmente para o projeto. Os bailarinos participantes gravaram no Teatro José Maria Santos.


"É a nossa função dentro da sociedade proporcionar momentos de exploração interior e ajudar a dar vazão à alegria, ao luto, à esperança e todas outros sentimentos que temos experimentado tão intensamente. Uma pandemia sem arte seria insuportável", disse Júlio Zabaleta, flautista da OSP.

No dia 11 de dezembro, às 18h, a Orquestra Sinfônica do Paraná convida a todos para participarem do concerto virtual de encerramento. O público poderá interagir ao vivo e, além das músicas, haverá depoimentos dos participantes no projeto. Após a exibição no Facebook da OSP o material completo estará disponível nas redes sociais da Orquestra e do Teatro Guaíra.


Serviço

Série Música de Câmara 2020 | Temporada Virtual Concerto de Encerramento

Quando: 11 de dezembro de 2020 Horário: 18h Onde: http://www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana Valor: gratuito Programa de concerto: Astor Piazzolla (1921-1992) Se Fue Sin Decirme Adiós Saint Louis en l'Île La Misma Pena.

11 visualizações
bottom of page