Os Gêmeos estão de volta ao MON
top of page
Buscar

Os Gêmeos estão de volta ao MON

Em 2008, na Exposição Vertigem, os artistas Gustavo e Otávio Pandolfo criaram ações interativas, mas nem pensavam que voltariam um dia para pintar a fachada do Museu. Relembre:

Irmãos têm obras produzidas em todo o mundo | Foto: Toca Cultural

O Museu Oscar Niemeyer (MON) iniciou esta semana a venda de ingressos para a exposição “OS GÊMEOS: Segredos”. Eles poderão ser adquiridos exclusivamente on-line e terão dia e horário marcados para a visita. A mostra será inaugurada no dia 18 de setembro e ficará em cartaz até 3 de abril de 2022. Produção original da Pinacoteca de São Paulo, a exposição em Curitiba é uma parceria com o MON, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná.

Serão apresentados mais de 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações dos artistas.


“OSGEMEOS: Segredos” é a primeira retrospectiva de grande porte que examina a produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até a atualidade. “Esta é a maior exposição já produzida por eles”, comenta o curador da mostra, Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

Foto: Filipe Berndt
“Como indica o título ‘Segredos’, o objetivo da mostra é revelar novas visões do fazer artístico d’OSGEMEOS. Objetos pessoais, como cadernos, fotos, desenhos e pinturas que datam desde a infância dos dois irmãos até hoje são apresentados ao público pela primeira vez, incluindo estudos e obras de arte que precedem em muito seus famosos personagens e lançam luz sobre as raízes de seu surgimento. Influências artísticas e colaborações são expostas ao lado de pinturas e esculturas recentes”, informa o curador.

Em 2008, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo estiveram no Museu Oscar Niemeyer com a exposição "Vertigem", a primeira individual dos artistas num grande espaço público brasileiro. Além de pinturas e intervenções artísticas, obras interativas também estavam disponíveis na época.


Confira nossas imagens de arquivo:

Foto: Arquivo Lana / 2008

Na época, eram seis pinturas e três instalações. Duas delas, esculturas de grande porte. A instalação interativa "Os Músicos"era um experimento sonoro produzida pelos irmãos. Uma série de caixas de som pintadas como cabeças amarelas, formando uma espécie de coro. E outra, suspensa, onde era possível entrar com meio corpo e ter uma experiência imersiva interessante, com múltiplos espelhos. Por fora, era assim:

Foto: Arquivo Lana / 2008

E por dentro, uma série de espelhos dava a sensação de multiplicidade. Era muito interessante!

Foto: Arquivo Lana / 2008

Aqui abaixo, imagem das caixas de som, que possibilitava ao público "tocar" na obra, literalmente:

Foto: Arquivo Lana / 2008

Os artistas


Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974) construíram uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público.

Esse percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canada (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão (2008) e a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada, e a Trienale de Milão (2006), entre outros. Ao longo de sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

"Chuva de Verão" | Foto: Arquivo Lana / 2008

Gustavo e Otávio sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa desde o início de sua produção, em meados da década de 1980. Os artistas partiram de uma forte imersão na cultura hip hop, que havia chegado ao Brasil no momento em que os irmãos começaram a produzir, e da influência da dança, da música, do muralismo e da cultura popular para desenvolver um estilo singular, com atmosfera alegre, que acabou se tornando um emblema dos espaços urbanos pelo Brasil e pelo mundo.

Seus trabalhos contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida. OSGEMEOS mantém seu ateliê, até hoje, no Cambuci, antigo bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual passaram sua infância e juventude. A partir da década de 1990, suas experimentações – não só em graffiti, mas também pintura em telas e esculturas estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.


Serviço:

“OSGEMEOS: Segredos”

Produção original da Pinacoteca de São Paulo

De 18 de setembro a 3 de abril de 2022

Museu Oscar Niemeyer

VENDA DE INGRESSOS exclusivamente on-line, com dia e hora marcados (clique aqui)

Locais expositivos: Olho, Torre do Olho e espaços externos.

***Este ingresso dá direito também a visitar as demais exposições do MON.


De terça a domingo, das 10h às 18h (último acesso às 17h).

Preço dos ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia) + taxas de conveniência

Acesso gratuito às quartas-feiras, mediante agendamento de horário neste site (último acesso: 17h).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS INGRESSOS:

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Terça a domingo, das 10h às 18h

Não há bilheteria física para a exposição “OSGEMEOS: Segredos”. Venda exclusiva on-line. Último horário de acesso: 17h.


Importante:

1 – O horário marcado e indicado no ingresso é exclusivo para a entrada na exposição “OSGEMEOS: Segredos”, localizada no Olho. O acesso é feito pelo subsolo do edifício principal do Museu. Os demais espaços e mostras em cartaz podem ser visitados de forma livre, antes ou após a visitação da exposição “OSGEMEOS: Segredo”.

2 – A tolerância para acesso à exposição “OSGEMEOS: Segredos” em relação ao horário marcado será de 15 minutos. Após esse tempo, o ingresso perderá sua validade, sem direito a reembolso ou remarcação.

3 – Para evitar atrasos e imprevistos, recomendamos que o visitante chegue ao Museu com pelo menos 20 minutos de antecedência, já que pode haver fila nos momentos de maior fluxo de visitantes. É preciso ter em conta também o tempo de deslocamento necessário entre a porta de acesso geral e a entrada específica da exposição.

4 – Todos os visitantes deverão passar pelo controle de temperatura e pelo detector de metais. Pertences como mochilas, bolsas de grande formato, líquidos, comidas, assim como guarda-chuvas, brinquedos, tripés, entre outros, deverão ser deixados no guarda-volumes. Para facilitar o seu acesso, evite levar esses objetos ao Museu.

5 – Devido às normas de controle da pandemia, as visitas em grupos estão temporariamente suspensas. Famílias ou grupos de convivência com até 8 pessoas podem permanecer juntos durante a visita.

6 – Existe a opção de visitação apenas às demais salas do Museu, sem acesso à exposição “OSGEMEOS: Segredos”. Nesse caso, a compra pode ser feita neste site, ou na bilheteria física, sem necessidade de agendamento.

POLÍTICA DE GRATUIDADE

Entrada gratuita, mediante apresentação de documento comprovatório e marcação prévia de dia e horário pela plataforma Inti: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e membros do International Council of Museums (ICOM).

O agendamento de visitas de grupos de escolas está temporariamente suspenso devido às normas de controle da pandemia.


Informações: Assessoria com Redação

76 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page