top of page

Parque Estadual de Vila Velha estreia observação de pássaros e coloca Ponta Grossa na rota do birdwatching

Atividade inédita começa neste sábado (20) e oferece experiência exclusiva de contato com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Parque Vila Velha | Foto: Laertes Soares
Parque Vila Velha | Foto: Laertes Soares

O Parque Estadual de Vila Velha dá mais um passo na consolidação de sua vocação como espaço de experiências inovadoras em meio à natureza. Pela primeira vez em sua história, o Parque realiza uma atividade dedicada exclusivamente à observação de pássaros (birdwatching), prática que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. A estreia acontece neste sábado, dia 20, em uma ação inédita, exclusiva e com vagas limitadas.


Voltada a apreciadores da natureza, fotógrafos, pesquisadores e curiosos, a atividade permitirá a observação de espécies migratórias raras e ameaçadas de extinção, como patativas e caboclinhos, em um dos cenários naturais mais emblemáticos do Paraná. O grupo será conduzido pelo historiador e birding guide, Fabiano Geros, referência na área, que guiará os participantes por uma imersão técnica, educativa e sensorial na rica avifauna do Parque.


Para o gestor da Soul Vila Velha, concessionária responsável pela gestão do Parque, Leandro Ribas, a estreia da atividade representa um marco.

“Essa é uma experiência absolutamente inédita no Parque Estadual de Vila Velha. Trata-se de um projeto cuidadosamente pensado para revelar uma nova camada do Parque, que vai além do que normalmente é visto pelo visitante. A observação de aves conecta ciência, educação ambiental e turismo de forma muito especial”, destaca.
Coruja fotografada no Parque Vila Velha pelo Paulo Borges, da Toca Cultural
Coruja fotografada no Parque Vila Velha pelo Paulo Borges, da Toca Cultural

Contato estreito com a natureza

A proposta reforça o caráter exclusivo da iniciativa: são apenas 12 vagas, o que garante uma vivência mais profunda, silenciosa e respeitosa com o ambiente natural. A atividade inicia às 8h15, com previsão de término às 12h30. Pelo menos uma vez por mês, serão percorridos 2,7km em meio às trilhas milenares de Vila Velha.


A atividade tem o investimento de R$ 89,00, além do valor do ingresso do Parque, permitindo que os participantes sigam aproveitando o local ao longo do dia, explorando os atrativos naturais e demais experiências disponíveis.

Parque Vila Velha | Foto: Laertes Soares
Parque Vila Velha | Foto: Laertes Soares

Segundo Ribas, o ineditismo da ação está justamente na forma como o Parque amplia seu olhar sobre a conservação. “O Parque sempre foi reconhecido por suas paisagens icônicas, mas essa atividade revela uma biodiversidade muitas vezes invisível aos olhos do público. É uma estreia que amplia o entendimento sobre a importância da preservação e coloca Vila Velha em sintonia com práticas internacionais de turismo de natureza”, afirma.


Além do caráter turístico, a observação de pássaros tem forte viés educativo e ambiental, despertando a atenção para a conservação de espécies ameaçadas e para o equilíbrio dos ecossistemas. A atividade também se conecta a tendências globais de turismo sustentável, ciência-cidadã e valorização da biodiversidade local.


Outro diferencial da estreia da atividade de observação de pássaros no Parque Estadual de Vila Velha é a acessibilidade da experiência. Para participar, não é necessário possuir binóculos, câmeras profissionais ou qualquer equipamento especializado.

“O birdwatching é uma experiência transformadora. Quem participa passa a enxergar o Parque de outra forma. Estrear essa atividade em Vila Velha é um passo estratégico e simbólico, que reforça o compromisso com inovação, conservação e experiências únicas”, completa Leandro Ribas.

Parque Vila Velha | Foto: Laertes Soares
Parque Vila Velha | Foto: Laertes Soares

A estreia da observação de pássaros consolida o Parque Estadual de Vila Velha como um espaço vivo, em constante movimento, que vai além do turismo tradicional e aposta em experiências inéditas, capazes de atrair novos públicos e aprofundar a relação das pessoas com a natureza.

Mais informações e ingressos: www.parquevilavelha.com.br


Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado em Ponta Grossa-PR, a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.


As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.


Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.com.br/

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page