top of page
Buscar

Peça teatral homenageia atriz Odelair Rodrigues, em novembro

Apresentação será no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, no Rebouças em Curitiba.

Ensaio do espetáculo que relembra atuação de Odelair Rodrigues | Foto: Divulgação

Em formato de metateatro, a montagem "Odelair - uma peça teatral'', presta homenagem à conterrânea Odelair Rodrigues, musa do teatro paranaense. A artista, que é considerada a primeira atriz negra da capital, também foi pioneira na televisão e nas radionovelas, ficando conhecida, principalmente, por seu personagem “Bidê” com o qual contracenava com o também ator, Ary Fontoura.


A encenação conta com momentos marcantes e inéditos sobre a trajetória de vida e carreira de Odelair, que foi uma das grandes pioneiras na difusão cultural do teatral no estado. Quem assina a direção é Kelvin Millarch, acompanhado pela assistente de direção Amanda Soares. Havia uma estreia prevista para o ano de 2020, porém com o avanço da pandemia o projeto inicial tomou forma de curta metragem estreado em 2021 no qual teve seu nome como ‘’Um prólogo para Odelair Rodrigues’’, depois de um enorme sucesso finalmente o projeto ganha forma presencial com estreia marcada para o dia 13 de novembro de 2022.

A história dessa atriz paranaense começou em 1952, quando passou a integrar o grupo de Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná. Odelair entrou em cena no espetáculo "O filho pródigo". Formou-se em contabilidade e por não conseguir se posicionar profissionalmente na área foi trabalhar como doméstica. Ajudou a fundar o Teatro de Bolso, localizado na Praça Rui Barbosa, e foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná. Ganhou diversas premiações ao longo de sua vida profissional. Casou-se, mudou para o Rio de Janeiro, e retornou a Curitiba. Viveu preconceitos, devido a cor de sua pele, desde adolescente. E esta narrativa também deve estar presente nessa homenagem, concebida por Kelvin.

"É um projeto que busca preservar a memória da atriz paranaense de forma a valorizar sua trajetória no teatro, rádio e TV. Com ele, pretendemos trazer a cena uma narrativa completa, forte e presente da vida e obra de uma atriz que será representada por também atrizes negras, paranaenses e que trazem na construção desta persona cênica", conta Kelvin Millarch.

Serviço:

"Odelair - uma peça teatral''

Dias 13 de novembro, às 20h;

20 de novembro, às 16h e às 20h;

e dia 03/12, às 16h e às 20h. Local: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta Rua Lamenha Lins, 1429, Casa Cultural, Rebouças Curitiba, PR Ingresso valor único de R $20,00 (mais a taxa do site). Garanta já o seu: www.ciakadeteatro.com.br ou direto no Sympla: https://www.sympla.com.br/odelair-uma-peca-teatral__1744347?share_id=0

Ficha técnica Direção: Kelvin Millarch Ass. de Direção: Amanda Mattos Direção de Arte: Caio Frankiu Produtora executiva: CIA KÀ Texto: Criação Coletiva Iluminação: Ike Rocha Operação de Luz: Caio Frankiu e Ike Rocha Figurino: Criação Coletiva Elenco: Amanda Soares, Bruno Sanctus, Dani Rocha, Katarina Duarte e Mattias de Sales

16 visualizações
bottom of page