top of page
Buscar

Pequeno Príncipe Norte recebe o Jardim Literário, evento cultural para toda família

Inauguração de biblioteca, murais artísticos, lançamento de livros e contação de histórias marcam a terceira edição do Jardim Literário.

JARDIM LITERÁRIO | FOTOS: LUCAS AMORIM

No sábado, dia 21 de outubro, a partir das 9h, será realizada mais uma edição do Jardim Literário. Desta vez, no Pequeno Príncipe Norte, espaço que, no futuro, vai abrigar a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe, no bairro Bacacheri. O projeto celebra a primavera e reúne uma ampla programação cultural gratuita. Em sua terceira edição, o evento comemora a inauguração de uma biblioteca e de murais artísticos, além de contar com o lançamento e distribuição gratuita de livros, programação infantil e distribuição de mudas de plantas. Uma das principais atrações desta edição é o lançamento dos murais artísticos que fazem parte do projeto Mural com Cor. O projeto, que teve coordenação artística de André Mendes, coloriu diversos espaços da instituição com artes de Carol Lemes, Érika Lourenço e Marcela Calado. No dia da inauguração, as artistas farão uma visita guiada pelo espaço, apresentando os murais e falando sobre as ideias e conceitos para a sua criação. O Jardim Literário também celebra a inauguração da Biblioteca Pequeno Príncipe Norte. Na abertura, o espaço recebe a artista e contadora de histórias Ailén Roberto, que fará uma contação de história para lá de especial a fim de encantar as crianças e suas famílias.

Para completar a festa literária, serão lançados os livros: “É o quê? Minha, Sua, Nossa Língua” de Nélio Spréa e Roland Cirilo, com ilustrações de Bruno Romã e, também, “Uma História Sem Fim para o Rei Joaquim” de Adriane Havro e Luis Teixeira, ilustrado por Evandro Marenda. Ambos terão distribuição gratuita e contarão com sessão de autógrafos.

A entrada para o Jardim Literário é gratuita e o público pode levar brinquedos novos para doação. Os brinquedos arrecadados serão doados ao Hospital Pequeno Príncipe e distribuídos entre os pacientes.

SOBRE AS ATRAÇÕES DO JARDIM LITERÁRIO: O projeto Mural com Cor partiu do bioma paranaense para criar extensos murais artísticos assinados pelas artistas Carol Lemes, Erika Lourenço e Marcella Calado. Os murais foram pintados no espaço que, futuramente, irá abrigar a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe. O projeto cultural, viabilizado pela Lei Rouanet, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com patrocínio de Aldo Solar, Metisa, Ravato, Natuphitus Cosméticos e Linde Vidros. A Biblioteca Pequeno Príncipe Norte foi organizada por meio do projeto Biblioteca Pequeno Príncipe e, por meio da aquisição de acervo, organização e disponibilização para o público, contribui para a formação de novos leitores e para o desenvolvimento humano, cultural e social da região do Bacacheri, onde está localizado o terreno que irá abrigar a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe.

Contando com mais de 3 mil títulos, a biblioteca traz para a comunidade local e público interno do Complexo o acesso gratuito à leitura. Seu acervo é pensado para o público infantojuvenil, mas também inclui livros da área da saúde; história da medicina e da pediatria no Brasil e no Paraná, enfermagem, biofilia, bioética, história natural, relações da medicina com a arte, plantas medicinais, fitoterapia, geografia, meio ambiente, arte e cultura e muitos outros temas. O projeto Biblioteca Pequeno Príncipe Norte foi viabilizado pela Lei Rouanet e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe. Patrocínio de Veirano Advogados, Arcelor Mittal, Nórdica, Tratornew, Omni Financeira, Transunion, Andali, Haitong Brasil, Guararapes, Grupo Mafra, Austral, Itambé, Transmoreno, Electra Energy, Artely, Deal, Dicomp, Nostra Mamma, Ravato. O livro infantojuvenil “É O quê? Minha, Sua, Nossa, Língua” faz parte do projeto Bonitinho Português. A obra apresenta uma série de contos que mostram como o encontro de pessoas de diversas regiões do país (e também de outros lugares do mundo), pode fazer ecoar um tesouro valiosíssimo de vocábulos e verdadeiras maravilhas linguísticas do nosso idioma. O projeto está produzindo, ainda, um audiolivro, que em breve estará disponível no Spotify, com o objetivo de ampliar o acesso à obra. Este projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe. Patrocínio de Aldo Solar. O livro “Uma História Sem Fim para o Rei Joaquim” traz para o leitor o universo do projeto Pipocas no Jardim dos Sonhos, que realiza apresentações semanais no Jardim do Hospital Pequeno Príncipe. A publicação conta uma das tantas histórias presentes nas performances cênicas que acontecem no hospital ao longo de 2023. O projeto disponibiliza, também gratuitamente, em seu canal de YouTube @pipocasdehistorias, vídeos com a história do livro, contendo tradução em libras e audiodescrição. Os personagens, que costumam encantar quem frequenta o Hospital Pequeno Príncipe, também vão marcar presença no Jardim Literário, realizando uma performance única e mágica. O projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe. Patrocínio de Grupo Camagril, Nórdica, Frameport, Vaccinar, Adami, Grupo Philus, Megamix, M.A. Máquinas, Plast & Pack, Metisa, Dissul, Reinvax, Nipponflex, Metalkraft, Boulos.


SERVIÇO

Jardim Literário - terceira edição Dia 21 de outubro de 2023 (sábado), das 9h às 13h. Pequeno Príncipe Norte (R. Dr. Alarico Vieira de Alencar, 10 - Bacacheri, Curitiba) Entrada gratuita e aberta à comunidade. *Doe um brinquedo novo para os pacientes do Pequeno Príncipe Informações: Fernando de Proença



22 visualizações
bottom of page