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Pianistas do Paraná apresentam obra icônica de John Cage em turnê nacional

O concerto raro de sonoridade peculiar irá circular, entre setembro e outubro deste ano, por cinco cidades brasileiras.

As pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo – Foto: Gabriel Stocchero

Parafusos (de diferentes tipos e tamanhos), porcas, pedaços de plástico e borracha colocados entre as cordas de um piano de cauda fazem parte da complexa preparação para a execução do concerto das pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo que será apresentado em diversas cidades do Brasil. A turnê da revolucionária obra do norte-americano John Cage (1912 – 1992), ‘Sonatas e Interlúdios Para Piano Preparado’, começa dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ) seguindo para Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), até 27 de outubro.

Composta entre 1946 e 1948 com 16 sonatas e 4 interlúdios, a obra raramente é executada na íntegra em público. Grace e Lilian, integrantes do Coletivo Pianovero, foram as primeiras e únicas pianistas da América do Sul a gravarem a composição por inteiro, ao vivo. O feito inédito das brasileiras com o álbum ‘Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado’ foi lançado em janeiro de 2012, na 30ª Oficina de Música de Curitiba e no mês seguinte em Darmstadt, na Alemanha, no evento ‘Tage für Neue Musik’. De lá para cá o duo fez diversas apresentações no Brasil.


Concerto em Darmstadt | Foto: Anderson Sutherland

O concerto tem duração de 70 minutos, indicada pelo compositor, e conta com a direção musical da pianista e professora Vera Di Domênico. A obra, uma das mais representativas do repertório erudito do século XX, revela a identificação de Cage com o pensamento indiano e dialoga com sonoridades das orquestras de gamelão da Indonésia.


A preparação do piano, que demora de duas a três horas para ficar pronto conforme as precisas indicações feitas por Cage, as quais chamou de ‘bula’, no caderno das partituras impressas da obra é o grande desafio do trabalho. O autor especificou não só o material a ser utilizado, de acordo com a característica de cada tecla, mas a localização e a distância entre elas e os objetos.


“Pode não parecer, mas tudo é feito com muita técnica. As partituras foram escritas de forma tradicional. Não há nada de improviso, os fundamentos são muito sólidos”, conta a diretora.
Esq para Dir - Grace Torres, Vera Di Domênico e Lilian Nakahodo - foto Anderson Sutherland

Ao todo, 45 notas são preparadas para o ciclo de Sonatas e Interlúdios e diferentes métodos são usados para modificar o som original do instrumento. Ainserção de diferentes objetos em suas cordas resulta em sonoridades inimagináveis.


“Existe ainda muito preconceito com a obra, pois muitos acham que a preparação agride o piano, pelo contrário, o acaricia. O resultado são sons assimétricos, porém delicados e sensíveis que lembram uma exótica orquestra de percussão”, explica Grace.

Parte do estudo, realizado no período de um ano pelas pianistas, foi feito em um piano convencional. Para poderem estudar em um piano de cauda preparado e criar uma relação auditiva com a composição tal como ela é, elas contam que foi preciso alugar um instrumento durante vários meses para que pudessem executar a obra.

Considerada como uma das melhores realizações de Cage, o objetivo da obra é expressar os nove estados emocionais, experimentados por qualquer ser humano, de acordo com a tradição hindu, conhecidos como rasa, são eles: o heróico, o erótico, o maravilhoso, o cômico, o patético, o furioso, o terrível, o abominável e a tranquilidade.

“Algumas notas soam como piano, outras não. A composição se encaixa perfeitamente nesta sonoridade. Tem muito respiro, muito silêncio. Os sentidos ficam aguçados, ouvimos o entorno, o tecido da nossa roupa, os ruídos das cadeiras, da plateia, insetos, tosses, pigarros. O mesmo acontece com o público. Alguns podem sentir até mesmo um desconforto porque não estão acostumados ou não esperam por isso em um concerto de piano”, avisa Lilian.


Além dos concertos, o projeto também vai oferecer gratuitamente neste mesmo período miniconcertos didáticos para alunos da rede pública de ensino, bate-papo online interativo com a equipe técnica do projeto e oficina abordando a preparação de piano e a obra de John Cage.


“Estamos de volta com este projeto porque retomar o contato com esta obra visionária e tão relevante não só para a música, mas para as artes em geral, é uma oportunidade de aprofundamento, hoje podemos oferecer ainda mais ao projeto e ao público. É uma grande alegria poder realizar no Brasil um projeto com esta qualidade”, conclui Vera.


Serviço:

Turnê 2023 – Concerto John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado

Quando: de 29 de setembro a 27 de outubro de 2023

CIDADES

Rio de Janeiro - 29/09 (18h30) / UFRJ - Salão Leopoldo Miguez

Uberlândia - 15/10 (19h) / Teatro Nininha Rocha

Porto Alegre - 19/10 (20h) / Instituto Ling

São Paulo - 24/10 (11h) Semana da Música/Faculdade Santa Marcelina

Curitiba - 26 e 27/10 (20h) / Teatro Paiol

Quanto: *Verificar conforme o local

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos


Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Colégio Positivo, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.




INFORMAÇÕES: GLAUCIA DOMINGOS

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