top of page
Buscar

Pintura roubada por nazistas instiga trama literária

No enredo de "Além da Fumaça", Edvaldo Silva constrói uma investigação engenhosa que ultrapassa fronteiras e chega ao Brasil.

Edvaldo Silva (Divulgação)

O ano era 1987, a cidade de Berlim, capital da Alemanha, era dividida por um muro que impedia qualquer pessoa de atravessar para o outro lado e os escombros da Segunda Guerra Mundial ainda podiam ser vistos pelas ruas. Neste cenário, Bruno Fischer era apenas um músico fracassado e divorciado, que trabalhava como taxista apenas para pagar as contas, mas jamais por prazer.

Ele sabia que, ao levar Ingrid Bergunson Tavares, uma passageira brasileira do lado Ocidental para o Oriental, corria riscos, mas não esperava que aquela viagem o levaria para o outro lado do Atlântico. É no Brasil que o leitor desvenda o mistério Além da Fumaça, a exemplo do comércio ilegal de obras de arte roubadas dos judeus por tropas nazistas.


A partir do contexto histórico mundial sobre o período da Guerra Fria e o surgimento de grupos neonazistas, o escritor Edvaldo Silva inclui à trama uma tela do pintor barroco Peter Paul Rubens. É a busca pela obra que culmina no sumiço da brasileira, responsável pelo roubo, e faz o alemão Bruno Fischer abandonar o próprio país para ajudar Amanda Bergunson a encontrar a mãe.


A pintura causadora de tantas reviravoltas pertencia, originalmente, a coleção de uma família de origem judaica, na Hungria. Durante a Segunda Guerra Mundial, um soltado nazista confiscou todos os quadros e, posteriormente, adquiriu por meios ilícitos uma das pinturas. Agora, Sebastian Gunter, o filho do ex-soldado, estava disposto a mover o mundo para recuperar a tela. Mas será que ele é o real responsável pelo desaparecimento da mulher?


Pistas sobre o caso são entregues em doses homeopáticas e assim, o autor aguça o desejo do leitor em saber o rumo da história, com plot twists a cada capítulo. Com uma narrativa engenhosa de suspense e mistério, Edvaldo Silva mostra, em Além da Fumaça, que nem tudo é como parece e que existem muitas camadas não exploradas, tanto na vida como na arte.


FICHA TÉCNICA Título: Além da Fumaça Autor: Edvaldo Silva Páginas: 208 ISBN: 978-6556252957 Formato: 14 x 11 x 21 cm Preço: R$ 59,90 Link de venda: Amazon


Sobre o autor: Edvaldo Silva é mestre em Artes e Multimeios pela UNICAMP e pós-graduado em Publicidade pela ECA/USP. Com uma carreira de sucesso em empresas como FOX Latin American Channels (Canais Disney), o Portal Terra (Grupo Telefônica), e a gigante latino-americana dos aplicativos para celular Movile (Naspers Group), ele foi Presidente do Comitê de Ad Tech & Data do Interactive Advertising Bureau. É autor do livro Da Válvula ao “Pixel – A Revolução do Streaming”, lançado com sucesso no Brasil e em Portugal, pela Editora Atlântico, e agora estreia na ficção com o romance histórico “Além da Fumaça”, pela Editora Labrador. Redes do autor: Instagram | Facebook | LinkedIn

Informações: Dielin da Silva

10 visualizações

Comments


bottom of page