Por que o Jalapão é um dos destinos mais queridinhos dos brasileiros que adoram aventuras?
- Toca Cultural
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
Segundo a revista Tendências do Turismo 2025, parque localizado no Tocantins está entre as 15 viagens dos sonhos dos brasileiros, com atrações naturais e culturais únicas.

Considerado uma das atrações turísticas preferidas pelos brasileiros, o ecoturismo segue em alta e o Jalapão, no Tocantins, é um dos destaques. Segundo a 6ª edição da revista Tendências do Turismo 2025, lançada pelo Ministério do Turismo e Embratur, o Jalapão figura entre os 15 destinos mais desejados pelos viajantes brasileiros neste ano.
Com paisagens que combinam as belezas do Cerrado com rios, riachos e ribeirões de águas cristalinas, o Jalapão é a maior área protegida do bioma, com quase 3 milhões de hectares. Entre os principais atrativos estão o Parque Estadual do Jalapão, as Dunas do Jalapão, a Cachoeira da Velha, fervedouros (nascentes de alta pressão onde é possível flutuar sem afundar) e a Serra do Espírito Santo.
Além da natureza exuberante, o destino atrai praticantes de esportes de aventura como trilhas, rafting, off-road e mergulho. Outro destaque é o famoso capim dourado, transformado em artesanato por comunidades locais, como Mumbuca e Prata, que também oferecem experiências de turismo de base comunitária.
Como chegar e quando ir
A forma mais rápida e tranquila de chegar ao Jalapão é por meio do Aeroporto de Palmas, administrado pela Motiva. A partir da capital tocantinense, o Jalapão está a cerca de duas horas de viagem por estrada.
A melhor época para visitar vai de maio a outubro, durante a estação seca, quando as águas estão mais cristalinas. Como o acesso aos atrativos é feito por estradas não pavimentadas, recomenda-se contratar empresas especializadas que ofereçam transporte em veículos 4x4, hospedagem, alimentação e seguro.
Mas também é divertido fazer o passeio na época das chuvas, nas férias de fim de ano, por exemplo, como sugerem Lana e Paulo, nesta minissérie da Toca Cultural:
Eles passaram o Natal no Jalapão, junto com a comunidade local. A propósito, os principais municípios para hospedagem são Mateiros, São Félix, Ponte Alta e Novo Acordo, que contam com pousadas e hotéis. Mas é importante planejar a viagem com antecedência, especialmente em feriados e na alta temporada, afinal, a alta demanda dessas épocas de ano podem encarecer ou impossibilitar sua viagem.
Curiosidade
O nome Jalapão vem da planta jalapa, típica da região e usada por comunidades quilombolas por suas propriedades medicinais. Essas comunidades mantêm viva a cultura local e contribuem para o turismo sustentável na região.
Informações: Rodrigo Zanotto + A Redação Toca Cultural






















Comentários