"Procura-se uma estrela" terá temporada online
top of page
Buscar

"Procura-se uma estrela" terá temporada online

Doação de medula óssea é tema de peça que usa a linguagem dos palhaços, bonecos e música ao vivo para convidar você a ser doador.

"Procura-se uma estrela" | Fotos: Isabelle Neri

Acostumados a visitar pacientes em um hospital, dois artistas resolvem mudar esse jogo e vão para o meio de uma praça em busca de doadores de medula óssea. O tema ganha leveza em meio às peripécias da dupla, que usa bonecos, música ao vivo e jogos lúdicos para comover e convencer.


Este é um breve resumo de “Procura-se uma Estrela, espetáculo teatral que fará temporada online no Litoral do Paraná, entre 11 de novembro e 8 de dezembro. A exibição, da peça gravada para evitar aglomerações em tempos que ainda exigem cuidados, será nas redes sociais do projeto e da produtora Processo MultiArtes.


Para assistir basta acessar o link: https://linkr.bio/r5yzq

E para ser doador procure o hemocentro mais perto de você.


Antonina, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Pontal do Paraná receberão a exibição do espetáculo criado em 2005 pela Processo MultiArtes à convite do LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de estimular o cadastro de doadores de medula óssea. Desde então foram mais de 300 apresentações Brasil afora.


O diretor da peça, Adriano Esturilho, celebra a feliz reunião do teatro de pesquisa da Processo Multiartes com a linguagem do teatro popular da Cia Filhos da Lua e a Cia dos Palhaços por via do elenco da peça. Para dar vida aos protagonistas, portanto, os atores Renato Perré e Rafael Alípio e Carolina Maia foram escolhidos a dedo, por suas trajetórias e reconhecidos talentos.



Perré é um experiente ator e mestre bonequeiro, fundador da Cia Teatro Filhos da Lua, renomada por combinar com maestria a linguagem do Teatro de Bonecos com outras linguagens artísticas. São mais de 40 anos de uma brilhante atuação. “Referência para todos que fazem bonecos”, pontua o diretor.


Rafael Alípio, cofundador da Cia dos Palhaços, curador e anfitrião do MishMash, um dos eventos do Festival de Curitiba, torna ainda mais divertida e lúdica essa mobilização em prol da doação de Medula Óssea. Ao lado deles está Carolina Maia, cofundadora da Processo e integrante também da Tato Produções, interpreta a Menina Brava há 15 anos.


Completando o elenco, o próprio Esturilho faz a música ao vivo. Até então, lembra o diretor, as campanhas trabalhavam com panfletos.


“E veio essa ideia de usar a linguagem artística. Na época, a gente tinha o acompanhamento de uma unidade móvel do Hemepar ou da Federal para fazer o cadastro dos interessados. Com isso, aumentou muito o número de doadores e o espetáculo, criado com uma estrutura adaptável até para salões paroquiais e salas de aula, ganhou vida própria, seguindo com novos parceiros para diferentes lugares do Brasil. A arte virou ferramenta de saúde e cidadania”, completa ele.

Carolina lembra que os dois decidiram colocar em cena um paciente precisando de transplante usando bonecos para não ficar tão pesado e “ficou claro que a linguagem dos palhaços seria perfeita e não havia ninguém melhor que esses dois para realizar a nossa ideia”.


Com os quatro ensaiando, o roteiro inicial ganhou forma, com muito improviso. “O desejo sempre foi de que as pessoas se sintam bem e saibam mais sobre esse assunto tão importante”, diz a cofundadora da Processo, que atua há 22 anos dentro da ideia de fazer arte com cidadania. “Tudo isso se soma, nesta peça, com a experiência do Perré e do Rafael”, completa Esturilho.


Como contrapartida, o projeto vai oferecer dois webinários para grupos de estudantes, além de duas exibições presenciais, em Antonina e Morretes, para pequeno grupo de convidados.


“A gente queria estar presencialmente em todas as cidades do Litoral, mas fomos obrigados, por precaução a tomar esse cuidado. A interação com o público é muito importante e vamos manter o diálogo por meio do chat durante as apresentações. Voltar, assim que possível, presencialmente a estas cidades é o desejo de todos nós”, garante Adriano Esturilho.

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento de Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Com apoio da Copel.


Serviço:

Entre 11/11 e 08/12/2021 – acesse o link para assistir gratuitamente: https://linkr.bio/r5yzq

E acompanhe tudo pelas redes sociais:

Facebook.com/procuraseumaestrela

Facebook.com/ processomultiartes

@processomultiartes

Para ser doador acesse o site do Hemepar e procure a unidade mais próxima se você:


Informações: De Inverno Comunicação - Adriane Perin

9 visualizações
bottom of page