Buscar

Professor publica livro para auxiliar na escolha profissional

Eduardo Moro propõe diálogo sincero com jovens e aberto às novidades exigidas pelo mercado.|

A sociedade e a tecnologia mudam continuamente a relevância das diferentes profissões, e a escolha profissional se torna um grande desafio para os jovens, especialmente aqueles que estão terminando os estudos básicos e se preparando para uma graduação.


Nesse momento, o apoio dos responsáveis, sejam pais ou tutores, se torna fundamental para os adolescentes lidarem com a insegurança em relação aos desafios da escolha profissional. Porém, esses adultos também podem precisar de auxílio para ajudar nessas decisões.


O livro “Como ajudar seu filho na escolha da profissão”, escrito pelo professor do IFC Concórdia Eduardo Moro, surge para minimizar essas dúvidas e apresentar um conjunto de ações para orientar o jovem a fazer a melhor escolha.


O material foi escrito com base nos conhecimentos obtidos da sociologia e de formações na área da orientação profissional. O conteúdo está desenvolvido em linguagem clara e acessível, com exemplos de exercícios práticos e sugestões de como proceder em momentos delicados.


O professor relata que ouve várias pessoas dizendo não saberem lidar com a escolha profissional de seus filhos.


“A sociedade mudou e os jovens mudaram, mas nós, os adultos, continuamos os mesmos, aconselhando a nova geração com base em experiências que ocorreram em outros contextos”.

A sugestão de Moro, por meio do livro, é que os tutores amparem e aconselhem os jovens, cientes de que ninguém é dono da verdade, que se pode ensinar aos mais novos, mas também aprender com eles. “Ainda sabemos fazer as perguntas certas — afinal, passamos por isso —, mas não podemos usar as mesmas respostas, pois o tempo passou e o mundo mudou”, afirma.


Eduardo João Moro é professor de sociologia no Instituto Federal Catarinense, com mestrado e doutorado em Sociologia Política. Atualmente tem se dedicado ao estudo e prática da orientação profissional individual ou em grupos. O livro foi publicado pela editora Plus em julho de 2020.


O livro está disponível no site da Editora - http://editoracoerencia.com.br/livros/como-ajudar-seu-filho-na-escolha-da-profissao/ .


118 visualizações