Programa Guritiba disponibiliza oficinas gratuitas de arte educação em animação
top of page
Buscar

Programa Guritiba disponibiliza oficinas gratuitas de arte educação em animação

Projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias.

Na programação, curso para pais e educadores voltado para a construção do Teatro Lambe-Lambe

O Programa Guritiba continua em sua plataforma online, com conteúdos dinâmicos e criativos em arte educação, voltado para todas as idades, abordando oficinas na área de animação.

A primeira é a “Brinquedo ótico: fenaquistoscópio”, em que será ensinado sobre alguns brinquedos óticos que foram muito importantes para a invenção do cinema e do desenvolvimento dos filmes de animação. Com eles é possível entender os princípios da imagem em movimento de forma simples e divertida. Durante o curso, os participantes poderão produzir o seu próprio fenaquistoscópio.


“Para quem tiver interesse de participar da diversão online, será necessário para sua criatividade uma cartolina branca, compasso, régua, tesoura, um palito de sorvete, fita adesiva, alfinete, um pedaço de borracha e lápis de cor”, explica o mentor da oficina, Gustavo Castro.

Castro é diretor, diretor de fotografia, piloto de drone, editor, graduado em Administração Internacional de Negócios pela UFPR e sua formação audiovisual vem de diversos cursos livres na área de cinema e TV. Atua como educador popular há 14 anos e já realizou mais de 30 documentários sobre questões sociais, culturais e políticas em diversos países da América do Sul e Oriente Médio. Também é sócio administrador da Fabulário Filmes, produtora audiovisual para cinema e televisão que realiza projetos focados em temáticas relacionadas à defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. É um dos coordenadores das oficinas de realização de vídeo e Storytelling com migrantes e refugiados “Feitos de Coragem”, que já foram realizadas nas cidades de Curitiba, Brasília e São Paulo. O curso online e gratuito estará disponível de 23 de agosto até 30 de novembro, no site www.programaguritiba.com.br.

A segunda oficina que o Programa Guritiba disponibiliza neste mês é a “Animação em Stop Motion”, que pretende ensinar os participantes a darem vida aos objetos e criar filmes de animação em stop motion superdivertidos. Para isso, os participantes precisarão de um celular com o aplicativo Stop Motion Studio instalado e de objetos de uso pessoal, que podem ser roupas, brinquedos, enfeites ou o que mais a imaginação quiser animar.


“Os participantes poderão formar uma verdadeira equipe de cinema com seus amigos e amigas e produzir histórias incríveis”, explica a roteirista, diretora e produtora audivisual JulianaSanson, que ministra a oficina.


Guritiba oferece conteúdos dinâmicos e criativos em arte educação, abordando também oficinas na área de animação.

Juliana é graduada em Letras e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR. Sua formação em cinema vem de cursos livres realizados em Cuba, Argentina, Chile e Brasil. Dirigiu e roteirizou os curtas de ficção “Fabulário Geral de um Delírio Curitibano” (2007), “Coração Magoado” (2012), “Prato do Dia” (2014), “Bicho do Mato”(2018) e “Julieta de Bicicleta” (2018), o longa-metragem “Uma Morte Qualquer” (2019), e o piloto da série documental para TV “Fronteiras/Guaíra”.


Dirigiu videoclipes para Grupo Fato, Leo Fressato, Estrela Leminski e Téo Ruiz, Dalvinha Brandão e Michelle Pucci. É uma das coordenadoras das oficinas de storytelling e realização de vídeos para migrantes e refugiados “Feitos de Coragem” e sócia da Fabulário Filmes. Como educadora, Juliana atua na autoria de livros, conteúdos multimídia e produções audiovisuais para alunos e professores do ensino fundamental ao médio. O curso online e gratuito estará disponível de 23 de agosto até 30 de novembro, no site www.programaguritiba.com.br.

Espetáculo “Fuzuê do Pererê” segue na programação

Com o sucesso de sua exibição, o Programa Guritiba mantém na programação o espetáculo infantil “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê. Com um jeito divertido de festejar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões do universo infantil, a peça é um recorte com jogos cantados e contos da cultura popular, trazendo brincadeiras e um mix de canções autorais e do cancioneiro popular, de forma lúdica, interativa e recreativa.


O Grupo Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas, que, além de cantar e encantar crianças de todas as idades, tem projetos artísticos voltados à infância, sempre atuando com um olhar crítico para análise de suas produções e aprofundamento pedagógico. Os integrantes ainda exercem dupla função, desempenhando papeis como artistas e se dedicando às salas de aula como professores. “Fuzuê do Turerê” será transmitido em várias sessões online no dia 28 de agosto, das 9h às 21h, pelo site: programaguritiba.com.br. O espetáculo conta com tradução em Libras e, também, opção de audiodescrição. Além do espetáculo, o Programa Guritiba também disponibiliza em seu site, várias ilustrações que trazem o conteúdo artístico do espetáculo, para que crianças pintem e brinquem em casa, de forma continuada.

Teatro Lambe Lambe para ser feito em casa


Além da oficina destinada para jovens e crianças, o Programa Guritiba segue o sucesso da última programação, com seus cursos para pais e educadores, que trouxe a cenógrafa Lu Grecco, do Castelo Rá-Tim-Bum, com o mesmo contexto artístico, agora voltado para a construção do Teatro Lambe-Lambe.


Modalidade no teatro de animação em que o espectador, por vez, espia um espetáculo dentro de uma caixa, o Lambe-Lambe é uma manifestação artística genuinamente brasileira, criado por duas pedagogas e bonequeiras nordestinas, Denise di Santos e Ismine Lima. O projeto disponibilizará nove vídeo-aulas gravadas e realizará encontros semanais de mentoria. O curso será ministrado pela Trágica Cia de Artes, com Inecê Gomes, conhecida atriz bonequeira, que atua desde 1989, psicóloga e especialista em Marionnette et Thérapie e em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise, e também por Jacques Beauvoir, que é atriz e bacharel em Direito. As reuniões de mentoria ocorrerão pelo Zoom com os participantes. Para se inscrever, basta acessar o site www.programaguritiba.com.br

O Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE– Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Peróxidos do Brasil, Merco, Berneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br. Toda programação conta com legendas e audiodescrições.


Informações: Felipe Almeida

13 visualizações
bottom of page