top of page

Projeto de Renan Ghiraldi propõe escuta poética e reflexão sobre afetos, gênero e vulnerabilidade contemporânea

“Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2” encerra circulação no Paraná com oficina e performance em Curitiba

 Vale dos Corações Partidos | Foto: @evelynsalesc
Vale dos Corações Partidos | Foto: @evelynsalesc

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, Curitiba recebe o projeto “Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi, que encerra sua circulação pelo Paraná com duas atividades gratuitas: uma oficina de performance arte e uma ação performática nas Ruínas de São Francisco.


A oficina “Performance Arte: Uma Introdução” será no dia 21 de fevereiro, às 18h, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), sob condução da Prof.ª Dr.ª Ludmila Castanheira — artista, pesquisadora e autora do livro “Performance Arte: Modos de Existência” (2018), referência nacional na área. Voltada a artistas e não artistas acima de 16 anos, a atividade contará com intérprete de Libras.


No dia 22, o público poderá acompanhar a performance “Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2”, realizada por Ghiraldi entre 10h e 12h nas Ruínas São Francisco, com o aquário-instalação aberto à visitação das 9h às 14h. A ação propõe um encontro simbólico: o performer, vestido com um macacão vermelho, escuta histórias de corações partidos enquanto borda, em ponto cruz, um coração anatômico em tamanho real. Cada narrativa é representada por pequenos bonecos imersos em um aquário com líquido vermelho, compondo uma coleção sensível e efêmera de afetos.

Obra de Vale dos Corações Partidos | Foto: @evelynsalesc
Obra de Vale dos Corações Partidos | Foto: @evelynsalesc

Com orientação criativa e direção provocadora de Ludmila Castanheira, o projeto explora a escuta como gesto político e afetivo, mesclando arte contemporânea, performance e artes visuais. O trabalho também conta com uma videoperformance acessível por QR Code, filmada pela Líquido Photo, produtora especializada em filmagens subaquáticas, sob direção de Lucas Pupo.


Idealizado como um tríptico, o projeto teve seu primeiro fragmento apresentado na I MIAC – Mostra Independente de Arte Contemporânea, em 2022, e percorreu cidades de todas as regiões do Paraná — de Maringá a Foz do Iguaçu — antes de chegar à capital. “Circular com performance é essencial para ampliar o acesso e a difusão dessa linguagem no estado”, afirma Ghiraldi.


Serviço:

Projeto: Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2

Artista: Renan Ghiraldi

Orientação criativa: Prof.ª Dr.ª Ludmila Castanheira

Classificação: 16 anosEntrada: Gratuita


Dia 21 de fevereiro – Oficina

18h – Performance Arte: Uma Introdução

Local: Faculdade de Artes do Paraná – FAP (Campus Sede)

Endereço: Rua dos Funcionários, 1357, Cabral – Curitiba

Inscrições: Formulário online


Dia 22 de fevereiro – Performance

10h às 12h – Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2

Local: Ruínas de São Francisco – Av. Jaime Reis, s/n, Curitiba

O aquário-instalação fica aberto para visitação das 9h às 14h.

Mais informações: Instagram @valedoscoracoespartidos



Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page