Projeto homenageia Rainha do Papel de Bala de Curitiba
top of page
Buscar

Projeto homenageia Rainha do Papel de Bala de Curitiba

“Histórias da Rainha Efigênia”, com Ciliane Vendruscolo, traz o universo multicolorido de Efigênia Rolim. São contos repletos de amor à natureza, aos humanos e aos animais.

Ciliane Vendruscolo | Fotos: Lídia Ueta

A ideia do projeto nasceu em 2019, no lançamento do livro "Contos da Fada Efigênia", sobre a vida de Efigênia Rolim, personagem 'folclórica' de Curitiba também conhecida como a Rainha do Papel de Bala. Escrita pela jornalista Adélia Maria Lopes, a obra inspirou a atriz Ciliane Vendruscolo que, naquele momento, estava trabalhando num projeto de contação de histórias.

"Aqueles textos retratavam com muita veracidade a forma lúdica de como Efigênia conta suas fábulas. Foi quando percebi que poderia construir algo a partir daquele material, que pudesse homenageá-la e também levar seus contos para o público de um jeito diferente", relata a atriz.

Ciliane já conhecia Efigênia de muitos anos, sempre foi admiradora de sua arte e percebeu que este seria o momento e o tema certos para desenvolver um novo projeto de incentivo a leitura. Depois disso, ainda teve a oportunidade de participar de uma oficina sobre a importância da oralidade, com o folclorista Marco Aurélio Domingues. Elementos que contribuíram ainda mais para essa conexão e criação do novo trabalho.


"Histórias da Rainha Efigênia" estava programado para estrear no ano passado em escolas públicas e instituições sociais da cidade. Mas por conta da pandemia, precisou ser remanejado junto a Fundação Cultural de Curitiba e teve uma parte adaptada para o modo virtual.


Assista:

"São as histórias dessa senhora menina com tantas crianças dentro de si, crianças felizes, curiosas, românticas, festeiras, frutos da imaginação da artista. São fábulas que aprofundam as relações humanas com a natureza e os animais, e possuem em sua raiz traços da cultura popular muito fortes e que precisam ser conhecidos por todos".

A Rainha do Papel de Bala


Efigênia Ramos Rolim é mineira, nasceu em 1931 e se mudou muito cedo para Curitiba. De origem humilde, ela aprendeu a recriar na sua imaginação um mundo lúdico de arte e fantasia. E onde todos vêem lixo, como num simples papel de bala jogado no chão, ela enxerga a matéria-prima essencial para construir seus bonecos, carros e imagens fantasiosas.

Efigênia Rolim | Foto: Cido Marques/FCC

Ela é puro entusiasmo e conquista o público com suas rimas e sabedoria popular. Até há bem pouco tempo, era sempre vista na feirinha do Largo da Ordem, aos domingos, criando narrativas a partir dos objetos e adereços que carrega no seu universo particular.


Mas se o trabalho de Ciliane ainda não chegou às escolas, já conquistou muita gente pela internet. Os vídeos dessa série especial de contação de histórias estão disponíveis no YouTube e já renderam elogios da própria Efigênia.

"Ela me mandou um vídeo, outro dia, falando que gostou e que achou 'muito delicadinha' a minha maneira de narrar seus contos e que eu poderia continuar. Foi um gesto muito especial", revela.


Até o momento, a playlist do canal conta com cinco vídeos, produzidos e apresentados por Ciliane, mas gravados e editados pela amiga Lídia Ueta. Além das histórias oriundas dos livros e obra da artista Efigênia Rolim, outros contos da literatura brasileira também fazem parte do projeto.


Sobre Ciliane Vendruscolo


Ciliane é atriz, arte educadora e mediadora de leitura. É atriz pesquisadora dos coletivos CiaSenhas de Teatro desde 2012 e da Cia de BifeSeco desde 2013, além de colaborar artisticamente com outros coletivos da cidade como a Fala Companhia, Processo Multiartes e Teatro de Breque.


Na área da mediação de leitura desenvolve ações de rodas de leitura e contação de histórias dentro dos projetos da Fundação Municipal de Cultura de Curitiba e da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura do Paraná, onde também ministra oficinas de formação de contadores de histórias e mediadores de leitura


Serviço:

“Histórias da Rainha Efigênia”

Onde: Canal do Youtube da atriz Ciliane Vendruscolo


FICHA TÉCNICA: Contadora de Histórias: Ciliane Vendruscolo Música Original: João Kluber Adereços: Efigênia Rolin Vídeo e edição: Lídia Ueta Desing gráfico: Pablito Kucarz

Agradecimentos: Kátia Horn, Hélio Leites e especialmente à Efigênia Rolin, nossa Rainha.


“PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA"

167 visualizações
bottom of page