Punta Del Este e seus encantos no litoral do Uruguai
top of page
Buscar

Punta Del Este e seus encantos no litoral do Uruguai

Um dos principais destinos turísticos dos brasileiros no Uruguai é a bela praia de Punta Del Este. Famosa por seus cassinos, arquitetura urbana e paisagens exuberantes, a cidade possui muitas atrações que vão além dos museus, restaurantes e da orla privilegiada pelo mar do Atlântico Sul. Aqui você encontra vários cartões postais para um passeio inesquecível, e é bem pertinho do Brasil.

Pra quem tá pensando em fazer uma viagem assim que acabar a quarentena dessa pandemia de coronavírus, Punta Del Este pode ser um ótimo destino! Fizemos um roteiro de 5 lugares para você conhecer na praia mais famosa do Uruguai.


Assista:

Se inscreva no canal e, se você gostou do vídeo, escreva seus comentários.

Dica 01

Passeio pela orla do porto e centro antigo


Nossa primeira dica de passeio é caminhar pela orla do porto, na Praia Mansa, e conhecer as construções antigas da cidade, como a Igreja de Nuestra Senhora de La Candelaria, com uma fachada azul celeste belíssima. Em seu interior é possível admirar, no altar, uma linda imagem da Virgem de La Candelaria que foi trazida da Espanha.


Ao lado de fora, os parques e praças são ótimas dicas para fotos e há até uma estação meteorológica em frente a Igreja.


Um pouco mais adiante, a orla do porto merece uma longa caminhada. Além da bela paisagem, com os iates e navios de cruzeiro ao fundo, não é difícil encontrar lobos marinhos descansando entre as embarcações.

Também é onde ficam bares e restaurantes bem convidativos, para refeições rápidas ou jantares mais elaborados. Ah, e uma ótima parada para um sorvete com cucurucho (aquela casquinha em cone, igual a que conhecemos no Brasil).


Nuestra Señora de la Candelaria Puesta del Sol 696, 20100

Restaurantes na 2 de febrero esq. La Salina (Calle 9) y, 10, 20100

Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai


Dica 02

La Mano

A nossa próxima dica é o monumento conhecido como La Mano, ou Los Dedos, ou ainda Hombre emergindo para a vida. É um dos cartões postais da cidade e está em tudo quanto é imã de geladeira ou imagem de lembrancinhas que você vai ver por lá. São esses grandes dedos na areia que ficam na Praia Brava.


É uma escultura criada, ao ar livre, pelo artista chileno Mário Irarrázabal, em 1982, e que se tornou símbolo da cidade. Mas no dia que fomos conhecer, os dedos estavam pintados! Isso mesmo… O grande marco histórico de Punta del Este iria passar por um restauro no início de 2020 e, uns dias antes, o artista plástico argentino Alfredo Segatori programou a intervenção colorida por 48 horas.


Ficou bem interessante, eu gostei bastante, mas teve muita gente que torceu o nariz e criticou. No dia que fomos embora, a escultura já estava de volta à cor normal.


La Mano - Av. Eduardo Victor Haedo km 162.500, 20001 La Barra, Departamento de Maldonado, Uruguai

Dica 03

Casaspueblo

Outro ponto turístico que não pode faltar na sua viagem é a Casapueblo. E vale uma visita com tempo para percorrer todas as exposições sobre a vida e a obra do artista plástico Uruguaio Carlos Páez Vilaró.


O lugar é simplesmente maravilhoso e tem o por do sol mais famoso da cidade. Vem gente do mundo inteiro pra admirar a paisagem ou ainda se hospedar no hotel, que fica junto ao complexo turístico em Punta Ballena.


Se não pegar muito trânsito, fica a uns vinte minutos de carro do centro. Nós fomos na alta temporada de verão então esse tempo dobrou pra chegar lá. Mas valeu muito a pena! Têm várias mansões e resorts de luxo naquela região e a vista para o mar…. É algo de tirar o fôlego!

Quando você chega na Casapueblo, se você já comprou o ticket antecipadamente pela internet, como a gente fez, é só entrar… senão vai ter que encarar uma pequena fila. Na alta temporada costuma ser muito movimentado.


A construção foi idealizada por Vilaró em 1958. Muitos artistas e escritores famosos se hospedaram na casa dele e contam que para cada um, ele criou um quarto nessa mega residência diferentona. Hoje ali funciona o museu, uma galeria de arte, loja, restaurante e hotel. A entrada custa em torno de 75 reais pra duas pessoas.

Ah, e vale lembrar que o local não é recomendado para pessoas com problemas de locomoção, idosos ou cadeirantes. A Casapueblo é cheia de escadas e corredores bem estreitos. Aliás, a falta de locais com acessibilidade é comum no Uruguai. A maioria dos lugares que visitamos não está preparada para receber este público.


E tem mais! Vá prevenido com alguns dólares na carteira, porque se você ama obras de arte, vai querer levar pra casa uma réplica de alguma pintura famosa de Vilaró. Custam a partir de 20 dólares que você paga lá na hora mesmo.


Carlos Páez Vilaró S/N, Punta Ballena

20003 Punta del Este, R. O. del Uruguay

Dica 04

Waffle no Hotel L'Auberge

E falando em construções antigas que vale a pena conhecer e quem sabe até se hospedar, o Hotel L'Auberge é conhecido por ter uma casa de chá muito famosa, que nos fins de tarde serve o melhor Waffle do sul do mundo.

Fica na região do Parque de Golf em Punta del Este, pertinho da Praia Brava. De longe já dá pra ver a Torre de tijolinhos. É um lugar cercado de mansões e casas muito luxuosas, que parecem ter saído do cenário de algum filme. As residências não têm cercas e, ao mesmo tempo, tudo é muito seguro. Impressionante!

O hotel foi construído em 1947 e, há mais de setenta anos, recebe o público no fim da tarde para provar esta delícia de Waffle, mesmo para quem não está hospedado. Tem até lista de espera em algumas épocas do ano.

Dá só uma olhada nesse açúcar de confeiteiro em cima do Waffle, e você escolhe os acompanhamentos que quiser, pode ser calda, sorvete e até frutas vermelhas. Custa uns cinquenta reais e é bem grande, dependendo dos acompanhamentos e dá pra comer em dois tranquilamente.

L ‘Auberge - Top 3 dos melhores hotéis de Punta Del Este

http://laubergehotel.com Carnoustie Y, Del Agua, 20100

Departamento de Maldonado, Uruguai


Dica 05

Avenida Gorlero

Não tem como visitar Punta del Este sem um passeio pela Avenida Gorlero. É um dos locais preferidos dos turistas há mais de cem anos. Lembra muito nossa Avenida Brasil em Balneário Camboriú, cheia de lojinhas e restaurantes. É onde você também vai encontrar as principais casas de câmbio da cidade.


No centro ainda você encontra a Praça do General Artigas, inaugurada em 1967. É onde fica uma feira de artesanato com diferentes artigos típicos do Uruguai, como roupas, calçados, artigos de decoração e muitas outras coisas pra você comprar e levar de lembranças aos seus familiares ou amigos.


Plaza General Artigas

Plaza de los Artesanos

Avenida Gorlero, Punta del Este 20100.


Importante - Antes da Viagem

Seguro Viagem

Dá pra fazer direto pelo site da Assist Card - www.assistcard.com ou por uma agência online www.seguroviagem.srv.br


Reservas

Comparativo de preços de passagens aéreas e hotéis: TripAdvisor e Booking.com

Mas fique atento aos comentários dos turistas publicados nesses portais antes de fazer sua reserva e cuidado com preços muito baixos.


Celular

Chip Pré Pago de Celular: Claro (Dá pra comprar lá mesmo no café do aeroporto) e custa em média R$ 30 reais pra usar à vontade por uma semana.



Esperamos que vocês tenham gostado de passear com a gente. Lá no canal do youtube tem outras sugestões de passeio no Uruguai pra você. Até a próxima!


Lana e Paulo - Toca Cultural


96 visualizações
bottom of page