top of page

Quando o Natal vira castelos: presépios de Cracóvia encantam no Bosque do Papa

Exposição “Szopki Krakowskie” estará disponível para visitação em Curitiba até 31 de janeiro.

Natal no Bosque do Papa. Curitiba, 10/12/2025. Foto: Divulgação
Natal no Bosque do Papa, em Curitiba | Foto: Divulgação

O Bosque do Papa com seu belo Memorial da Imigração Polonesa, também integra a programação do Natal de Curitiba 2025. Além da decoração das casas típicas e da árvore de Natal de flores, uma exposição reúne quatro tesouros: presépios originais da cidade de Cracóvia doados ao Memorial pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.


Com curadoria de Danuta Lisicki de Abreu, coordenadora da programação do Bosque do Papa e representante da Missão Católica Polonesa, a exposição “Szopki Krakowskie” (Presépios de Cracóvia) encanta quem entra em uma das sete casas de madeira, todas construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba, por volta de 1878, e remontadas no local para a criação do memorial. Os presépios, coloridos e ricamente decorados, representam a cena bíblica do nascimento de Jesus de forma grandiosa.


Não há burros, ovelhas ou palha nas peças vindas de Cracóvia. Nesses presépios, o menino Jesus, Maria, José e os reis magos são retratados em imensos castelos e igrejas da primeira capital da Polônia.

“Os poloneses são um povo muito devoto e, para sua população, Jesus Cristo é um rei e merece ter seu nascimento retratado não apenas em uma manjedoura, mas em um castelo, o local onde os reis normalmente nasciam, ou em uma catedral”, conta Dona Danuta, como normalmente é chamada a senhora hoje com 88 anos, que nasceu na Polônia e veio para o Brasil, após a Segunda Guerra, em 1950.

🎄Durante a realização do Natal das Etnias, no final de novembro, a Toca Cultural visitou a exposição e registrou em vídeo, que já está disponível em nosso canal do Youtube:


A tradição dos presépios de Cracóvia teve início no século 19. São castelos ou catedrais coloridas, com cenários natalinos, de tamanhos que lembram os das nostálgicas casas de bonecas. Essas verdadeiras obras de arte ainda são feitas até hoje com materiais como papel de alumínio (como aqueles dos maços de cigarro) e, por sua originalidade, são consideradas, desde 2018, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, distinção atribuída a expressões culturais e tradições antigas e preservadas.


Para preservar a tradição, desde 1937 – com uma interrupção durante a Segunda Guerra Mundial – tem sido organizado um concurso para eleger o Mais Belo Presépio de Cracóvia. Em sua 83ª edição, o concurso expõe atualmente as criações vencedoras no Palácio Krzysztofory, onde está localizado o Museu Histórico de Cracóvia.

“Aqui, reunimos estes quatro exemplares criados entre os anos 1930 e 1950. Todos foram confeccionados à mão e com riqueza de detalhes arquitetônicos como donos, sinos, torres e portões. O maior presépio da mostra tem 1,80 metro. As demais “joias” têm entre 70 cm e 1,60 metro – esta última, inclusive, premiada no concurso no fim dos anos 1940. Todos foram um presente do Governo da Polônia, através do Ministério das Relações Exteriores daquele país, para o consulado geral, que posteriormente os delegou para o nosso Memorial”, explica a coordenadora do Bosque do Papa.
Bosque do Papa em Curitiba - Foto: Toca Cultural
Bosque do Papa em Curitiba - Foto: Toca Cultural

Mostra completa

A mostra de presépios de Natal, no Bosque do Papa, também reúne outras criações desta arte. São no total 36 exemplares reunidos pela própria Dona Danuta, durante suas viagens à Polônia, também no estilo “Cracóvia” ou em manjedouras, como alguns confeccionados por moradores de antigas colônias de imigrantes na Grande Curitiba. “Muito singelos e delicados, os presépios criados pelos colonos retratam Jesus Cristo na manjedoura e foram feitos de palha ou casca de pinha. É uma tradição que precisa ser preservada para as futuras gerações”, conta ela.


A exposição dos presépios de Cracóvia no Bosque do Papa segue até 31 de janeiro e a área do Memorial no Centro Cívico abre, de terça a domingo, das 9h às 17h. A casa que recebe a mostra fica atrás do posto da Guarda Municipal. Durante todo o ano, há exposições no Memorial da Imigração Polonesa de trajes, utensílios e documentos históricos.


Natal de etnias 

Além do Bosque do Papa com seu Memorial Polonês, a programação do Natal também está sendo realizada em outros espaços públicos da cidade que homenageiam as diferentes etnias que formaram Curitiba. Há decorações e árvores de Natal no Parque Tingui (Memorial Ucraniano), na Praça Zumbi dos Palmares (futuro Parque da África) e no Bosque Alemão, bem como nos memoriais da cidade (Paranista e de Curitiba) e em Santa Felicidade, o bairro mais italiano da capital. 


Serviço:

Exposição de Presépios de Cracóvia no Bosque do Papa/Memorial Polonês

Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h30 (bosque).

O Memorial fecha às segundas.

Local: Rua Wellington de Oliveira Viana, 33, Centro Cívico



bottom of page