top of page

Raio é o terceiro single de Rod Krieger. Disco será lançado em março


Depois de Louvado Seja Deus, música que tem participação de Arnaldo Baptista (Os Mutantes) e Todos Gostamos de Você, "Raio" é o novo single de Rod Krieger e estreia com videoclipe dirigido por Thais Pimenta. Enquanto isso, o artista brasileiro se prepara para um concerto nesta próxima quinta-feira (16) no Sabotage, em Lisboa, cidade onde vive desde o início do ano passado. A música também está disponível em todas as plataformas streaming.


Assista:

Raio é uma música instrumental, que estará em A Elasticidade do Tempo, primeiro álbum solo que Krieger lança dia 13 de Março. Inspirada em filmes de velho oeste, foi criada depois de uma aula de sitar, instrumento indiano que o artista estudou no Brasil com Fábio Kidesh.

Havia acabado de terminar uma aula de sitar, peguei o violão e compus Raio de uma vez só, senão me engano, o Fábio compôs o sitar de primeira também e depois gravou a versão final. As guitarras foram inspiradas no Keith Richards, e, depois do resultado, gostei da levada, e optei por deixar instrumental, algo como um interlúdio entre as canções”, diz.

Sobre a ter escolhido como single, Krieger conta que quis apresentar um novo lado do álbum, mais cancioneiro, diferente dos timbres eletrônicos dos dois singles anteriores. 


Radicado em Lisboa desde o início de 2019, no Brasil Rod Krieger foi baixista durante 15 anos na banda Cachorro Grande, com a qual gravou cinco discos de estúdio e um DVD ao vivo, além de ter percorrido as principais cidades do país com uma intensa agenda de shows. 


Videoclipe

Gravado pelo celular, o vídeo aconteceu “por acaso”:

Era um domingo de manhã, Rod tinha uma gravação do clipe agendada para aquela hora, mas o diretor teve um imprevisto e foi preciso cancelar. Tomamos um café e saímos com a Aretha, nossa cadelinha. Peguei o celular e comecei a fazer alguns registros. Até que chegamos num parque e percebi que as árvores se encontravam no céu. Comecei a filmar aquilo, achei bonito e gravei um plano sequência no tempo de Raio. Fui lembrando da canção e filmando. Quando sincronizamos com o áudio, ficou bem próximo de uma videoarte, não tanto um clipe, penso. Filmamos mais algumas versões e daí finalizamos”, conta Thais Pimenta.

 

Com referências psicodélicas e trabalhos de videoartistas brasileiros como Lucas Bambozzi, Clarissa Campolina, Patrícia Moran e Cao Guimarães, a videoarte é como um transe, sensação que a música provoca. 

Para dar a sensação de transe busquei brincar com o movimento, as texturas das árvores e os raios de sol. Inclusive, as árvores me lembram veias, gosto muito disso. Raio é uma espécie de dança e ritual pra mim, isso é o que quis transmitir com o vídeo”, completa. 

Sobre o show de pré-lançamento


Depois de realizar dois ensaios abertos na Fábrica Braço de Prata em Novembro, Krieger vem aprimorando os arranjos das músicas com o The Telepathic Owls, duo formado por Halison P. no baixo e Mick Maciel na bateria. E, para o repertório do concerto no Sabotage, Krieger montou um setlist bem especial, que vai resgatar sua história como músico que começou no Brasil há mais de 20 anos.


Além de apresentar quatro canções do disco inédito, terá ainda versões de suas duas antigas bandas, Os Efervescentes e Cachorro Grande, e uma homenagem ao Júpiter Maçã, um dos mais importantes artistas da música brasileira psicodélica e amigo de Rod, que faleceu em 2015. 


Rod Krieger and The Telepathic Owls + Summer of Hate

Data: 16 de janeiro

Local: Sabotage

Horário: 23h

Entrada: 6€

5 visualizações

Comments


bottom of page