top of page

Recital “Cosmografias”, de Cristiane Bouger, integra Festival da Palavra em Curitiba

A escritora e artista curitibana irá apresentar performance com seleção de poemas do seu livro “Cosmografias” na Casa Hoffmann.

Escritora Cristiane Bouger, foto: Roger Regner
Escritora Cristiane Bouger, foto: Roger Regner

No dia 11 de setembro (quinta-feira), às 19h30, a Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento recebe o recital “Cosmografias”, da artista interdisciplinar e escritora Cristiane Bouger, como parte da programação do Festival da Palavra, que acontece de 10 a 14 de setembro sob curadoria de Luci Collin.


Bouger apresentará uma seleção de poemas de seu livro Cosmografias, lançado em 2024 pela Umwelt Art & Publishing. A performance terá acompanhamento musical de Fábio Abu-Jamra (guitarra), Maurício Fietz (cello) e Igor Loureiro (contrabaixo acústico), com arranjos de Eric Wharton. O repertório, escolhido pela autora, mistura influências de jazz, rock e folk, criando atmosferas que dialogam com os temas do livro.


O recital já percorreu palcos importantes, como o Kerouac Festival – 9th New York edition, o Bowery Poetry Club, o Consulado-Geral do Brasil de Nova York e a Brazilian Library of New York. No Brasil, fez parte dos lançamentos do livro em São Paulo (Livraria da Vila) e Curitiba (Livraria Telaranha). 

“Ter este trabalho acolhido pelo Festival da Palavra na Casa Hoffmann me faz celebrar uma série de conexões com os meus anos formativos na cidade por meio de pessoas que me proporcionaram ensinamentos e oportunidades que ampliaram o meu olhar para o mundo. Curitiba tem uma cena literária pulsante e potente. É uma alegria, uma honra e uma responsabilidade poder movimentar as pessoas, trazendo-as ao encontro da evocação da palavra e da potencialidade expressiva do nosso idioma”, declara a escritora.
Cosmografias_CBouger_Telaranha_RafaelMederi_2024_35.jpg
Cosmografias, de Cristiane Bouger | Foto: Rafael Mederi

Com duração aproximada de 35 minutos, a apresentação será seguida de uma conversa entre a autora e o poeta Ricardo Corona, editor da Medusa. Além do recital, o Festival da Palavra também apresenta um poema visual inspirado em “Cosmografias”, criado pela artista visual e muralista Cris Pagnoncelli, referência nas artes urbanas, com obras produzidas no Brasil e no exterior. O evento é organizado pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.


Sobre o livro “Cosmografias”

Primeira obra publicada por Cristiane Bouger, Cosmografias explora quatro segmentos poéticos – Erótica (com ênfase no erotismo lésbico), Telúrica, Nômade e Atávica – construindo mapeamentos que atravessam erotismo, natureza, ancestralidade e deslocamentos.


A autora apresenta um mosaico de influências e inspirações provindas de diferentes locais e culturas, entrelaçando mitologia clássica, filosofia, artes visuais e tradições culturais, além de experiências pessoais. Entre suas principais referências estão: Albrecht Dürer, Dante Alighieri, Platão, T. S. Eliot, Hilda Hilst, Sylvia Plath e Matsuo Bashō.


A quarta parte do livro, Atávica, inclui uma série bilíngue de haicais, escrita originalmente em inglês e prefaciada por um ensaio sobre a obra de poesia visual da qual a série deriva. A antologia termina com um Apêndice contendo os mapas celestes correspondentes a cada segmento do livro, proporcionando aos leitores camadas adicionais de significado e compreensão sobre a estrutura da obra.


O termo “cosmografia” remonta a uma disciplina que da Antiguidade Clássica até a Era Moderna esteve em uso para abarcar conhecimentos da astronomia, geografia, cartografia e náutica.  A palavra caiu em desuso na primeira metade do século XX. A autora retoma o termo, utilizando-o como base para criar mapas poéticos de sua presença no mundo.

“A escolha do título do livro vem de um certo fascínio que nutro pelos mapas, cartas celestes e esquemática presentes nas obras de Dante e nas obras astronômicas medievais; na cosmologia de William Blake; nas investigações geométricas presentes no trabalho de Buckminster Fuller e nas anotações musicais de Coltrane. Busco inspiração tanto na tradição quanto na experimentação. Ambos os caminhos abarcam potências avassaladoras. Dessa forma, busco revelar aspectos subjetivos e objetivos da experiência de estar no mundo com alguma consciência sobre a grandiosidade e complexidade de tudo o que nos abarca. Sobretudo, é uma forma de me aproximar de um tempo em que a busca por transcendência estava presente nas manifestações literárias e artísticas.”

Com projeto gráfico da Umwelt Art & Publishing, a publicação inclui páginas em cores, mapas celestes que dialogam com os poemas e uma seção bilíngue de haicais. O livro pode ser encontrado em diversas livrarias da cidade como a Telaranha, Arte e Letra, Chain, Livrarias Curitiba, A Página, Livraria da Vila e Shanti Instituto.


👉🏼ISBN: 979-8-9891292-0-1 | 224 páginas | Preço: R$ 78,00

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page