Região Sul estreia no Festival Funarte Acessibilidança
top of page
Buscar

Região Sul estreia no Festival Funarte Acessibilidança

As montagens premiadas ‘Flamenco Imaginário’, ‘Convite ao Olhar’ e ‘Do Avesso’ serão exibidas em vídeos com recursos de Libras e audiodescrição.

Grupo Flamenco Del Puerto | Foto: Carlos Sillero

A Fundação Nacional de Artes apresenta a segunda fase do Festival Funarte Acessibilidança, com montagens premiadas e inéditas da Região Sul do País. A temporada será aberta pelo espetáculo Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto, do Rio Grande do Sul, no dia 7 de julho, quarta-feira, às 20h. Na sequência, serão exibidos: Convite ao Olhar, de Santa Catarina; e Do Avesso, do Paraná. As sessões em vídeos com audiodescrição e Libras ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca). Os projetos contemplados nas demais regiões do País serão apresentados até outubro.


Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto, de Porto Alegre (RS), inicia a programação da região. A montagem de dança é livremente inspirada na dramaturgia de O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo. As intérpretes trazem à cena um espetáculo lúdico e criativo, com trilha sonora inédita, composta especialmente para a obra, provocando a imaginação e os sentidos. Flamenco Imaginário foi adaptado para o festival com acessibilidade plena e adaptações pensadas para a transmissão em vídeo.


Já a Cia. de Dança Lápis de Seda, de Florianópolis (SC), apresenta Convite ao Olhar, no dia 14 de julho. O espetáculo é inspirado em elementos do cotidiano dos bailarinos e na forma como cada indivíduo reage a diferentes situações. A obra é voltada para a valorização da singularidade humana, mostrando que todos temos limitações e capacidades variadas, para desconstruir conceitos engessados, com leveza e bom-humor.


No dia 21 de julho, o Grupo Nó Movimento em Rede, de Curitiba (PR), exibe Do Avesso. O espetáculo de dança contemporânea expõe diferentes discursos de corpos/pessoas que têm ou não algum tipo de deficiência. Criadores e intérpretes da companhia apresentam as percepções “do avesso”, por meio de seus corpos. A obra é composta por quatro atos, nos quais os intérpretes apresentam a atualização dos seus trabalhos coreográficos. São eles: Edite (2020); Adaptat (2017); Dupla Exposição (2017); e CorpoMundo (2019).


Festival Funarte Acessibilidança

Com audiodescrição e Libras

Agenda dos contemplados da Região Sul


Dia 7 de julho, quarta-feira, às 20h

Estreia com exibição do espetáculo Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (Rio Grande do Sul)


Dia 14 de julho, quarta-feira, às 20h

Montagem da dança Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (Santa Catarina)


Dia 21 de julho, quarta-feira, às 20h

Espetáculo Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (Paraná)


Agenda dos contemplados das demais regiões


Região Nordeste - Dia 28 de julho


Região Centro-Oeste - Dia 15 de setembro


Região Sudeste - Dia 13 de outubro


Região Norte(espetáculos já disponíveis): Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (TO), Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (RO); e Solatium, do Corpo de Dança do Amazonas


Os vídeos ficarão disponíveis no canal da Funarte no YouTube após a exibição


Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Artes Cênicas | Coordenação de Dança

Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal


Mais informações para o público: danca@funarte.gov.br

Outras ações e editais da Funarte: www.funarte.gov.br

13 visualizações
bottom of page