top of page

Repertório dos Beatles estará em novo Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, neste domingo

Apresentação terá regência do maestro João Maurício Galindo.

Beatles em estúdio, acompanhados do produtor George Martin, que influenciou a banda no diálogo com a música de concerto - Foto: Reprodução
Beatles em estúdio, acompanhados do produtor George Martin, que influenciou a banda no diálogo com a música de concerto - Foto: Reprodução

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) realiza em apresentação única um concerto especial que mergulha na conexão entre a música clássica e o universo dos Beatles. Diferente de uma apresentação do tipo “tributo” ou “Beatles sinfônico”, o concerto propõe uma leitura conceitual do repertório da banda britânica, destacando como a música orquestrada e o papel do produtor George Martin transformaram a sonoridade e a profundidade das composições de John, Paul, George e Ringo.

 

O concerto será no próximo domingo, 18 de maio,, às 10h30, no Guairão. A proposta é uma iniciativa do Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná em parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), com patrocínio do Colégio Positivo, e tem como regente o maestro convidado João Maurício Galindo.

O Maestro João Mauricio Galindo, convidado para reger o concerto - Foto Dany Gurgel
O Maestro João Mauricio Galindo, convidado para reger o concerto - Foto: Dany Gurgel

 

Sobre o maestro

Convidado para reger o concerto “OSP apresenta Projeto Beatles”, João Maurício Galindo é  regente da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica.  Está associado a esta orquestra desde o ano 2000, sendo seu diretor artístico de 2005 a 2017.  É cocriador e regente da série de concertos didáticos  “O Aprendiz de Maestro”, em cartaz na Sala São Paulo desde o ano 2000, e apresenta os programas “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro” na Rádio Cultura FM, dedicados à divulgação e ao entendimento da música de concerto. Como convidado, regeu diversas orquestras no Brasil e no exterior. Em 2010 foi condecorado pelo governo francês como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.


Programa

O programa traz arranjos inéditos de Fábio Prado para obras emblemáticas dos Beatles. Clássicos como “Yesterday”, “Let It Be”, “Eleanor Rigby”, “Blackbird” e “While My Guitar Gently Weeps” ganham novas camadas orquestrais, revelando as raízes eruditas que influenciaram os músicos e evidenciando o quanto essa experimentação elevou o pop a um novo patamar artístico.

 

Segundo Galindo, o objetivo do concerto é mostrar ao público como os Beatles não apenas dialogaram com a tradição clássica, mas a integraram ao seu processo criativo a partir de um ponto de virada muito claro: a chegada de George Martin.

“Ele era um músico de formação clássica, mas muito aberto para música pop, e trouxe para o estúdio uma abordagem que os Beatles não conheciam até então”, afirma o maestro.

Aos poucos, os quatro garotos de Liverpool (que já nem eram mais garotos e estavam ganhando maturidade, inclusive artística) começaram a entender a complexidade da harmonia, a riqueza dos timbres orquestrais e a possibilidade de criar texturas mais sofisticadas em suas canções. “Eles se voltaram para outras formas de música, saíram daquele rock básico, a essa fusão com a música erudita eles mudaram completamente de estilo”.

 

Deste modo, os Beatles descobriram um universo novo, onde o pop pode ser elaborado, ter camadas, se afastar da repetição e abraçar o inesperado. Isso é perceptível, por exemplo, na construção de canções como “Because”, que tem uma harmonia quase renascentista, ou “Eleanor Rigby”, cuja força emocional vem de um quarteto de cordas que substitui os instrumentos tradicionais do rock.

Orquestra Sinfônica do Paraná - Foto CCTG 2.jpg
Orquestra Sinfônica do Paraná | Foto: CCTG

Além do repertório cuidadosamente selecionado, o concerto também convida o público a refletir sobre a transformação do papel do produtor musical na história da música pop. “George Martin incentivou o uso de instrumentos de orquestra, sugeriu outras referências nas músicas e ajudou a criar a sonoridade dos Beatles tal como conhecemos”, comenta Samuel Ferrari Lago, presidente do IAOSP.

 

A proposta do concerto é, portanto, pedagógica e sensorial: apresentar um recorte do repertório dos Beatles à luz da música de concerto, oferecendo novas escutas para canções consagradas e ressaltando o caráter revolucionário da fusão entre erudito e popular. “Os Beatles mudaram a música pop, e a música clássica foi parte fundamental dessa revolução. Nosso concerto pretende evidenciar esse processo, com respeito à obra e à inteligência musical que ela contém”, afirma Samuel.


Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná

Desde sua fundação em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) vem construindo uma trajetória marcada pelo talento e dedicação à música, se consolidando como a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Atualmente, tem como regente titular Roberto Tibiriçá, ocupante da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Música. 


Ao longo de quatro décadas, a orquestra alcançou um vasto acervo de aproximadamente 900 obras de 250 compositores. Com mais de 1.000 apresentações dentro e fora do Paraná, a OSP tem um histórico de colaborações com outros corpos artísticos do Teatro Guaíra, incluindo memoráveis montagens de ballets como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, e óperas como “Carmen”, “La Traviata”, “Fausto” e “Aída”.

 

Serviço:

Concerto OSP apresenta Projeto Beatles

Data e horário: 18 de maio de 2025 (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) 

Duração: aproximadamente 1h30

Classificação: 7 anos

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com 


Arranjos e orquestrações de Fábio Prado

Todas as músicas são de John Lennon e Paul McCartney, com exceção de "Octopus's Garden", de Ringo Starr, e "While My Guitar Gently Weeps", de George Harrison

Direção: Maestro João Mauricio Galindo


Informações: Rodrigo Duarte | Lide Multimídia

 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page