top of page
Buscar

Rimon Guimarães apresenta Laguna Plena na Caixa Cultural

Exposição contempla diversas linguagens do artista curitibano.

Laguna Plena - Serigrafia, 2023 (Rimon Guimarães)

A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição “Laguna Plena”, do artista plástico curitibano Rimon Guimarães. A abertura acontece na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, às 19 horas, Galeria Mezanino da Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro) com a presença do artista. A mostra vai apresentar várias linguagens artísticas que foram criadas a partir da música “Laguna Plena”, finalizada em 2020 durante a pandemia. Música, artes plásticas, moda e vídeo se entrelaçam criando um universo onírico surreal e lúdico. A exposição tem visitação gratuita, de terça a domingo, das 10h às 20 horas, e nos domingos, das 10 às 19 horas, até 05/05/24. O projeto tem patrocínio da Caixa e Governo Federal, realização e produção da GP Produção Cultural.


Para Rimon Guimarães, Laguna Plena é uma compilação de obras que refletem a diversidade e velocidade da informação nos tempos atuais, o acesso a mídias distintas que se complementam sendo uma fonte infinita de criação.



Rimon Guimarães (Divulgação)

“Cada linguagem, cada trabalho que será apresentado, seja de uma tela ou de uma música, vem em processos diferentes. Não existe uma fórmula. O que acontece muito é a retroalimentação de uma mídia para outra. Como colocar um som para pintar ou fazer uma pausa na pintura para criar um som, isso dá um respiro da pintura e me traz mais inspirações para voltar nela. Uma linguagem ajuda a outra”, explica.


O ponto de partida da mostra, a música “Laguna Plena” é a primeira parte da trilogia “Melodias Neolatinas”, escrita por Rimon Guimarães em 2012 numa viagem a Kuala Lumpur, numa feira de arte na Malásia. Anos depois, em 2018, ele mostrou a canção para o Tiago Ramalho – um amigo/produtor que sugeriu gravá-la em 2018.


O processo foi finalizado na pandemia em 2020. E, um ano depois, em 2021, foi lançada, com a adição épica de um quarteto de cordas composto por músicos russos (arranjo de Maycon Ananias) e as vozes livres e polifônicas de Tuyo.


Agora, na Caixa Cultural Curitiba será apresentado o resultado de todo esse processo que evidenciam as cores e formas deste mundo composto por ele. A música se desdobrou para desenhos, depois para uma animação e, a partir dos frames do vídeo, viraram pinturas - 7 obras na técnica acrílica sobre tela em tamanhos variados.



E ainda vão ser expostos os figurinos criados para a gravação do vídeo da música, com roupas desenhadas, recicladas e customizadas por Rimon com a colaboração de costureiras e figurinistas locais, com impressão serigráfica manual. A arte de Rimon, que também é conhecida por ocupar grandes espaços urbanos, mais uma vez chega a uma galeria fechada. O artista vê isso com naturalidade.

“Desde 2004 a minha arte urbana e os trabalhos de galeria andam juntos. Por isso será muito natural levar essa mostra para a Caixa Cultural. O público vai poder conhecer ‘Laguna Plena’ em vídeo, música, pintura, moda... com todos os trabalhos que reverberaram através dela”, finaliza.

 

Serviço:

Exposição Laguna Plena

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro, Curitiba/PR

Informações: (41) 4501-8722

Período: Abertura dia 27 de fevereiro às 19h. Período da exposição de 28/02 a 05/05.

Horários de visitação: de terça-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h.

Acesso para pessoas com deficiência

Classificação Indicativa: Livre

Entrada Franca

Realização GP Produção Cultural

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal


Informações: Rodrigo Browne

 


24 visualizações

Comments


bottom of page