Rochas históricas e arte na paisagem: Vila Velha no feriado, destino turístico bonito até com chuva
- Toca Cultural
- há 6 horas
- 2 min de leitura
Formações naturais em Ponta Grossa, Paraná, dividem espaço com exposição do MON e atividades ao ar livre, com beleza exótica até em dias chuvosos.

No interior do Paraná, o tempo parece operar em duas escalas distintas. De um lado, formações rochosas esculpidas há milhões de anos; de outro, intervenções artísticas contemporâneas que convidam a novas leituras da paisagem. É nesse encontro que o Parque Estadual de Vila Velha se apresenta como um dos destinos legais para levar a família no feriado de 1º de maio, mesmo se as condições climáticas não estiverem favoráveis. O local reúne natureza, cultura e atividades ao ar livre em um mesmo percurso.
A experiência de visitação é estruturada por diferentes atrativos naturais, como a Trilha Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. Ao mesmo tempo, o espaço incorpora opções gastronômicas e atividades de aventura, como tirolesa, arvorismo e cicloturismo, ampliando as possibilidades ao longo do dia.
Essa integração se estende também ao campo cultural. O parque recebe o projeto “MON sem Paredes, Arte ao Ar Livre”, iniciativa do Museu Oscar Niemeyer, que transforma o ambiente em uma galeria a céu aberto.

A curadoria do projeto é de Marc Pottier e o conceito de Fernando Canalli. Os artistas participantes são: Gustavo Utrabo, Tom Lisboa, Kulykirida Menihaku, Sonia Dias Souza, Denise Milan e Alexandre Vogler. Os artistas foram convidados a criar um diálogo com esse universo do Parque. A exposição está prevista para ficar no parque Vila Velha até 31 de dezembro de 2027;.
Para quem pretende incluir o destino no roteiro do feriado, o funcionamento segue das 9h às 17h, com bilheterias abertas até as 15h. A recomendação é iniciar a visita no período da manhã, o que permite percorrer os atrativos com mais tranquilidade.
Serviço:
Parque Estadual de Vila Velha
Rodovia BR-376, Km 515, Jardim Vila Velha, Ponta Grossa (PR)
Funcionamento: domingo, segunda, quarta, quinta, sexta e sábado, das 9h às 17h; fechado às terças-feiras
Mais informações: parquevilavelha.com.br
Exposição de esculturas “MON sem Paredes, Arte ao Ar Livre” ficará no Parque até dezembro de 2027. Saiba mais no site do MUSEU.
Galeria de imagens
Crédito: Toca Cultural




























Comentários