Buscar

Sabe onde fica esse coreto?

Projeto oferece gratuitamente a exibição remota de um videoarte e 6 minidocumentários sobre coretos do Paraná.

Trecho do videoarte "Câmera", de Adriano Luiz

A partir do dia 28 de setembro de 2021, o projeto de coreto em coreto oferece gratuitamente ao público 6 lives de lançamento do videoarte de coreto em coreto. Em cada live, além da exibição do videoarte, será apresentado 1 minidocumentário sobre os coretos de cada cidade contemplada pelo projeto e sobre os encontros com as comunidades.


Durante a live, haverá também um bate papo com convidados locais e a equipe de criação dos materiais audiovisuais. As sessões serão realizadas pelo Youtube do projeto: Canal de coreto em coreto. O projeto parte do desejo de habitar 6 coretos do interior do Paraná e busca, a partir de escutar suas histórias, ressignificar esses espaços gerando relações e laços de convívio por meio de atos poéticos.


De coreto em coreto acontece a partir das experiências vividas em Campina Grande do Sul (Coreto da Praça Bento Munhoz da Rocha Neto), Astorga (Coreto da Praça Ermelindo Lopes Barroso), Porecatu (Coreto da Praça Padre Calógero Gaziano), Ribeirão Claro (Coreto da Praça Rui Barbosa), Antonina (Coreto da Praça Coronel Macedo) e Morretes (Coreto Sinibaldo Trombini no Largo Lamenha Lins). Cada cidade terá uma exibição exclusiva do videoarte e do minidocumentário criado sobre ela. Além do videoarte e dos minidocumentários, o projeto ofereceu 36 oficinas gratuitas para a comunidade das cidades contempladas pelo projeto. O projeto é multidisciplinar e assim se revela em ações de arte - dança, música, desenho e poesia - criadas pelas(os) artistas: Diviane Helena, Erika Mityko, João Paulo de Carvalho, Lívea Castro, Machison Abreu e Sandra Kuniwake.

Trecho do videoarte "Câmera", de Adriano Luiz.jpg

Este grupo trabalha ininterruptamente desde 2020, ancorado em investigações artísticas em torno de 6 coretos do interior do Paraná. As artistas e os artistas imergiram na investigação da construção de linguagem artística por meio de experiências com arquiteturas, texturas e espaços (concretos e imaginários) dos coretos. Para a criação do videoarte e dos minidocumentários, Diviane Helena, idealizadora e diretora artística do projeto, e Pablo Contreras, diretor audiovisual, visitaram as 6 cidades escolhidas pelo projeto com o objetivo de habitar artisticamente os coretos e de se relacionar com a comunidade local. O encontro com as/os moradores e com a arquitetura das cidades gerou 6 diferentes documentários inéditos de curta duração e alimentou processualmente as/os artistas para a criação e gravação do videoarte, captado no Campo das Artes, em Balsa Nova/PR.

Trecho do videoarte "Câmera", de Adriano Luiz

O videoarte - de modo remoto - convida toda a comunidade das cidades sedes dos coretos e de outras localidades do Brasil a experienciar uma obra poética e sensível que trata de práticas artísticas relacionadas aos coretos, e desenvolvidas pelo coletivo de artistas do projeto. De coreto em coreto é um convite a ocupar os espaços públicos e os coretos criativamente, de modo convivial e com arte, principalmente num momento pós-pandemia. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná e tem o apoio da Copel. EQUIPE DE CRIAÇÃO Coordenação geral e Direção artística: Diviane Helena Performers: Diviane Helena, Erika Mityko, João Paulo de Carvalho, Lívea Castro, Machison Abreu e Sandra Kuniwake Criador e intérprete em música: Machison Abreu Diretor audiovisual: Pablo Contreras Cenógrafa: Sandra Kuniwake Designer: João Paulo de Carvalho Iluminadora: Erika Mityko Figurinista: Ed Medeiros Preparação corporal: Sandra Meyer Assessoria de imprensa e mídias sociais: Fernando de Proença Direção de produção: Cindy Napoli - Rumo de Cultura Realização: Sensóriografia – Diviane Helena

SERVIÇO

LIVE DE LANÇAMENTO – videoarte de coreto em coreto + minidocumentário 28/09 - Campina Grande do Sul 29/09 – Antonina 30/09 - Morretes 05/10 - Ribeirão Claro 06/10 - Porecatu 07/10 – Astorga Sempre às 19h30 Entrada gratuita Transmissão ao vivo pelo canal de coreto em coreto no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCS4lYHi0Jbvx3ImXfGKSGVA ACOMPANHE O PROJETO linktr.ee/decoretoemcoreto Instagram: @decoretoemcoreto Facebook: www.facebook.com/decoretoemcoreto

Informações: Fernando de Proença

7 visualizações