Saragaço: festa tradicional envolve a comunidade e celebra a pesca artesanal da tainha em Bombinhas
top of page
Buscar

Saragaço: festa tradicional envolve a comunidade e celebra a pesca artesanal da tainha em Bombinhas

Gincana, apresentações culturais e gastronomia típica prometem agitar a sexta edição do evento.

Saragaço é festa tradicional em praia de Santa Catarina | (Divulgação)

Essa é uma ótima dica para quem estiver de férias no próximo mês ou para quem desce com frequência para as praias catarinenses... Em julho, Bombinhas será palco da maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha. A sexta edição do Saragaço, tradicional evento de confraternização entre os pescadores da pesca artesanal, acontece de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas, com entrada gratuita. A festa reúne gincana entre os ranchos de pesca, apresentações culturais, gastronomia típica e noite de arraiá.


O Saragaço é um evento que integra e envolve pescadores, comunidade tradicional e visitantes, buscando o fortalecimento da pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural de Bombinhas e do estado de Santa Catarina. A ideia é incentivar, conscientizar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade nessa tradição milenar.


Para esta edição, 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú estão confirmados. Algumas tarefas já foram divulgadas e começaram a ser realizadas pelos pescadores. Além das provas tradicionais, como a prova da tarrafa, arremesso de boia e arrecadação de lacres para serem revertidos em cadeiras de rodas, a novidade deste ano é a prova ‘Mar à Tona’, uma corrida de canoas de um pau só que promete agitar ainda mais o evento.


Gincana e uma série de atividades estão na programação | (Divulgação)

‘Este ano temos dois motivos que tornam a edição do projeto ainda mais especial: primeiro, porque estamos retornando o encontro presencial depois de dois anos de pandemia e, segundo, esta é a primeira edição da nossa maratona com canoas de um pau só. E é assim, sempre evidenciando elementos da nossa cultura e envolvendo a comunidade tradicional, que tornamos o Saragaço um projeto importante para salvaguardar uma parte da nossa história’, explica Adauto Saturnino Januário, coordenador geral.

Em cinco anos de realização, o Saragaço já reuniu mais de 40 canoas artesanais, 450 camaradas participantes, 62 provas, mais de mil pessoas envolvidas nas tarefas das gincanas e a participação de cinco associações culturais. Também são promovidas ações em escolas públicas municipais, com atividades recreativas sobre a pesca artesanal.


O evento é realizado pela Associação Saragaço e tem patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também conta com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.



Serviço

VI Saragaço 2022

Quando: de 15 a 17 de julho (de sexta a domingo)

Onde: Praia de Bombinhas – Centro (canto direito, com acesso pela Rua Piquira)

Entrada: gratuita

Realização: Associação Saragaço

Patrocínio diamante: Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e Cooperativa Sicredi.

Mais informações: (47) 99243-2797 ou contato.louisesp@gmail.com

63 visualizações
bottom of page