Súbita Companhia de Teatro apresenta "O Arquipélago", neste sábado e domingo
top of page
Buscar

Súbita Companhia de Teatro apresenta "O Arquipélago", neste sábado e domingo

"Mostra Pôr do Sol" encerra neste fim de semana, no Campo das Artes.

O Arquipélago | Foto: Elenize Dezgeniski

A sexta e última semana da Mostra Pôr do Sol traz ao palco nesse fim de semana “O Arquipélago”, da Súbita Companhia de Teatro, trabalho solo do ator Pablito Kucarz, com direção de Maíra Lour. As apresentações serão dias 15 e 16 de abril (sexta e sábado), às 20h.


O solo indicado em duas categorias para o Prêmio Troféu Gralha Azul 2019: ator e direção, tem tom suave e uma narrativa com ares de fábula pessoal ao lançar mãos de metáforas poderosas: a família que é um arquipélago, juntos porém separados pela água salgada; o garoto mariposa, agredido por ser diferente dos outros garotos; a pedra lançada como um projétil que ao invés de ferir prefere dançar. O espetáculo trata de temas como: preconceito, bullying, machismo e violência.

Outro trabalho da companhia apresentado na Mostra foi o solo da atriz Janaína Matter, “Mulher, como se chama?”, também com direção de Maíra Lour.

“Estes trabalhos que estamos trazendo para a Mostra estrearam em 2019 e fazem parte do repertório da companhia. Participaram de circulações e festivais pelo país, porém tiveram suas trajetórias interrompidas por conta da pandemia. Hoje, as temáticas abordadas nos trabalhos, se potencializam a partir do que o trauma coletivo recente nos revelou sobre nós e o modo que nossa sociedade se construiu ao longo de tanto tempo”, conta a diretora.

A Súbita completa este ano 15 anos de trajetória, nasceu do encontro de artistas que desejam fazer arte de um ponto de vista coletivo, autoral e contemporâneo. Dedica-se a investigar o teatro explorando as potências do corpo, a criação de novas dramaturgias, as possibilidades de transposição da literatura para a cena e modos de criação colaborativa.

“A arte é um movimento político. Uma mostra que congrega grupos em um coletivo maior é um movimento que reafirma a importância da arte e das ações culturais na experiência coletiva em sociedade. Curitiba e o estado do Paraná ganham com o Campo das Artes um novo espaço que, em sua ousadia de descentralização do movimento artístico da capital, promove o encontro entre arte, arquitetura, natureza e comunidade”, destaca Maíra.

A Mostra Pôr do Sol foi idealizada e produzida pelo Campo das Arte, projeto de vida do ator paranaense Luís Melo, conta com coprodução do ator e diretor Marcio Juliano e Cia Ilimitada, de Curitiba.

Ainda na programação:

MOSTRA PÔR DO SOL VIRTUAL

Horário: 20h

Datas:

19 de abril

Manaós – Trupe Ave Lola (Duração: 80min)

20 de abril

Noël.doc – Marcio Juliano e Cia ilimitada (Duração: 53min)

21 de abril

Aqui - Súbita Companhia de Teatro (Duração: 60min)

Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.



Serviço

O Arquipélago (Súbita Companhia de Teatro)

Data: 15 e 16 de abril

Horário: 20h

Local: Campo das Artes (Estrada da Lage, 370 – São Luiz do Purunã/Balsa Nova-PR)

Contato exclusivo por whatsapp: 41 99995 8383

Ingressos gratuitos mediante reserva pelo site: https://www.campodasartes.com.br/

Capacidade: 100 pessoas por apresentação

Duração: 40 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

FICHA TÉCNICA

Direção: Maíra Lour; Dramaturgia e Atuação: Pablito Kucarz; Trilha original e operação de som: Alvaro Antonio; Iluminação: Beto Bruel; Cenário: Guenia Lemos; Figurino: Val Salles; Operação de luz: Lucri Reggiani; Interlocução artística: Ligia Souza Oliveira; Orientação dramatúrgica: Camila Bauer; Treinamento de voz: Babaya; Assessoria em canto: Paola Pagnosi; Colaboração em movimento: Ane Adade; Direção de Produção: Gilmar Kaminski; Realização: Súbita Companhia de Teatro; Produção: Flutua Produções

SAIBA MAIS:

Facebook: @campodasartesbrasil

Informações: Glaucia Domingos

8 visualizações
bottom of page